31 de janeiro de 2008

Animais à solta!!

Em primeiro lugar, referência ao excelente post que o O Opinativo tem acerca dos Tigres de Bengala deixados à solta na Azambuja.
...
Ontem vi as imagens na TV e confesso que foram momentos constrangedores. Por um lado temos a constatação do nível a que chegou o circo em Portugal. Tigres de bengala? A seguir temos o quê? Elefantes de andarilho? Araras de canadianas? (eu sei, é uma piada fácil e parva, mas alguém tem de a fazer, sacrificando-se e evitando que outros a possam fazer no futuro...).
...
Por outro lado deu para constatar outro fenómeno, muito típico em Portugal: os mirones. É incrível como é que os portugueses adoram tudo o que possa cheirar a morte, mesmo que seja a sua própria... Estar ali à beira de uma estrada a olhar calmamente para um predador à solta como se fosse um gatinho persa é absolutamente anedótico. Aliás, foi absolutamente genial terem libertado os animais mesmo junto à estrada, permitindo assim aos mirones assistirem ao mesmo tempo a desastres rodoviários e a humanos a serem retalhados pelas garras dos felinos. É o sonho de qualquer mirone, um 2 em 1 (é como ir ao cinema e ver o Crash e o Gladiator ao mesmo tempo).
...
O mirone português seria capaz ficar a assistir ao tsunami até levar com a onda nas trombas... Podemos não ser o povo mais estúpido à face da Terra, mas temos de reconhecer que estamos a tentar!!!
...

30 de janeiro de 2008

O Carnaval

Quem me conhece ou costume ler este blog (sim, estou a falar de si!) já deve ter percebido 3 coisas acerca da minha pessoa: que sou uma besta, que sou um palhaço e que não aprecio por aí além as chamadas festas pagãs.
...
O Carnaval não foge à regra. Quando era miúdo costumava mascarar-me, invariavelmente de cowboy (ou será caubói?), o que era um traje relativamente fácil de fazer: umas calças de ganga, camisa de flanela, um colete, um coldre, um chapéu e um bigode feito com lápis de maquilhagem. E aí está! Um John Wayne em mini-formato (tivesse eu visto o Brokeback Mountain em pequeno e tinha-me logo deixado daquelas mariquices).
...
Os disfarces em adultos já não me parecem muito interessantes. Para quê? "Eh pá, uma vez no ano vestes-te de forma parva e fazes coisas parvas", argumentam alguns. Mas porque raio quererei eu trajar-me de sportinguista, nem que seja uma vez no ano?
...
Para não falar daqueles que insistem todos os anos em vestir-se de mulher... Com tantos disfarces possíveis (Zorro, Super-Homem, Joe Berardo, Homem-Aranha, etc), por que é que será que escolhem sempre ser mulheres por um dia? (ou será que aquilo é o traje que usam habitualmente em casa? Fica a dúvida...)
...
Mas espera lá!! Esta foto que aqui está é do Carnaval? Então espera!!! Eu afinal gosto do Carnaval!! Eh pá, eu gosto mesmo muito do Carnaval! Não, eu adoro o Carnaval!! Olha eu a sambar!!! "você abusou... tirou partido de mim... abusou!!"
...
PS: por acaso até gostava de um dia poder ir ao Carnaval da Baía..

Anda a correr por aí...

Estou há 36h em Portugal e não se ouve falar noutra coisa!!!
...
Mudanças no Governo? Qual quê!!
...
Makukula no SL Benfica? Ora essa!!!
...
O que ninguém pára de comentar é que a Luciana Abreu (aka Floribela) vai surgir na FHM com a mesma roupa com que Deus a mandou ao Mundo!!!! (e mais alguns mililitros de silicone...)
...
Ah que grande maluca!!!
...

29 de janeiro de 2008

Deus não dorme...

