29 de novembro de 2012

A Passo(s) de Caracol

Confesso que não vi a entrevista do primeiro-ministro.
 
Da mesma forma que prefiro ver o resumo dos melhores momentos de um desinteressante Feirense - Estarreja (em vez do jogo completo), também as entrevistas de qualquer membro deste Governo prefiro ver devidamente compactadas com os melhores/piores momentos.
 
Daquilo que vi,  mais uma vez o primeiro-ministro não nos disse nada de novo: o caminho será este mesmo que os números contradigam tudo o que o Governo prevê, mesmo que estejamos a caminhar para o abismo.
 
Parecemos um comboio desgovernado em que somos meros passageiros que sabem perfeitamente que o comboio vai descarrilar, gritamos para o maquinista parar ou abrandar e este responde-nos ainda com maior velocidade enclausurado na sua sala. O problema é que quando o comboio descarrilar completamente por uma ribanceira numa curva mais apertada, o único que vai conseguir saltar a tempo será o maquinista...
 
"Gosto" sobretudo das justificações do Governo: este é o nosso plano mas não conseguimos prever o que vai acontecer.
 
É mais ou menos do tipo "eu vou fazer um bolo com o forno a 1000 graus durante 10 horas - este é o meu plano - mas não posso prever o que vai acontecer... eu quero acreditar que vai ficar um bolo bem bonito". Não car****!!!! Vai ficar um bolo incinerado !!!!

28 de novembro de 2012

Despertai a Sentinela !!!

Na revista Sábado da passada semana vinha um artigo acerca do universo das Testemunhas de Jeová.
 
Não diria que fiquei chocado (é difícil chocarem-me a partir do momento em que já vi Nelo, Tavares, King ou Steve Harkness jogarem na equipa principal do Glorioso), mas fiquei surpreendido com algumas coisas. Ao pé das Testemunhas, os Manás e as IURD's parecem seitas quase sérias.
 
O que mais me surpreendeu foi o discurso de segregação que emana daquela gente. Na realidade eu sempre desconfiei de senhoras de meia idade que nos batem à porta à hora do jantar e a primeira coisa que nos dizem é que o Mundo vai acabar não tarda nada mas elas são a nossa Salvação (aliás, as Testemunhas de Jeová têm uma obsessão quase macabra com o fim do mundo, que já não parece um medo mas sim um desejo ardente!!).

Outra coisa curiosa foi serem contra a prática do desporto porque isso cria competição entre as pessoas. Pode estar aqui a génese do problema actual do Sporting. Terão sido eles "OPAdos" pelas Testemunhas de Jeová?
 
Provavelmente vou receber muitos comentários de Testemunhas iradas com estas apreciações. Aviso já que não aceito insultos menores que coisas do tipo "Você é filho do Diabo".

26 de novembro de 2012

Feliz Natal

Com a crise que grassa por este País, parece que os presentes / prendas de Natal para este ano, segundo um estudo, vão ser chocolates e roupa.
 
Eu já decidi que não vou entrar nesta onda e vou tentar ser original:

- para a minha Mãe vou-lhe fazer um desenho com uma casa a deitar fumo pela chaminé, uma árvore de fruto e um sol com muitos raios (vou evitar desenhar pessoas porque tenho sempre o problemas de fazê-las parecer ET's);
 
- para o meu vou-lhe fazer um cinzeiro em barro (mas como ele não fuma vou fazer um bocadinho maior para servir para colocar as canetas); 
 
Mas tudo com papel reciclado e com barro orgânico sem componentes artificiais.

Diminutivos

Em Portugal temos a mania dos diminutivos para tudo.
 
Já nem falo do bifinho, no cafezinho ou na continha...
 
