27 de maio de 2013

Office view

(a qualidade da limpeza dos vidros foge à minha responsabilidade)

Luandices (ii)

No hotel, atendendo à distância entre a sanita e o rolo, devem pensar que têm como clientes o Plastic Man...

Luandices

Uma pessoa vai a uma casa de banho num restaurante em Luanda e aproveita para ir vendo a ementa...

1 cuba = 28.000 Kwz (+/- 280 USD) - mas segundo eles dá para 28 pessoas (compensa desde que consigamos arranjar pessoas e espaço físico para meter tanta gente)

Mas difícil será justificar "eu estava a urinar e lembrei-me que podíamos comer todos arroz de pato"

26 de maio de 2013

SLB Sempre !!

Antes de mais:SLB Sempre!!!

Agora assuntos também sérios. Quem me conhece sabe que eu sempre defendi que se o SL Benfica não fosse este ano campeão, acabava-se um ciclo e devia-se procurar um novo treinador. E mesmo na eventualidade de isso ter acontecido, o Clube deveria reflectir na mesma sobre essa questão.

Façamos um balanço:

- em 4 anos ganhar um único campeonato parece-me muito pouco (se fosse um treinador estrangeiro há muito que teria sido despedido);
- em 4 anos foi uma única vez à final da Taça de Portugal e, mesmo assim, perdeu-a;
- venceu 3 taças da liga é certo, embora esta competição esteja ao nível de um torneio de matraquilhos do Café do Cajó;
- nas taças europeias teve o mérito de estarmos numa final, algo que não acontecia há duas dezenas de anos;
- perdeu um campeonato quando tinha 5 pontos de avanço e com um jogo ainda em casa contra o rival;
- perdeu outro campeonato quando tinha 4 pontos de avanço;
- conseguiu ser eliminado numa meia final da taça de Portugal, em casa, depois de ter ganho 2-0 no campo do rival (a derrota mais sofrida que eu tive nos últimos anos);
- deu-nos a oportunidade de ver o rival festejar um campeonato na nossa sala de estar;
- lembrou-nos que podemos perder por 5-0 contra um rival;
- exceptuando o 1º ano, em que a adaptação de Coentrão foi realmente um sucesso, teve sempre uma teimosia por época que nos fez invariavelmente perder pontos preciosos (Roberto, Emerson, Melgarejo);
- no início desta época, apesar de saberem que Luisão iria ser castigado, não foram ao mercado buscar outro central (preferiram ficar com Jardel, Roderick e Miguel Vítor, jogadores que nem para o Servette ou Corunha serviram);
- no mercado de Janeiro voltaram a não ir buscar um central nem outro médio centro;

Tudo isto é culpa de Jesus? Talvez não, também seja culpa dos jogadores e do Rui Costa (que não sabemos o que anda lá a fazer), do Carraça (qual é o cargo dele mesmo??!), do Gabriel (estava tudo a correr tão bem antes daquela fanfarronice pós-jogo do Marítimo) e do Vieira.

As épocas têm sido sempre mal planeadas. O ano passado perderam o campeonato porque o treinador não rodava o plantel. Este ano também, só que perderam todas as competições por causa disso.

Mitos:

1) o SL Benfica passou a praticar um futebol espectacular com Jesus !! (isso realmente aconteceu no 1º ano, em que parecíamos um rolo compressor, mas mesmo assim só deu para ganhar o campeonato na última jornada - nas outras 3 temporadas têm existido muitos jogos deveras sofríveis);

2) Jesus potenciou financeiramente muitos jogadores (Coentrão, Javí Garcia, Witsel, etc). É verdade, mas também em nenhum momento do Clube se investiu tanto em novos jogadores (já devia haver uma linha da TAP Buenos Aires / Lisboa);

3) Jesus é um génio da táctica ! Não é verdade... é um treinador que tem é um ordenado genial nunca visto também em Portugal... é um excelente treinador, mas também tem muita fanfarronice e muita teimosia...

4) este ano Jesus rodou o plantel! É mentira !! Não rodou nada !!! A única rotatividade que fez foi referente aos defesas laterais (colocou o André Almeida ora num lado ora noutro) e aos extremos (o Ola John fazia descansar o Gaitán e o Salvio, e muitas vezes o holandês também descansava em campo). No momento crítico da época, em que os jogadores estavam todos rebentados, já nem isso fazia (o jogo com o Estoril é o mais paradigmático de todos - na 2ª parte viu-se que há lares de idosos com mais energia).