Falar de Deus é sempre complicado para mim, não só porque a minha fé e crença religiosas não são propriamente elevadas (nem reduzidas convenhamos, são praticamente nulas), mas também porque tudo o que seja abordar este tema é sempre pisar em terrenos perigosos, quase profanos para algumas pessoas.
...
Nas vezes que tento falar com Deus – e só porque Jesus está sempre ocupado a falar com a Alexandra Solnado -, as conversas vão sempre dar ao mesmo, com Deus a perguntar-me “Então e gajas??!!”. “Podias facilitar-me um bocado a vida, pá” digo-Lhe eu. “Isto anda complicado, não tenho tido tempo, pá!”, responde-me Ele. “Isso vejo eu, já nem dás conta das grandes tragédias, parece que andas com a cabeça no ar. Deve andar aí rabo de saias...”. “Ó Miguel, não venhas também tu com tretas moralistas! Já me basta o César das Neves!”. “Então e para o Glorioso não consegues nada?”. Resposta pronta: “Já te disse que para milagres tens de falar antes com a Nossa Senhora...
...
Muita gente não tolera sequer que se brinque com Deus – “com Deus não se brinca” é uma frase muito recorrente. O que me leva a pensar quão difícil terá sido a sua infância, sempre relegado para a margem da vivência em sociedade (não a sua querido leitor, mas a Sua infância, se bem que a sua, amado leitor, também deva ter sido problemática, para insistir em continuar a ler este blog!). Nem sequer ter o vexame de ser a última escolha na formação de equipas desportivas ou para trabalhos de grupo na escola. Nada!! Posto completamente fora das brincadeiras e do convívio. O que talvez explique o facto de ele (Ele?) ainda hoje se manter afastado de tudo e de todos, fazendo o seu trabalho aqui e ali com um suave toque de traquinice e vingança (um tufão aqui, umas cheias ali, um Claúdio Ramos acolá...).
...
Outra frase muito ouvida é “Deus não dorme”. E sejamos práticos, sérios e, principalmente, honestos. Eu quando não durmo fico irritante (mais ainda...), mal disposto e pouco produtivo nas tarefas que tenha de realizar. E este talvez seja o grande problema do mundo. Porque é que Deus não consegue resolver os grandes problemas da Humanidade? A guerra, a pobreza, o Sporting (passe a repetição), a violência, as Chiquititas, a fome, os cataclismos da Natureza? Simplesmente porque Deus não dorme!! Realismo por favor! É impossível haver produtividade nestas circunstâncias! É impossível fazer-se um trabalho minimamente capaz!
...
Assim, vamos então todos fazer um esforço para deixar Deus dormir um bocadinho (não sei como... discutam isso no Prós e Contras ou nas Tardes da Júlia)... Deixá-lo descansar, sei lá, 2 ou 3 horas por dia (mais também não, se o Marcelo Rebelo Sousa aguenta dormindo só 4, Deus também não se pode armar em fraquinho).
...
Com a cabeça fresca todos os dias, e com uma grande dose de paciência, talvez até se arranje solução para o esquema táctico do Benfica (eu sei que deve ser mais fácil resolver o conflito israelo-palestiniano, mas como diz o dito popular: “enquanto há esperança... há adeptos leoninos” Tiuí???!!! Celsinho??!!).
...
PS: obviamente estava a brincar quando disse que Deus me perguntava “Então e gajas?”… Costuma é utilizar a expressão “Então e como é que vamos de babes?

Back to home

Não, não foram as tropas norte-americanas que regressaram do Iraque... eu é que estou de volta a Portugal... peço já desculpa a quem não aprecie a notícia... lol

28 de janeiro de 2008

Dúvida existencialista

Se podemos abordar todos os assuntos (todos!) de uma forma séria, por que é que a sociedade cria limites a que também possamos abordá-los a todos de uma forma divertida e humorada?

Shoah

Ontem foi o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (Shoah).
...
É importante não esquecer até onde pode ir a crueldade e estupidez humanas... É imperioso não deixar que a História se dílua na memória daqueles que a viveram... Hoje, mais de 60 anos depois, grande parte daqueles que conseguiram sobreviver ao genocídio já faleceram... Existe um dever moral de todos nós para não fazer esquecer aquele tragédia... Para que a História não se repita...

...

26 de janeiro de 2008

Triple X

Hora de regresso a Maputo... Saída às 09h do Songo para uma viagem de carro de 2 horas até Tete... Chegada ao aeroporto e notícia de que o voo, que era às 14h, talvez saísse às 17h (os aviões estão todos requisitados para o resgate das vítimas de cheias, restando um - sim, um único - avião fretado a uma companhia charter sul-africana para fazer todas as viagens internas).
...
Feito o check-in aqui está o meu lugar no aparelho aeronáutico:

Eh lá!!! tu queres ver que há outra classe nos aviões? Económica, Executiva, 1ª Classe e XXX. Já estava à espera do comunicado do comandante: "Ladies and gentlemans, is the blá, blá, blá... the weather blá blá blá... and now enjoy the show of miss Tatiana..." (ao som de Joe Cocker)...

