28 de junho de 2008

Férias

Como qualquer cidadão normal, mas sobretudo como qualquer cidadão que sofre de graves perturbações mentais, também eu mereço férias.
...
Assim nos próximos dias estarei ausente deste espaço, para gáudio de muito boa gente é certo, mas com a promessa (ameaça? desilusão?) de que voltarei... (isto é claro se o avião não cair, já que é a minha primeira viagem em low costs, e ainda não percebi muito bem onde é que eles reduzem os custos...)
...
Tentarei fazer este circuito (o início em Viena é sintomático da minha convicção de que este local seria o centro do mundo português neste fim de semana - assim resta-me olhar para as espanholas):
...

PS: uma vez que agora isto permite agendamento de posts, durante a próxima semana continuarão a aparecer por aqui coisa novas, mesmo estando ausente...(atenção que não são enlatados como fazem as televisões!!)

25 de junho de 2008

Exame Nacional de Matemática

Segundo os alunos (pasme-se!!) parece que o Exame Nacional de Matemática foi demasiado fácil. E quando são os próprios alunos a queixarem-se que qualquer merceeiro da Arrentela tirava 18 naquela prova nós, obviamente, desconfiamos.
...
Que nós estejamos na cauda da UE, OCDE, UEFA, etc nos conhecimentos de matemática é um facto deveras preocupante... Agora, não queiram tornar os alunos uns génios da matemática à custa de exames em que os próprios macacos Gervásio e Adriano conseguiriam ter positiva enquanto fazem reciclagem (no caso do Gervásio) ou se roçam no Baião (caso do Adriano).
...
Eu tive acesso a algumas questões do exame e, na realidade, pareceram-me bastante acessíveis:
...

...

24 de junho de 2008

Tratado de Lisboa - Referendo Irlanda


Há uma clara falha em todos os tratados anteriores ao de Lisboa... nenhum prevê que é proibida a realização de referendos europeus nos países membros...
...
Para quê estar a aborrecer os cidadãos europeus com perguntas sobre os Tratados? Só porque isso afectará a vida de todos eles? Isso não parece muito importante para os políticos europeus, interessa é fazer grandes festas de 'assina-papéis' com cantores e holofotes e dizer que estamos todos a seguir o mesmo caminho, embora alguns países pareçam estar a ir de Ferrari e outros de carro de bois...
...
Tudo isto relativamente às reacções dos políticos europeus ao Não da Irlanda ao Tratado de Lisboa. Desde expulsar a Irlanda da UE, chamar-lhes ingratos e até, para mim a preferida, fazer consecutivos referendos até ganhar finalmente o Sim. É isto que os políticos europeus pensam da democracia: "é uma coisa muito gira, desde que o povinho não interfira".
...
Já estou a imaginar o boletim de voto no próximo referendo na Irlanda:
...

Silly Season

1 - "Polícias ainda vão demorar 15 dias a executar o mandado de captura" de Vale e Azevedo... talvez se deixarem os jornalistas do 24h e do Correio da Manhã executar mandados de captura a Justiça comece a funcionar mais depressa... eles chegam sempre lá primeiro que a polícia!!!
...
2 - "Leão à solta na zona da Maia afinal... deve ser um cão" Que desilusão!!! E eu que ainda tive a esperança que fosse o Yeti, o Abominável Homem das Neves!!! Ou que a Maia fosse afinal um local onde pudéssemos fazer safaris à grande!! (sempre ficava mais barato que ir ao Quénia ou à Tanzânia...)
...

23 de junho de 2008

Quanto se pede muito, os desejos acabam por se concretizar...

Eles andaram tantos anos a pedir que "Nós só queremos ver Lisboa a arder", que parece que houve alguém a fazer-lhes a vontade... afinal as claques até são amigas umas das outras...
...
Só não percebo a lógica de incendiarem o autocarro com ele vazio... (uuuhhhh... politicamente incorrecto...).
...
Fora de brincadeiras, é um acto hediondo, mas acima de tudo um acto cobarde, tão do apanágio das claques... mas gostei da guerra de cânticos no pavilhão ("Cheira bem, cheira a Cebola" dos bimbos logo contra-atacado com um "Cheira bem, cheira a queimado" - são uns criativos estes senhores...)