Creio que se fecha um ciclo. Mas mesmo na eventualidade de JJ continuar no Clube, serei sempre benfiquista e para o ano lá estarei no meu lugar a gritar pelo meu SL Benfica (de mim nunca verão lenços brancos na mão... quanto muito a mãe dele pode ficar com as orelhas a arder).

12 de maio de 2013

Amesterdão

(deixem-me só tomar mais uma dose de Kompensan... ok, já está!!)

Liga Europa!!!

A última final europeia do Glorioso foi há 23 anos contra o Milão. Nesse dia um golo de Rijkaard bastou para estragar um sonho.

Anos mais tarde fui de férias à Holanda e encontrei Rijkaard em Amesterdão. À entrada da Arena de Amesterdão. Onde 4a feira vamos jogar. Coincidência?

No início desta época, vencemos na Taça Eusébio o Real Madrid por 5-3. Exactamente o mesmo resultado com que lhes havíamos vencido há 51 anos numa final na Taça dos Campeões. Onde? Em Amesterdão... Coincidência?

Esta é também a semana dos milagres de Fátima? E nós temos um Jesus... (já crucificado, estando na hora da ressurreição...). Coincidência?

E não me parece que exista um Blue Light District... Coincidência

Eu espero que não. Como diria o outro, pode ser que esteja escrito nas estrelas...

PS: o Chelsea perdeu todas as 3 finais que já jogou esta época (Supertaça Europeia, Charity Shield e Mundial Clubes)... o SL Benfica perdeu as últimas 6 finais europeias em que participou e tem a maldição de Bella Gutman... uma final ideal para quebrar estatísticas e crenças...   

Sempre !!



6 de maio de 2013

O Circo

O Governo cada vez mais parece um circo.
 
Temos o ilusionista.
Temos o palhaço.
Temos o contorcionista.
Temos o mestre de cerimónia.
Temos o homem bala.
Temos o freak.
Temos o equilibrista.
 
A reunião do Conselho de Ministros deveria era ser designada Conselho Mariani.
 
 

4 de maio de 2013

Onde raio andam agora os professores?|

No consulado do PS de Sócrates, por causa de algo menor como terem um sistema de avaliação de desempenho, havia greves e manifestações, uma das quais com milhares de professores a percorrerem a baixa lisboeta (100 mil? 200 mil?).
 
Com todas as medidas já tomadas por este Governo, ainda não vi nada dos professores que seja minimamente relevante!
 
Eu sei que se com a porra da avaliação foi o que foi, então com as medidas da troika Passos/Gaspar/Diabo teriam de fazer greve para aí durante um mês!
 
Eu sei que se devem sentir envergonhados... e têm razões para isso! Tenham alguma vergonha na cara e ajam agora também em conformidade !!!
 
(e tirem esses tipos todos dos vossos sindicatos, que se andam a arrastar por lá já desde os meus tempos de estudante liceal !!!!

3 de maio de 2013

Qualque dia ainda vamos às do Monopólio...

Começou a substituição gradual das notas do Euro. Parece que as novas notas têm um nível de segurança contra falsificação ainda maior.
 
Curiosamente começam com as de valor mais baixo, normalmente as que são menos falsificadas (quem é o anormal que vai falsificar notas de 5 quando o pode fazer com as de 20?). Acaba por ser revelador como a Europa está neste momento, uma pobretanas de primeira.
 
Já em Portugal, esta substituição começou em 2011, quando este Governo tomou posse. Há muito que eles estão a substituir as notas de 5 euros por ar.
 
Vão ver que estas notas que 'specimen' vêm todas parar a Portugal, para podermos brincar ao "faz de conta que tínhamos dinheiro".

2 de maio de 2013

Calendário

Só para informar que, em vez do calendário maia (não é da Maya!!), muçulmano (o das bombas!), judaico (o das bombas!), gregoriano (o das saídas nocturnas!), juliano (o das sopas adelgaçantes!), whatever, neste momento estou a guiar-me pelo calendário Glorioso.

O qual tem já proximamente 5 ou 6 feriados:

02.05.2013 - Dia do Fenerbahçe (ou do banho turco, veremos...)
06.05.2013 - Dia do Estoril
12.05.2013 - Dia dos coisinhos (ou dos fenómenos estranhos)
19.05.2013 - Dia do Moreirense
26.05.2013 - Dia da Final da Taça (também apelidado Dia do Jamor)

Existe ainda um feriado móvel, que não é gozado há muito tempo, mas pode ser que este ano tenhamos sorte. Em 2013 calha a 15.05.2013 e é o Dia da Final Europeia (também poderá passar a ser conhecido como o Dia do Desembarque em Amesterdão).