Mas afinal era um voo normal só que sem lugares marcados... Normal não! porque com atraso e com o avião a dar a volta ao país num dia em escalas sucessivas, corria-se o risco de nem todos os passageiros terem lugar. Assim, num rasgo de inteligência e experiência acumuladas, deixei-me ficar para o fim na entrada no avião. Et voilá!!! Na mouche!! Já não há lugar!! Está bem, eu não me importo de ir para executiva, se não há mais lugares...

PS: entretanto atingi as 10.000 visitas com um visitante de Gondomar. Obrigado Valentim! E obrigado a todos que, visitando uma primeira vez o blog, ainda acreditam que faça sentido vir cá mais vezes...

24 de janeiro de 2008

Há jornais que são um crime perdê-los!!

Eu acho que vou criar um blog só dedicado a capas de jornais!! Já não bastam as hilariantes manchetes do 24h, temos O Crime também sempre em grande... Esta semana a capa, na realidade, até é um bocadinho fraquinha. Sem sangue na página inicial, confesso que o jornal (?) perde bastante (esta semana houve claramente um erro editorial).
...
Mas o que realmente me chamou a atenção foi, naquele cantinho superior direito, a novidade de que (também!!!) este pasquim já oferece coisas. O quê?!! Os outros jornais oferecem DVD's e livros e contas para fazer colares e dominós com a cara do Chalana e nós não temos nada??!! Como é que é??!! Esta semana vamos oferecer algo útil: a revista "Mundo das Orações", o que até não está mal pensado. É que depois de lermos este monte de folhas ordernadas numericamente com notícias de assassinatos, violações e roubos, realmente o que vamos precisar é de uma boa oração que nos purifique a alma!!!
PS: se todos os jornais seguirem esta tendência, o 24h vai ter que oferecer aos seus leitores um balde e uma esfregona, tal a imundíce de coisas que lá são escritas.

23 de janeiro de 2008

Esquemas

Consegui finalmente ter acesso ao esquema táctico do SL Benfica...
...

Capa e Espada

As capas do 24H são para mim um escape... como se tivesse entrado num mundo de fantasia, onde o surrealismo impera como uma ciência dominante, onde não existem regras e onde o politicamente correcto é uma piada de bastidores.
...
1 - Não vou falar do rapto da Mari Luz porque já estou cansado de raptos (e este parece que mete um circo)... Como as coisas estão, qualquer dia são os Portugueses a implorarem para serem raptados para um País decente. Não, vou falar da grávida Cristina Ferreira, co-apresentadora de um programa TVI com o Goucha (logo aí sinto uma compaixão imensão pela criatura) que, segundo o matutino, “afinal vai ter um menino”. E eu confesso uma profunda desilusão. Aquele “afinal” nota-se que pedia mais qualquer coisa, uma coisa bombástica, estilo “Cristina afinal vai ter coelhos gémeos” ou “Cristina afinal vai ter um alien em forma de cabaça”. Isso sim, seria um título à maneira! Agora, um menino??!
...
2 – PJ vigia dezenas de mesquitas em Portugal (dezenas?? duvido que haja assim tantas em Portugal... só se Vinhais e Moncarapacho também já têm...). Não seria mais fácil colocarem a ASAE a entrar por ali dentro? Com que argumentos? Tipos descalços (atentado à saúde pública), tipos de rabo para o ar (atentado ao pudor e à saúde pública) e tipos de saias (atentado a.... huuummm... atentado à comunidade transformista).
...
3 – Na Praia da Luz ninguém viu aquela figura de BD inventada pelos McCann... alguns disseram que já viram um porco andar de bicicleta... outros que já viram o Djaló marcar golos pelo Sporting... é difícil conseguir fazer um trabalho sério quando as pessoas estão viradas para o gozo...


22 de janeiro de 2008

Afinal o raptor é este!!!

Desta vez é que vão encontrar o raptor da pequena Maddie!! Demoraram para aí 6 meses a conseguir desenhar o retrato robot do suspeito (os familiares porque a PJ sabe bem quem foram os "raptores").
Se por acaso se encontrarem com este senhor (e não deve ser difícil, já que metade dos taxistas em Lisboa são iguazinhos a ele) já sabem o que fazer: em primeiro lugar, levem-no a uma barbearia (aquele bigode já não é moda há mais de 20 anos) e depois denunciem-no à polícia. Se por acaso encontrarem taxistas parecidos, denunciem-nos também... eles podem não ser os raptores mas pelo menos apanham um 'cagaço'...


PS: quem fez desenho baseou-se claramente nos Beatles dos anos 70 (Ringo Star? George Harrison? ou terá sido nos irmãos Cavaco de Osso da Baleia?)