20 de junho de 2008

Sucessor de Scolari

Parece que vão começar a pensar no sucessor de Scolari.
...
As expectativas dos Portugueses são obviamente altas, após as últimas participações em Euro's e Mundiais. Esperemos que não venhamos a sofrer daquilo que apelido de "Efeito Fernando Santos", em memória daquilo que senti quando Luís Filipe Vieira apresentou à massa associativa do Glorioso o Engenheiro do Penta. É uma mistura de vontade de cortar os pulsos enquanto nos atiramos de um 7º andar com uma corda ao pescoço presa ao varandim da sala de festas do condomínio a gritar "São burros!! Burros!!"
...
O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Gilberto Madaíl, deixou uma garantia: o próximo técnico terá de saber falar português. "É fundamental que quem venha saiba falar português, mas não é necessário ser português, nem ter ascendência portuguesa", disse o presidente da FPF.
...
Eu não percebo a preocupação com este requisito... Eu oiço as conferências de imprensa dos jogadores (atentem nas de Nani, Miguel e Bosingwa, simplesmente deliciosas) e não me parece que eles saibam falar o português!!!!
...

Euro - Balanço

1 - Foste Grande!!! Fabuloso!! Mágico!! Os grandes jogadores veêm-se nos grandes palcos, nas grandes decisões, onde é necessário assumir as responsabilidades (não é contra o Wigan ou o Watford). Tu é que parecias que eras o melhor jogador do mundo!!
...
2 - Obrigado Felipão! Foram 6 anos em que nos fizeste acreditar que podemos ser grandes. E espero que isto sirva de exemplo não apenas para o futebol, mas principalmente para o nosso dia a dia (só não te perdoo a história das bandeiras. Existe algo mais deplorável que ver a bandeira nacional no estendal ao lado de cuecas e pijamas?)
...
3 - A minha aposta para novo seleccionador seria esta (Guus Hiddink). Já que nunca ganhamos nada (excepto moralmente), pelo menos teríamos de certeza futebol espectáculo.
...
4 - Não deixa de ser irónico, depois de andarmos todos satisfeitos com as derrotas da Grécia, sairmos apenas 24h depois deles... (e lembrar que perdemos com eles um mês antes do Euro)
...
5 - Há jogadores que são fantásticos nos seus clubes, mas claramente não funcionam na Selecção... Simão... Ronaldo... Quaresma... Meira... Ferreira...

19 de junho de 2008

Se eles assim o dizem...




You Should Vote for Barack Obama



Where you and Barack Obama agree: Abortion - Health Care - Immigration - The War in Iraq



Where you and Barack Obama disagree: Cuba - Education - Global Warming - Taxes

18 de junho de 2008

Seven is my lucky number...

O PCP propôs 7 (sete) medidas para combater os efeitos da crise que o País atravessa:
...
1 - aumento de salários, incluindo o salário mínimo nacional;
2 - aumento de pensões;
3 - limite dos preços dos bens essenciais;
4 - alteração dos critérios para a atribuição do subsídio de desemprego;
5 - contenção dos custos dos empréstimos à habitação feitos na CGD;
6 - criação de um imposto sobre os lucros das petrolíferas;
7 - utilização do gasóleo profissional nos transportes públicos;
...
Bernardino Soares mordeu-se todo por dentro (o que não é uma imagem muito bonita, além de que deve doer bastante) por não lhe terem deixado dizer também "adopção do modelo político norte-coreano com todos os benefícios dessa democracia exemplar".
...
Agora o que eu não compreendo é como é possível nestas medidas para sair da crise não vir a principal e mais lógica! E não estou a falar de acabar com a evasão fiscal ou a corrupção (tradições nacionais) mas sim com tornar novamente o SL Benfica campeão... Estou perfeitamente convencido que essa é uma das medidas fulcrais para rebater a crise actual.
...
O PCP deveria estar era preocupado em saber se o Carlos Martins ou o Sinama-Pongolle serão efectivamente activos importantes que contribuam para o Glorioso vencer e ajudar a superar a crise nacional... isso sim seriam medidas que chamariam ao coração do nosso 1º Ministro... agora, políticos a falar de fazer política séria? isso não estamos habituados...

17 de junho de 2008

Selecção

Pois é, parece que o Scolari se vai embora, algo perfeitamente previsível, é certo, mas que não deixa de ser surpresa pelo momento em que foi anunciado.
...
E leva consigo também o seleccionador nacional, o Murtosa ("Isso é hora de chegar, sô Felipão?").
...
Verdade seja dita que Scolari foi apenas o melhor treinador nacional de sempre. Basta lembrar 3 resultados fabulosos para um País como o nosso: vice-campeões da Europa, 4º lugar no Mundial e saída das convocatórias do Vítor Baía, João Vieira Pinto e Sérgio Conceição.
...
Começa-se já a falar de quem sucederá ao brasileiro. Na minha opinião, e olhando para os anteriores, existe um requisito obrigatório.

