"Rir de tudo é coisa de tontos. Não rir de nada é coisa de estúpidos." (Erasmo de Roterdão)
31 de janeiro de 2008
Animais à solta!!
30 de janeiro de 2008
O Carnaval
Anda a correr por aí...
29 de janeiro de 2008
Deus não dorme...
...
Nas vezes que tento falar com Deus – e só porque Jesus está sempre ocupado a falar com a Alexandra Solnado -, as conversas vão sempre dar ao mesmo, com Deus a perguntar-me “Então e gajas??!!”. “Podias facilitar-me um bocado a vida, pá” digo-Lhe eu. “Isto anda complicado, não tenho tido tempo, pá!”, responde-me Ele. “Isso vejo eu, já nem dás conta das grandes tragédias, parece que andas com a cabeça no ar. Deve andar aí rabo de saias...”. “Ó Miguel, não venhas também tu com tretas moralistas! Já me basta o César das Neves!”. “Então e para o Glorioso não consegues nada?”. Resposta pronta: “Já te disse que para milagres tens de falar antes com a Nossa Senhora...”
...
Muita gente não tolera sequer que se brinque com Deus – “com Deus não se brinca” é uma frase muito recorrente. O que me leva a pensar quão difícil terá sido a sua infância, sempre relegado para a margem da vivência em sociedade (não a sua querido leitor, mas a Sua infância, se bem que a sua, amado leitor, também deva ter sido problemática, para insistir em continuar a ler este blog!). Nem sequer ter o vexame de ser a última escolha na formação de equipas desportivas ou para trabalhos de grupo na escola. Nada!! Posto completamente fora das brincadeiras e do convívio. O que talvez explique o facto de ele (Ele?) ainda hoje se manter afastado de tudo e de todos, fazendo o seu trabalho aqui e ali com um suave toque de traquinice e vingança (um tufão aqui, umas cheias ali, um Claúdio Ramos acolá...).
...
Outra frase muito ouvida é “Deus não dorme”. E sejamos práticos, sérios e, principalmente, honestos. Eu quando não durmo fico irritante (mais ainda...), mal disposto e pouco produtivo nas tarefas que tenha de realizar. E este talvez seja o grande problema do mundo. Porque é que Deus não consegue resolver os grandes problemas da Humanidade? A guerra, a pobreza, o Sporting (passe a repetição), a violência, as Chiquititas, a fome, os cataclismos da Natureza? Simplesmente porque Deus não dorme!! Realismo por favor! É impossível haver produtividade nestas circunstâncias! É impossível fazer-se um trabalho minimamente capaz!
...
Assim, vamos então todos fazer um esforço para deixar Deus dormir um bocadinho (não sei como... discutam isso no Prós e Contras ou nas Tardes da Júlia)... Deixá-lo descansar, sei lá, 2 ou 3 horas por dia (mais também não, se o Marcelo Rebelo Sousa aguenta dormindo só 4, Deus também não se pode armar em fraquinho).
...
Com a cabeça fresca todos os dias, e com uma grande dose de paciência, talvez até se arranje solução para o esquema táctico do Benfica (eu sei que deve ser mais fácil resolver o conflito israelo-palestiniano, mas como diz o dito popular: “enquanto há esperança... há adeptos leoninos” Tiuí???!!! Celsinho??!!).
...
PS: obviamente estava a brincar quando disse que Deus me perguntava “Então e gajas?”… Costuma é utilizar a expressão “Então e como é que vamos de babes?”
Back to home
28 de janeiro de 2008
Dúvida existencialista
Shoah
...
26 de janeiro de 2008
Triple X
Eh lá!!! tu queres ver que há outra classe nos aviões? Económica, Executiva, 1ª Classe e XXX. Já estava à espera do comunicado do comandante: "Ladies and gentlemans, is the blá, blá, blá... the weather blá blá blá... and now enjoy the show of miss Tatiana..." (ao som de Joe Cocker)...
Mas afinal era um voo normal só que sem lugares marcados... Normal não! porque com atraso e com o avião a dar a volta ao país num dia em escalas sucessivas, corria-se o risco de nem todos os passageiros terem lugar. Assim, num rasgo de inteligência e experiência acumuladas, deixei-me ficar para o fim na entrada no avião. Et voilá!!! Na mouche!! Já não há lugar!! Está bem, eu não me importo de ir para executiva, se não há mais lugares...
PS: entretanto atingi as 10.000 visitas com um visitante de Gondomar. Obrigado Valentim! E obrigado a todos que, visitando uma primeira vez o blog, ainda acreditam que faça sentido vir cá mais vezes...