O que realmente me irrita são diminutivos dos nomes. Existem na realidade 3 tipos distintos:
 
a) os diminutivos verdadeiros, em que o nome fica realmente diminuído, tipo Tó (António), São (Conceição), etc;

b) os diminutivos falsos, em que a única coisa que fica realmente diminuída é a auto-estima da pessoa: Migas (Miguel), Becas (Bernardo), Quico (Henrique);
 
c) e os não diminutivos como Joãozinho (João), Zézinho (José), etc, cujo nome não fica na realidade diminuído (antes pelo contrário!!!), mas também aqui provavelmente o que diminui é a auto-estima, na medida em que aquela tia que só nos vê nas festas de Natal vai continuar a chamar-nos assim mesmo que já tenhamos mais de 50 anos ("Zézinho, estás tão bonito! Já acabaste o curso?" - "Tia, eu tenho 56 anos, 3 filhos e um neto, o ano passado fui à festa dos 30 anos da licenciatura";

24 de novembro de 2012

As mulheres são de Vénus, os homens são do Planeta dos Macacos

As mulheres têm aquela singular capacidade de desarmar os homens (e não estou a falar de mulheres do corpo da PSP, nem daquelas que leêm aqueles livros das sombras).
 
Basta chegarem ao pé de nós e perguntarem:

"Isto não fica muito bem com estas calças, pois não?"
 
Há aqui tanta coisa por onde pegar:
 
a) a pergunta vem pela negativa, portanto já nos está a tentar convencer;
 
b) se a nossa resposta for "Pois não", a reacção pode ser "mas fica assim tão mal?" - e aí somos encostados novamente à parede e recomeça tudo de novo como se tivéssemos direito a viagens gratuitas atá ao fim da vida numa montanha russa.
 
c) também podemos responder "Pois não" e a reacção do outro lado ser "tu não percebes nada disto" (mas não invalida que nos continuem a pedir a nossa opinião no futuro, apesar de sermos uns leigos na matéria);
 
d) também há quem responda "não fica mal, mas porque é não levas antes aquela saia plissada de cor de amêndoa que te faz realçar as maçãs do rosto e projecta toda a tua sensualidade de uma mulher que sabe o que quer da vida e vai lutar por isso" - mas nesse caso, desculpem estragar a surpresa, vocês são gays; 
 
Quando elas voltam para o quarto com a cama espalhada de opções de roupa tirada do armário, o nosso primeiro pensamento é "Ela tinha dito que era para ir ao supermercado, não era? Ou eu percebi mal e era ao reveillon do Casino do Estoril?"
 
Mas depois voltamos aos nossos pensamentos normais: "Porra! O Aimar ainda está lesionado? E logo uma contractura muscular no gémeo interior da perna direita" (sim, o Record e A Bola faz mais pelos nossos conhecimentos de medicina que a Anatomia de Grey, com a vantagem de também nos fazer chorar muito menos, excepto se formos sportinguistas)

21 de novembro de 2012

O que anda por aí...

Depois da chuva de emails e telefonemas a perguntarem-me o que é que se passa com o blog, a resposta é esta:

São os tempos de crise !!! E a falta de inspiração que este País me está a dar!!
 
Mas não posso deixar de comentar os últimos grandes acontecimentos:
 
1 - Greve Geral / Apedrejamento

Sobre a greve geral há pouco a dizer... os funcionários públicos fizeram em massa... os privados não podem arriscar fazer... o trânsito estava uma maravilha!!

Já o apedrejamento, por um lado revela a incompetências das autoridades superiores da Polícia e do Ministro da Administração Interna. Uma hora a levar com pedras até reagirem???
 
Em relação ao novo tipo de calceteiros: a violência pela violência é uma coisa estúpida. Há 2 tipos de violência: a gerada pela estupidez e a gerada pelo desespero. Neste momento ainda estamos na primeira.

2 - Angela Merkel

5 horas de estadia que mais parecia ter vindo cá um ser alienígena tal o grau de excitação que grassava nos jornalistas (muita cueca se terá mudado naquele dia).

Um almoço no Forte diz muito sobre o que foi esta visita. Não me lembro de nenhum primeiro-ministro receber outra figura de Estado de um país estrangeiro no Forte. Para não falar das restantes medidas de segurança. A vassalagem foi ridícula, como rídiculo está a ser este Governo e este País.

Portugal não é a Grécia !! Portugal não é Grécia !! Ufanam eles, os servos da gleba, para que os nobres da Europa os oiçam...

Pois não, Portugal não é a Grécia...

Mas Portugal também já não é sequer Portugal...

Quem avisa...

O Gonçalo M. Tavares já tinha tido essa premonição...