O novo seleccionador terá de ter bigode!!!! (para fazermos jus à nossa longa tradição nesse domínio) Por alguma razão Mourinho não é seleccionador. Dizem que são os projectos que ele quer abraçar, o dinheiro que a Federação não pode pagar, blá blá blá, mas estou em condições de revelar que o Speziale não é o novo seleccionador porque não quis deixar crescer o bigode!!
...
O que mais me preocupa na saída do Big Phil para o Chelsea é o facto de também perdermos para os ingleses a Nossa Senhora de Caravaggio, uma peça fundamental nestes últimos 6 anos (principalmente quando se tem na baliza um Labreca e como ponta de lança o Nuno Gomes e o Postiga).
...
O novo seleccionador terá, assim, de trazer também uma santinha protectora, isto se quisermos continuar a ser qualificados para as fases finais (já bastam aqueles tempos em que para irmos a qualquer competição tínhamos de ganhar 5-0 à Irlanda e esperar que a Holanda perdesse 10-0 com as Ilhas Faroe). Eu apostaria em alguém que nos trouxesse o Iemanjá da 7ª onda. Da maneira como alguns jogadores nacionais metem água, penso ser o mais indicado. Além de que é muito popular entre a comunidade afro-brasileira, ou seja, 85% dos jogadores habitualmente seleccionados...

16 de junho de 2008

13

No passado dia 13 Junho foi sexta-feira...
...
Sexta-feira 13... dia de azar...
...
Não sou muito dado a mistificações, mas realmente ter de apanhar com marchas e santos populares parece-me uma grande falta de sorte...
...
Mas eu cá não sou nada supersticioso... porque parece-me que ser supersticioso dá azar...

15 de junho de 2008

Tendências...

Segundo um estudo recente, o número de praticantes católicos em Portugal têm vindo a diminuir nos últimos tempos... Já o número de praticantes de kite-surf e para-quedismo têm vindo a crescer a olhos vistos....
...
Moral: as pessoas continuam a querer estar mais perto do Céu, mas seguindo caminhos distintos...
...
(nunca percebi esse conceito de 'católicos praticantes' como se a religião fosse uma modalidade olímpica... isso torna as Igrejas uma espécie de ginásios, não?... mas sem balneários, por muito que os padres gostassem...)
...
Nem mesmo penteados à Quaresma têm salvo o cristianismo...

Os fiéis têm vindo a abraçar religiões cada vez mais exóticas...

13 de junho de 2008

Quando o fim do mundo parecia estar aí...

Bem, já estamos todos mais descansados, parece que voltou o combustível para que se consiga novamente circular em Lisboa e para aqueles que tinham ido passar a semana dos feriados ao Algarve possam regressar sem ser de comboio.
...
As bombas da minha zona secaram... "95 já não há" foi a frase mais ouvida pelas minhas bandas... ainda arrisquei um "Então e Vontade de Vencer também já acabou?" (eu bem tenho visto como é que o autocarro da Selecção anda apenas com vontade de vencer, mas ainda não encontrei nenhum bomba que venda aquilo...)
...
Estes últimos dias foram muito tristes... A passividade com que vimos o Governo e as autoridades policiais a actuar deixam muito a desejar e abrem precedentes gravíssimos para um futuro próximo. Actos infames como ameaças físicas e verbais para quem não alinhou na greve (há pessoas que ainda não perceberam o que é o conceito de direito à greve), corte de estradas, apedrejamentos e incêndio de viaturas passaram completamentes impunes nestes últimos dias (no fim de contas, foi alguém detido?).
...
Todos já conhecemos a forma como os camionistas se comportam na estrada, é uma verdade, mas agora conhecemos esta vertente mais 'intelectual' dos mesmos. A diferença entre estes camionistas e trogloditas é que os primeiros conseguem falar... infelizmente...
...

12 de junho de 2008

Ainda o desfile patriótico...