25 de janeiro de 2008
24 de janeiro de 2008
Há jornais que são um crime perdê-los!!
23 de janeiro de 2008
Capa e Espada
...
1 - Não vou falar do rapto da Mari Luz porque já estou cansado de raptos (e este parece que mete um circo)... Como as coisas estão, qualquer dia são os Portugueses a implorarem para serem raptados para um País decente. Não, vou falar da grávida Cristina Ferreira, co-apresentadora de um programa TVI com o Goucha (logo aí sinto uma compaixão imensão pela criatura) que, segundo o matutino, “afinal vai ter um menino”. E eu confesso uma profunda desilusão. Aquele “afinal” nota-se que pedia mais qualquer coisa, uma coisa bombástica, estilo “Cristina afinal vai ter coelhos gémeos” ou “Cristina afinal vai ter um alien em forma de cabaça”. Isso sim, seria um título à maneira! Agora, um menino??!
...
2 – PJ vigia dezenas de mesquitas em Portugal (dezenas?? duvido que haja assim tantas em Portugal... só se Vinhais e Moncarapacho também já têm...). Não seria mais fácil colocarem a ASAE a entrar por ali dentro? Com que argumentos? Tipos descalços (atentado à saúde pública), tipos de rabo para o ar (atentado ao pudor e à saúde pública) e tipos de saias (atentado a.... huuummm... atentado à comunidade transformista).
...
3 – Na Praia da Luz ninguém viu aquela figura de BD inventada pelos McCann... alguns disseram que já viram um porco andar de bicicleta... outros que já viram o Djaló marcar golos pelo Sporting... é difícil conseguir fazer um trabalho sério quando as pessoas estão viradas para o gozo...
22 de janeiro de 2008
Afinal o raptor é este!!!
PS: quem fez desenho baseou-se claramente nos Beatles dos anos 70 (Ringo Star? George Harrison? ou terá sido nos irmãos Cavaco de Osso da Baleia?)
21 de janeiro de 2008
Jogos I
19 de janeiro de 2008
A Reflexão
...
Eu sei que o início de ano é sempre dado a grandes balanços e a famosas resoluções para o novo ano (vou fazer isto, vou fazer aquilo, blá blá blá). Não condeno, mas pessoalmente não sou grande adepto deste tipo de ensejos pessoais. O que não quer dizer que não ache que as pessoas devam reflectir. Há realmente momentos na vida em que as pessoas consideram que se torna imperioso parar para reflectirem, pensarem nas suas vidas e no caminho que lhes querem dar.
...
Geralmente fazem-no quando isso implica grandes decisões. O casamento é muito apelativo a esse tipo de sentimentos. A escolha entre Sonasol tradicional ou limão também é sempre bastante complicada. A decisão de ter filhos também implica um grande discernimento (ou não, se nos deixarmos entusiasmar com o momento e tivermos 16 anos de idade). As mudanças profissionais também dizem que tiram noites de sono (a mim, as únicas coisas que me tiram o sono são o café e o esquema táctico do Benfica ou, como eu lhe chamo, “o que é aquilo?!!!”).
...
Muitos seres humanos, e também futebolistas e modelos, são gozados por dizerem habitualmente que deram uma “volta de 360º” às suas vidas (eu também já fiz um 360 mas foi no jogo de skate do Tony Hawks, no meu saudoso Spectrum 48k – 250 pontos de bónus! vai buscar!!). Porque 360º é voltar ao mesmo sítio, dizem entre risinhos histéricos e pedantes. Mas esses críticos chico-espertos, invejosos por não terem a habilidade técnica de um Petit ou os conhecimentos matemáticos de uma Matadinho, são os mesmos que acabam por dizer que precisavam de “dar uma volta às suas vidas”. E meus amigos!!!! Eu nunca fui um arauto da geometria, mas está-me cá a parecer que “dar uma volta” serão exactamente... hummm, deixa cá ver... 360º?!?!?!... E o burro sou eu??!!
...
Também eu acho que há momentos muito importantes para reflectir. Habitualmente defino um período temporal da vida em que esse sentido reflectivo deve estar o melhor apurado possível: desde o dia em que nascemos até ao dia em que vamos morrer. O resto do tempo que nos sobra deveria ser para podermos reflectir ainda mais um bocadinho.
...
Tudo isto só para dizer que hoje, aproveitando este isolamento, resolvi parar para reflectir um pouco sobre a minha vida e o caminho que está tomar. Foram exactamente 1m19s da mais pura e genuína reflexão (quase meditação transcendental ao melhor estilo do Dalai Lama). Só parei para ir tomar uma Aspirina, já que não aguentava mais as dores de cabeça. A reflexão até pode ser uma coisa muito bonita, mas só para quem não tem mais nada na cabeça com que se preocupar.
