26 de agosto de 2015

Os Refugiados

Segundo o dicionário da Porto Editora:

Migranteque muda de região ou de país;mudar de um lugar para o outro; emigrar

Refugiadoque ou pessoa que se refugiou ou abrigou; que ou pessoa que abandonou o seu país para escapar perseguição, condenação, guerra, etc.

Era tempo dos jornalistas e dos políticos deixarem de chamar migrantes a verdadeiros refugiados que surgem na Europa aos milhares (aquilo não são ciganos a passear de feira em feira, aquilo é gente a fugir da morte e da miséria humana em todas as vertentes possíveis).

A Europa debate-se neste momento, provavelmente, com o maior desafio desde o final da 2ª Guerra Mundial. Infelizmente, para a Europa e para os refugiados, esta será também a Europa mais burocrática e cinzenta dos últimos 70 anos.

18 de agosto de 2015

O Portugal Alegre

"É tempo de Portugal ter uma mulher na Presidência da República. Muitas das críticas a Maria de Belém partem de preconceitos sexistas e machistas". (Manuel Alegre, 18.08.2015)


Confesso que a mim custa-me sempre entender a defesa da igualdade pela discriminação. Ao afirmar que agora é tempo de ter uma mulher na presidência, indirectamente Manuel Alegre diz-nos que há um ano, há 5 anos, ainda não era tempo. E porquê? Não sabemos porque Alegre não diz.


No EUA há uns anos também se dizia que era giro ter um preto/negro/de cor (riscar o que vos soar pior) na presidência, já que ainda não se podia ter uma mulher. E que no futuro seria curioso ter um hispânico.


A defesa da igualdade de género pelo 'fenómeno engraçado e curioso' não me parece a forma mais feliz de promover as mulheres. Qualquer dia também poderá ser engraçado ter um coxo a primeiro ministro, ou um deficiente mental a presidente (esperem! neste último caso isso já terá sucedido).


Da mesma forma que não acredito em quotas na Assembleia ou nas listas dos partidos. Acho que nenhuma mulher deveria aceitar a existência de quotas em qualquer lista que seja porque isso remete para uma espécie de curral social.

Dizer que Portugal já está preparado para ter uma mulher na Presidência é um vexame para as mulheres. Eu prefiro acreditar que Portugal esteja pronto para ter novamente um Presidente decente, seja uma mulher ou um homem.