21 de janeiro de 2008

Jogos I

Porque as 2ªs feiras são sempre dias mais difíceis, deixo-vos aqui um pequeno jogo apropriado para este dia da semana (mas não digam aos outros qual é a solução, caso contrário não tem piada).

PS: este é o tipo de testes que fazem nas admissões às juventudes partidárias e nos concursos de misses...

19 de janeiro de 2008

A Reflexão

Os blogs que tenho visitado este mês estão, na maior parte dos casos, dados a grandes questões existencialistas. Eu percebo esta pré-depressão: fim das festas (fim do dinheiro de Dezembro, incluindo subsídio de natal), os aumentos de todos os produtos (sempre bastante acima da inflação, mas depois a inflação não sobe... estranho), o Inverno de Janeiro, as carreiras do SL Benfica e do Sporting na Liga, as manobras do Governo e ausência de Oposição. Ou seja, pelo menos 8 milhões de portugueses estarão à beira de um esgotamento (os outros 2 milhões ou são reformados ou já estão de baixa por esgotamento).
...
Eu sei que o início de ano é sempre dado a grandes balanços e a famosas resoluções para o novo ano (vou fazer isto, vou fazer aquilo, blá blá blá). Não condeno, mas pessoalmente não sou grande adepto deste tipo de ensejos pessoais. O que não quer dizer que não ache que as pessoas devam reflectir. Há realmente momentos na vida em que as pessoas consideram que se torna imperioso parar para reflectirem, pensarem nas suas vidas e no caminho que lhes querem dar.
...
Geralmente fazem-no quando isso implica grandes decisões. O casamento é muito apelativo a esse tipo de sentimentos. A escolha entre Sonasol tradicional ou limão também é sempre bastante complicada. A decisão de ter filhos também implica um grande discernimento (ou não, se nos deixarmos entusiasmar com o momento e tivermos 16 anos de idade). As mudanças profissionais também dizem que tiram noites de sono (a mim, as únicas coisas que me tiram o sono são o café e o esquema táctico do Benfica ou, como eu lhe chamo, “o que é aquilo?!!!”).
...
Muitos seres humanos, e também futebolistas e modelos, são gozados por dizerem habitualmente que deram uma “volta de 360º” às suas vidas (eu também já fiz um 360 mas foi no jogo de skate do Tony Hawks, no meu saudoso Spectrum 48k – 250 pontos de bónus! vai buscar!!). Porque 360º é voltar ao mesmo sítio, dizem entre risinhos histéricos e pedantes. Mas esses críticos chico-espertos, invejosos por não terem a habilidade técnica de um Petit ou os conhecimentos matemáticos de uma Matadinho, são os mesmos que acabam por dizer que precisavam de “dar uma volta às suas vidas”. E meus amigos!!!! Eu nunca fui um arauto da geometria, mas está-me cá a parecer que “dar uma volta” serão exactamente... hummm, deixa cá ver... 360º?!?!?!... E o burro sou eu??!!
...
Também eu acho que há momentos muito importantes para reflectir. Habitualmente defino um período temporal da vida em que esse sentido reflectivo deve estar o melhor apurado possível: desde o dia em que nascemos até ao dia em que vamos morrer. O resto do tempo que nos sobra deveria ser para podermos reflectir ainda mais um bocadinho.
...
Tudo isto só para dizer que hoje, aproveitando este isolamento, resolvi parar para reflectir um pouco sobre a minha vida e o caminho que está tomar. Foram exactamente 1m19s da mais pura e genuína reflexão (quase meditação transcendental ao melhor estilo do Dalai Lama). Só parei para ir tomar uma Aspirina, já que não aguentava mais as dores de cabeça. A reflexão até pode ser uma coisa muito bonita, mas só para quem não tem mais nada na cabeça com que se preocupar.
...
Obrigado e bom dia!
...
PS: Estavam à espera de grandes reflexões sobre a vida, não? Pois... mas isto não é o blog do Pulido Valente, do Pacheco Pereira ou do Pedro Strecht....
PS2: a verdade é que eu inventei este texto todo só para poder utilizar aquela frase do Filipão...
PS3: quem também reflectia bastante era o Exterminador Implacável e o Robocop e vejam no que aquilo deu...
Xbox: como já repararam, estes post-scriptum são só para encher chouriços...
...

18 de janeiro de 2008

Neyma

Das vezes que estive em Angola, já apresentei aqui misses, músicos e curiosidades do país. Moçambique não poderia, como é lógico, ficar para trás. Assim, deixo-vos aqui uma artista made in Moçambique - a Neyma, uma dama muito talentosa (e gira!! ai aquele cabelo ondulado...) - com uma das suas produções musicais.
...
Lembro-me que quando a vi pela primeira vez achei que a sua música tinha uma sonoridade fantástica... e isto com o som da TV no mute... (e já fiz menção daquele cabelo ondulado? Já? ah, ok...)
...