Segundo o jornal Público de ontem, durante o "desfile patriótico" promovido pelo PNR, os participantes empunhavam cartazes com imagens dos "símbolos da Nação" (segundo palavras dos próprios), nomeadamente Salazar, Afonso Henriques e o lobo ibérico...
...
Os dois primeiros podemos considerar naturais... agora o lobo ibérico como símbolo da Nação???!!! Já não basta ser ibérico, ou seja, nosso e dos espanhóis (os mesmos espanhóis que foram o único Povo a retirar-nos a independência), como acaba por ter um certo ar de coisa 'querida' ("ai que lobo tão fofinho", dirão algumas pessoas), nada ao encontro da imagem que temos do pessoal do PNR.
...
Qualquer dia ainda vamos ter manif's em que eles levam vestidas tshirts da Hello Kitty enquanto leêm livros do Ruca (pelo menos teriam um penteado idêntico) ou da Condessa de Ségur...
...
Vá lá, pessoal nacionalista, não me desiludam... eu prefiro não gostar de vocês pelas vossas ideias... não por essas patetices...

11 de junho de 2008

Dia da Raça????????????????????????????????

Chamar ao 10 de Junho o Dia da Raça é qualquer coisa de assustador e leva-nos a um passado que, felizmente, não conheci!!
...
Gaffe? Lapsus linguae?? Talvez... mas não se esqueçam que este é o mesmo senhor que um disse que nunca se enganava e raramente tinha dúvidas...
...
Talvez, em vez de estar a pendurar colares em Viana do Castelo, ele preferisse ter estado no "desfile patriótico" do PNR...

9 de junho de 2008

Saco Ecológico


Faltam 5 jogos...

Não há muito para dizer... ganhámos e convencemos... agora é pensar jogo a jogo... embora estes primeiros dias do Euro nos deixem algumas questões:
...
a) ver jogar Paulo Ferreira do lado esquerdo da defesa é o mesmo que ter um curso de orientação nas montanhas ministrado por um invisual... muito perigoso e insensato (e ele só teve o Kazim Kazim pela frente... receio quando apanhar um Del Piero Del Piero, um Ribery Ribery ou um Ballack Ballack);
...
b) alguém que diga aos comentadores televisivos e radiofónicos para, sempre que um guarda-redes socar uma bola, não utilizarem a expressão "deu uma sapatada na bola"... a menos claro que os mesmos estejam a defender com uns sapatos nas mãos em vez das mais convencionais luvas;
...
c) sou só eu ou existe mais alguém enfadado com a publicidade que utiliza a palavra selecção ("a melhor selecção é aqui", "fizemos a selecção dos melhores produtos",....);
...
d) não acham que as TV's estão a dar pouca cobertura a este campeonato? Apenas 23h de directos por dia parece-me muito pouco auspicioso - já alguém sabe, por exemplo, qual é a marca e dimensão dos pneus utilizados na camioneta da Selecção? ou a cor das cuecas do motorista no dia dos jogos? A mim, isto parecem-me falhas inadmissíveis!!
...
e) alguém me explica que raio de empregos têm os emigrantes para poderem estar todos os dias, a toda a hora, nas ruas a passear mascarados de jogadores? (sim, porque nós sabemos que eles só tiram férias em Agosto!!)

3 de junho de 2008

Noruega, o fiel amigo...