16 de janeiro de 2008

Ainda dizem que não temos bons atletas nas disciplinas técnicas...

Naide Gomes... Nélson Évora... Telma Monteiro... Armando Vara... todos especialistas em disciplinas desportivas altamente técnicas...



Embora, varistas por varistas, eu ainda prefira deste tipo:

14 de janeiro de 2008

Agora vai ser pé a fundo (como o Bruno Alves costuma fazer aos adversários...)

Parece que o Porto vai começar a participar numas corridas de automobilismo (será que vai passar a haver árbitros e fiscais de linha nesta modalidade desportiva?)... E um dos pilotos até pode ser o Tiago Monteiro, antigo piloto de Fórmula 1 que até ficou uma vez em 3º lugar numa prova em que participaram 4 carros, uma carroça, uma tartaruga e um senhor de canadianas...


PS: só eu sei o que me dói colocar imagens do Porto neste blog...

13 de janeiro de 2008

E ninguém põe mão nisto??!!

Isto perdeu completamente o controlo!!
...
Já não bastava o casalinho Nicolas Sarkozy e Carla Bruni, existe agora o rumor de mais um casal super-político/super-modelo na forja... o sensual presidente ad eternum venezuelano Hugo Chávez e a gazela afro-britânica Naomi Campbell... só o rumor deste possível enlace já me deixa estupefacto (tanto mais que é capa de 1ª página do centenário DN e não de um pasquim qualquer da nossa praça).
...
Nós todos sabemos que as modelos não devem muito à utilização correcta da cabeça (excepto quando usam chapéus), mas chegarem a este ponto é a criação de um mundo completamente novo para mim!!
...
A minha admiração, e mesmo indignação, só parará no dia em que eu vir Cavaco Silva sair de Belém abraçado a Karen Mulder ou Stephanie Seymour... ou Sócrates a sair da Ajuda de mão dada a Mark Vanderloo... ooopss, eu queria era dizer Elle Macpherson (atenção, foi apenas um lapsus linguae, Sr. 1º Ministro, Mark e Elle são nomes bastante parecidos... é escusado o processo em tribunal ou a visita da PIDE, quer dizer da PSP, eu queria dizer da PSP...)
...

11 de janeiro de 2008

Para onde vai a Leopoldina?


Para onde é que vai a Leopoldina depois do período das das Festas? Esta é uma questão que me perturba o espírito há algum tempo. O que raio farão os tipos do Continente ao pobre do animal? No Verão há sempre grande alarido acerca dos animais que são abandonados porque as famílias não têm possibilidades de levá-los para os T0 de Quarteira e Torremolinos. Mas sobre a Leopoldina no pós-Natal, nem uma única palavra!!! Uma que seja!!
...
Será que vai para uma família de acolhimento? Ou é devolvida ao pai biológico? Será que regressa ao centro de reinserção, onde será repetidamente violada até perder o bico? Será que está sequestrada na floresta colombiana à espera do resgate do Hugo Chavez?
...
Isto sim são questões fracturantes na nossa sociedade!!! Quero lá saber dos fumadores e não fumadores, do referendo ao tratado e da localização do novo aeroporto!!! Eu exijo saber para onde mandaram a Leopoldina!!!
...
Amigo(a), se também tu te preocupas com questões sérias e queres desesperada e estupidamente saber o paradeiro desta amável mascote assina também tu esta petição on-line "Petition: Where The Fuck is Leopoldina?" (basta clicar no link e deixar o teu registo). Juntos libertaremos a Leopoldina!!!!
...
PS: Aquilo é uma avestruz??
...

9 de janeiro de 2008

Songo


1h30 de avião até Tete, mais 150 kms até ao Songo e eis-me naquele lugar por mim apelidado há 2 anos, aquando da minha 1ª vinda, de “o último enclave colonial português”. Aqui respirei os ares coloniais que nunca cheguei a viver fruto do 25 Abril. Não vou discorrer sobre se eram bons ou maus tempos, o curso da História tratará de esclarecer isso.
...
No aeoporto de Tete, enquanto me encaminho para o tapete rolante de 5 metros onde vou recolher a bagagem, sou brindado com cartazes “Cahora Bassa já é nossa!”. Façam-lhe bom proveito, espero eu, já que é uma obra grandiosa que deve encher de orgulho todos os Portugueses e Moçambicanos.
...
O caminho para o Songo é um serpentear da estrada pelos campos verdejantes (fruto da época das chuvas) até às montanhas, avistando aqui e ali um aglomerado de palhotas e alguns autóctones a apascentar o gado (isto agora quase parecia poesia pura, mas daquela que vem nos pacotinhos de açucar ou nas tampas de iogurte... serpentear? autóctones? F***-se!! Que paneleirices!!).
...
As pessoas estão sempre a dizer de uma série de coisas que “isso fica no fim do mundo!” ou no “isso fica no cu de judas” (também um título de uma obra de Lobo Antunes). Posso assegurar que é mentira!!! Eu estou cá e não há absolutamente nada vísivel do que essas pessoas dizem!!!!
...
Songo é um lugar que, não existindo a barragem, nunca existiria. Mesmo agora é difícil dizer que existe, se fizermos uma abordagem puramente ocidental do conceito de existência. Aliás, não deveria chamar-se Songo, mas sim Cahora Bassa, já que todos dependem da barragem. Um supermercado, uma dependência bancária, uma bomba de gasolina, um restaurante, tudo é uno nesta terra (e não estou a referir-me ao jogo de cartas).
...
As pessoas da empresa dividem-se por casas térreas, vivendas pré-fabricadas construídas do tempo colonial. Fiquei alojado no chamado Centro/Clube Social, onde fica geralmente o pessoal expatriado solteiro. Pequenas casas também pré-fabricadas, ao estilo de bungalows, com quarto, casa de banho, cozinha e sala, apoiadas por um restaurante e uma (dizem) piscina que não me merece muita confiança (é também no restaurante que se respira colonialismo, sobretudo pelo mobiliário, parecendo que sou um personagem daquela série da RTP – “Conta-me como foi” será o nome?).
...
TV e net é que fazem falta (a minha sede pelo acompanhamento noticioso é quase insaciável – e já agora o meu, o nosso, SL Benfica). Se a net é compensada no escritório, a TV tem de ser invariavelmente suprimida pelo filmes, séries e livros que trouxe. O Prison Break já foi até onde era possível – episódio 8 da 3ª série, agora é com vocês argumentistas, acabem lá com a greve! -, a seguir vou estrear o Dexter e ainda tenho a última série do Seinfeld guardada para os momentos mais difíceis (acabar de jantar às 20h e regressar ao silêncio da casa vai doer lá mais para a frente). O livro do Ricardo Araújo Pereira (“Boca do Inferno”, Edições Tinta da China), foi em dois dias, o qual aconselho vivamente a todos aqueles que gostam de ironia, comédia e estupidez na forma escrita (um pouco do que encontram aqui neste blog... mas em bom!)
...
Bolas! Isto já quase parece um diário de gaja!!! Sempre a queixar-se e lamuriar-se!!! Toma um Trifene que isso passa, ó palhaço!! lol
...
PS: para quem viu e gostou da "Cidade de Deus" aconselho agora o filme brasileiro "Tropa de Elite" acerca das favelas cariocas, na visão do BOPE (Batalhão de Operações Especiais), o filme mais visto de sempre do Brasil. Bastante bom.

8 de janeiro de 2008

Eu Show Nico!