O meu alter-ego anda a perguntar-me há vários dias "Então e não falas da visita dos Reis da Noruega ao nosso país?". E eu respondo-lhe "Cala-te palhaço! Deves ter muito a ver com isso!". A minha relação com o meu alter-ego é assim... problemática.
...
O Reis da Noruega, estiveram em Portugal. Essa é que é a verdade!! Desconfio sempre de governantes que ainda resolvem utilizar os barcos como meios de transporte. Parece-me patético. E por isso esperei que eles regressassem sãos e salvos ao seu país, para dissertar sobre a sua visita (não fossem eles afundar-se no mar e depois tinha aqui um post a gozar... era aborrecido e insensível). Lá atracaram em Belém, com o Velho do Restelo à sua espera, ou como lhe chamam os jornalistas, o Prof. Cavaco Silva.
...
Tempos havia em que, aquando de visitas oficiais, Portugal mostrava algumas coisas típicas: a Torre de Bélém, Jerónimos, Museu de Arte Antiga, Alfama/Mouraria/Castelo (para Lisboa), Douro, Caves, Casa da Música, Serralves, etc (no caso do Porto).
...
Quando soube que eles iam ao Colombo perguntei-me "Para quê???". Parece que era para ir ao Continente. "??? Para quê ao Continente ???". Parece que era para ver a banca do bacalhau!!! Sem comentários. Era o mesmo que o Presidente português ir à Noruega ver rolhas de cortiça no Lidl norueguês!!
...
Podem ver o vídeo dessa visita histórica aqui (e fotos abaixo para quem não tem paciência ou velocidade na net para ver vídeos). Eu sei que isso aumenta a auto-estima dos portugueses - "Faço as compras no mesmo sítio do Rei da Noruega" - mas também não exagerem...
...
Infelizmente o protocolo português falha sempre. Faltou a presença do Quim Barreiros ao som do "O Bacalhau Quer Alho" ou "Quero Cheirar Teu Bacalhau" (ainda víamos o Rei dançar, o que são sempre imagens bem divertidas), mas provavelmente estaria de ressasca das 37 festas da queima que fez nos últimos 10 dias (podiam também procurar o pequeno Saul, mas pela amostra da altura, neste momento já deve estar preso...)
...
Não consegui confirmar se o Rei aderiu ao Cartão do Continente mas estou seguro que deve ter levado o cachecol da selecção e o DVD Força Campeões (pelo atractivo preço do pack - 3 € - ele deve apenas conseguir beber um café em Oslo, e ao balcão!)
...
A próxima vez que vier cá podemos levá-lo num circuito ao Cais Sodré / Centro Comercial da Mouraria / Almirante Reis / Intendente, para ele ver que também somos um país multicultural. Pode ser que se deixe de palermices e vá mas é visitar museus!!!!
...
Para nós, a partir de agora, mais do que monarcas noruegueses, eles serão sempre os Reis do Bacalhau!!!
...
A chegada, onde o monarca distribui 'bacalhaus' por toda a gente...
A explicação técnica do bacalhau ("Isso não é uma viola?" questionou Jaime Silva)
Jaime Silva explica que também temos marisco com fartura e que os seus preferidos são caracóis e tremoços, apanhados em alto mar.

2 de junho de 2008

Marcha Mundial Contra a Fome

Decorreu esta semana por vários pontos do País (e também no Porto), a Corrida/Marcha contra a Fome no mundo. Em primeiro lugar, devo dizer que apoio qualquer iniciativa que tenha como objectivo ajudar a minorar o sofrimento dos demais, principalmente em situações que já deveriam estar mais que ultrapassadas em pleno Séc. XXI.
...
Embora ache que a Fome esteja muito melhor preparada fisicamente para as corridas. Basta ver em África, o continente que mais sofre com este flagelo. É muito difícil ganhar corridas à Fome, já que esta parece ser sempre muito mais rápida que as populações locais (já contra os governantes africanos, não tem tantas hipóteses, já que estes aproveitam-se da velocidade dos automóveis de alta cilindrada de que dispõem para lhe escaparem constantemente).
...
Daí os atletas quenianos e etíopes serem tão bons. Aqueles que conseguem escapar à Fome é porque são mesmo velozes. Aliás, se a Fome fosse aos Jogos era obviamente campeã olímpica da maratona (por isso e porque os países desenvolvidos não querem correr contra a Fome, preferindo correr contra o Espaço, em viagens inúteis e dispendiosas a Marte).
...
O mesmo se passa se jogarem às escondidas com a Fome. Por muito que se escondam, as populações africanas são sempre apanhadas pela Fome (já os seus governantes não, já que se conseguem esconder sempre nos países desenvolvidos, locais que a Fome ainda desconhece existirem).
...
Mas tudo isto não significa que não devam existir critérios bem definidos para os participantes neste tipo de marchas. Para evitar imagens como as que encontram abaixo. Estar numa corrida contra a fome e aparecerem tipos com aquelas barrigas cheias é o mesmo que ter o PNR numa marcha contra o racismo!!!
...
Aquele senhor, quanto muito, deveria poder participar na Marcha Contra as Doenças Coronárias, na Marcha Pelas Pessoas Que Não Conseguem Ver Os Seus Próprios Pés Sem Ser Ao Espelho ou numa Marcha Por Aqueles Que Se Inclinarem 90º Para A Frente Arriscam-se a Dar Uma Cambalhota Sem Perceber.
...
Isso sim! Agora... contra a fome... parece-me um mau exemplo e um péssimo precedente... (só falta terem-se juntado todos para uma grande almoçarada de convívio!!!)
...


PS: um agradecimento especial ao J.S. por me terem disponibilizado estas fotos.