Crime do Padre Amaro. Corrupção. Call Girl.
...
3 filmes que qualquer gajo quer ir ver (eu não vi nem um só, o que não faz de mim um verdadeiro gajo... sou um gajito... vamos lá um gajinho... ok, um verdadeiro rabeta...).
...
Como é que se convence a mulher, a namorada, a amiga imaginária (no meu caso), a ir assistir a qualquer uma destas películas da treta (gosto do termo película, filme já está um bocado gasto e assim até pareço um conhecedor da matéria), em que o único verdadeiro momento interessante é saber o exacto instante em que as miúdas se despem? (em DVD é muito mais fácil: Stop – Rewind – Very Slow Forward – Stop – Limpar Baba e Meter a Língua para Dentro – Rewind.... e assim sucessivamente até acabarem os Kleanex – um pequeno à parte: depois dos Killers e Klaxons, os Kleanex dariam um grande nome de banda rock, limpavam os prémios todos...)
...
Se para o Crime do Padre Amaro ainda tínhamos o argumento da inspiração queiroziana (apesar de não conseguirmos dizer mais um nome que seja de uma obra do Eça e do único Queirós que conhecemos seja o Carlos Queiroz – que nem é bem um Queirós – ou o Sr. Queirós da papelaria que tem sempre o Record e a Maxmen guardadinhos para nós), já os outros dois, com os seus temas tão encantadores como visitar Bagdad em dia de fogo de artifício, – futebol e prostituição –seria bem mais difícil.
...
É por isso que os realizadores e produtores criaram um estratagema que poucos ainda notaram, mas que não passou incólume aos meus olhos de falcão e inteligência de golfinho (os mais inteligentes até são contratados para estarem em parques aquáticos a saltarem por arcos e a baterem palmas com as barbatanas, o que é revelador da grande inteligência que têm, em vez de a utilizarem para saírem dali para fora, antes que os comecem a utilizar também para dar beijinhos em crianças!!!).
...
Um nome: Nicolau Breyner (aliás, são dois nomes). O homem participa em todos os filmes onde há míudas fixes (o agente do gajo é um espectáculo!!! será que também agencia consultores?) Por isso, só têm de dizer isto às vossas mulheres/namoradas/amigas coloridas/bonecas insufláveis/secretárias/amantes (riscar as opções que não interessam): “Eu sou fã do Nicolau Breyner vai para mais de 20 anos, desde o Vila Faia. E o que eu me divertia a vê-lo no Jogo de Cartas e no Preço Certo!!” e rematam com a frase assassina “É o meu actor preferido, juntamente com o Anthony Hopkins” (esta frase é só para pessoal já batido, que consegue dizer as coisas mais espatafúrdias sem se rir, estilo Sócrates, Santana Lopes ou Filipe Soares Franco).
...
Só mais um aviso/conselho: antes de irem leiam a sinopse... (é o resumo do filme, pá!!). Como vão estar apenas concentrados no momento em que a Margarida Vila-Nova ou a Soraia Chaves se despem, vão acabar por não apanhar nada do resto do filme, e lendo a sinopse ainda podem discutir o filme com as mulheres/namoradas/amigas coloridas/bonecas insufláveis/secretárias/amantes (riscar novamente as opções que não interessam, mas ficando pelo menos com uma!!!), durante a viagem de carro até casa onde vos esperam os resumos dos jogos da Liga na Sportv.

PS: cuidado é com o dia em que for o Nicolau a despir-se… mas são os riscos que corremos…

7 de janeiro de 2008

Mas o que é isto??!!!

Não tive oportunidade de ver o último jogo do SL Benfica, o que muito me entristeceu, já que para além de ser um jogo do meu Clube de coração, promoveu duas inusitadas e raras situações do futebol: um golo de Mantorras e dois jogadores da mesma equipa a travarem-se de razões (ou como diz o povo "a andar à bulha").
...
Ao ver agora as imagens sinto-me profundamente envergonhado (e não foi nada comigo...). O futebol deve ser o único local de trabalho onde todas as semanas colegas de profissão se agridem mutuamente. Alguém já viu isso por exemplo nos advogados, a pior profissão do mundo? Os criminosos matam-se uns aos outros ok, mas ser criminoso não é bem uma profissão, é mais ócio de pessoal que não tem nada para fazer.
...
Como benfiquista, e como amante do hóquei patinado, acho que eles os dois (Luisão e Katsouranis) iam bem era com um par de patins para a terra que os viu nascer... Não andaram Eusébios, Colunas, José Torres a dignificar e engrandecer o nome do Clube para virem agora 2 badamecos, ainda por cima estrangeiros (um pouco de xenofobia fica sempre bem para a comunidade do PNR que lê este blog), armarem-se em parvos...

6 de janeiro de 2008

"Cosas Que Contar" - Eduardo Cruz

Quem??!! Eduardo Cruz?? Quem??!!!
...
Imaginemos um artista que quer lançar a sua carreira musical, mas necessita de um empurrãozinho... Suponhemos que as suas duas irmãs são actrizes, uma delas até conhecida em Hollywood (Penelope Cruz + Monica Cuz) e querem ajudar o manito... vai daí fazem um videoclip em que aparecem as duas em poses bem sensuais, quase numa relação lesbiana... isso tem um nome: para alguns será pouca-vergonha, para mim é simplesmente um bonito gesto de solidariedade e fraternidade para com um dos seus...
...
Tomara que existissem mais irmãs assim!!!
...

5 de janeiro de 2008

O meu Dakar...

Já cheguei a Maputo e como se pode constatar até tenho net no quarto.
...

Desconfio sempre de hóteis com slogans do tipo "Five star confort at a three star price", mas este está muito bem (já o conhecia da outra vez que cá estive).

Este deve ter sido o voo em que passei melhor (apesar das 11 horas)... bendito comprimido para dormir (mãe, aquilo faz mesmo efeito!!!)... ah! e atravessei a Mauritânia, ao contrário daqueles choninhas do Dakar...

Amanhã voo novamente, desta vez para Tete e depois, já de carro, chegada ao Songo, a última estação.

Depois de 1 mês e meio em Angola e do período das festas, a minha vontade de regressar ao fim do mundo tão cedo não será assim muito grande... mas é o planeamento e a gestão de recursos humanos que se faz em Portugal...

O mundo da bola

Confesso!!! Tenho sempre um desejo impulsivo de ver as capas diárias do 24 horas... conseguem sempre surpreender-me... não sei se são as histórias que nem eu com 10g/l no sangue conseguiria inventar ou se são aquelas declarações exclusivas que conseguem de pessoas tão importantes como a vizinha da prima da cunhada do tio do senhor da mercearia onde vai a avó do genro do amigo da tropa do pai do Bruno Pidá... ou então gosto do estilo das letras... geralmente a bold e a preto e vermelho, cor do sangue, da luxúria, do "parece que houve merda".
...
A capa de hoje merece duas menções: como benfiquista estou com um sorriso nos lábios... desde que saiu do SL Benfica, Manuel Fernandes está um jogador cada vez pior... é o problema da juventude, julgam-se os sabichões, que já são os maiores e afinal são os maiores a fazerem merda (já é a 2ª vez que uso a palavra merda - oops!! 3ª - o que não é bom sinal... vou tentar substituir por caquinha...)
...
Depois temos o Cristiano Ronaldo, vulgo CrisNaldo. No mesmo título, para criar a confusão nos leitores (já não basta o distúrbio que qualquer pessoa que compra o 24h já possui) dizem que tem nova conquista mas que o Manchester só o deixa sair por 100 milhões € (Carolina, vais ter abrir os cordões à bolsa). Só uma pergunta (se calhar mais para as mulheres): com o estatuto que ele já tem, não seria altura de passar apostar mais em mulheres a sério, em vez de galdérias e agora pós-adolescentes/pré-adultas? Ou será que o cérebro dele só chega para apresentadoras do Clube Disney e capas 3 do Sun?

4 de janeiro de 2008

Lisboa - Dakar

Parece que já não há Dakar... este ano que poderia ser a edição mais emocionante com a primeira participação da equipa da Al-Qaeda... ia ser uma verdadeira explosão de emoções fortes... Como irão agora gastar o seu tempo livre este meninos ricos que gostam de brincar aos carros em África?
...
Mas parece que há já uma corrida alternativa, conforme foto abaixo recolhida via satélite numa parceria NASA/Centro de Dia de Ribeirão, indo o Carlos Sousa já em 4º lugar (para os menos conhecedores os pilotos são aqueles camelos que vão sentados em cima dos outros camelos).

Last Call Mr. Miguel Carvalho - Flight Nr 245 - Gate 4

A partir de amanhã e durante as próximas 3 semanas poderão encontrar-me aqui:

...

...
Espero conseguir manter este blog o mais actualizado possível...

2 de janeiro de 2008

2008!!!!

E aí está!!! Já passou mais um ano!!!
...
Este ano fui para Espanha (Sevilha + Córdoba), com o espírito Juvemedia (não, não é uma seita!!), o que me permitiu, pela primeira vez, festejar a passagem do ano duas vezes, a espanhola e uma hora depois a portuguesa (deveria ter festejado também a acoreana?). E também pela primeira vez, seguindo a tradição judaico-cristã, comi doze uvas ao som das badaladas do relógio (embora sinceramente não tenha conseguido acompanhar as badaladas, obrigando-me a meter várias uvas na boca ao mesmo tempo e esquecendo-me de pedir os desejos como deve ser... Vou ter um grande ano... lol)
...
Nunca faço Balanços dos anos que passam... deixo isso sempre para os verdadeiros profissionais da matéria: os contabilistas. Além disso, quando se fala de Balanços, para quem tem conhecimentos na área, implica sempre falar em Activos e Passivos, o que é uma coisa claramente gay!!
...
Mas acho que uma passagem de ano por ano é muito pouco... Quando é vamos também passar a festejar as passagem de mês?
...
Votos de um grande ano 2008 para todos vocês!!! (inclusive para sportinguistas, testemunhas de Jeová e membros da Nova Democracia...)
...
PS: fechou-se mais um inquérito e os resultados indicam que as pessoas acreditam que o Sporting será campeão mais ou menos na mesma altura em que o João Pedro Pais lançar um disco de jeito, mas apenas depois da decisão da localização do novo aeroporto e do Homem pisar Saturno... Elucidativo...