...
Obrigado e bom dia!
...
PS: Estavam à espera de grandes reflexões sobre a vida, não? Pois... mas isto não é o blog do Pulido Valente, do Pacheco Pereira ou do Pedro Strecht....
PS2: a verdade é que eu inventei este texto todo só para poder utilizar aquela frase do Filipão...
PS3: quem também reflectia bastante era o Exterminador Implacável e o Robocop e vejam no que aquilo deu...
Xbox: como já repararam, estes post-scriptum são só para encher chouriços...
18 de janeiro de 2008
Neyma
...
16 de janeiro de 2008
Ainda dizem que não temos bons atletas nas disciplinas técnicas...
Embora, varistas por varistas, eu ainda prefira deste tipo:
14 de janeiro de 2008
Agora vai ser pé a fundo (como o Bruno Alves costuma fazer aos adversários...)
Parece que o Porto vai começar a participar numas corridas de automobilismo (será que vai passar a haver árbitros e fiscais de linha nesta modalidade desportiva?)... E um dos pilotos até pode ser o Tiago Monteiro, antigo piloto de Fórmula 1 que até ficou uma vez em 3º lugar numa prova em que participaram 4 carros, uma carroça, uma tartaruga e um senhor de canadianas...
PS: só eu sei o que me dói colocar imagens do Porto neste blog...
13 de janeiro de 2008
E ninguém põe mão nisto??!!
11 de janeiro de 2008
Para onde vai a Leopoldina?
10 de janeiro de 2008
9 de janeiro de 2008
Songo
...
No aeoporto de Tete, enquanto me encaminho para o tapete rolante de 5 metros onde vou recolher a bagagem, sou brindado com cartazes “Cahora Bassa já é nossa!”. Façam-lhe bom proveito, espero eu, já que é uma obra grandiosa que deve encher de orgulho todos os Portugueses e Moçambicanos.
...
O caminho para o Songo é um serpentear da estrada pelos campos verdejantes (fruto da época das chuvas) até às montanhas, avistando aqui e ali um aglomerado de palhotas e alguns autóctones a apascentar o gado (isto agora quase parecia poesia pura, mas daquela que vem nos pacotinhos de açucar ou nas tampas de iogurte... serpentear? autóctones? F***-se!! Que paneleirices!!).
...
As pessoas estão sempre a dizer de uma série de coisas que “isso fica no fim do mundo!” ou no “isso fica no cu de judas” (também um título de uma obra de Lobo Antunes). Posso assegurar que é mentira!!! Eu estou cá e não há absolutamente nada vísivel do que essas pessoas dizem!!!!
...
Songo é um lugar que, não existindo a barragem, nunca existiria. Mesmo agora é difícil dizer que existe, se fizermos uma abordagem puramente ocidental do conceito de existência. Aliás, não deveria chamar-se Songo, mas sim Cahora Bassa, já que todos dependem da barragem. Um supermercado, uma dependência bancária, uma bomba de gasolina, um restaurante, tudo é uno nesta terra (e não estou a referir-me ao jogo de cartas).
...
As pessoas da empresa dividem-se por casas térreas, vivendas pré-fabricadas construídas do tempo colonial. Fiquei alojado no chamado Centro/Clube Social, onde fica geralmente o pessoal expatriado solteiro. Pequenas casas também pré-fabricadas, ao estilo de bungalows, com quarto, casa de banho, cozinha e sala, apoiadas por um restaurante e uma (dizem) piscina que não me merece muita confiança (é também no restaurante que se respira colonialismo, sobretudo pelo mobiliário, parecendo que sou um personagem daquela série da RTP – “Conta-me como foi” será o nome?).
...
TV e net é que fazem falta (a minha sede pelo acompanhamento noticioso é quase insaciável – e já agora o meu, o nosso, SL Benfica). Se a net é compensada no escritório, a TV tem de ser invariavelmente suprimida pelo filmes, séries e livros que trouxe. O Prison Break já foi até onde era possível – episódio 8 da 3ª série, agora é com vocês argumentistas, acabem lá com a greve! -, a seguir vou estrear o Dexter e ainda tenho a última série do Seinfeld guardada para os momentos mais difíceis (acabar de jantar às 20h e regressar ao silêncio da casa vai doer lá mais para a frente). O livro do Ricardo Araújo Pereira (“Boca do Inferno”, Edições Tinta da China), foi em dois dias, o qual aconselho vivamente a todos aqueles que gostam de ironia, comédia e estupidez na forma escrita (um pouco do que encontram aqui neste blog... mas em bom!)
...
8 de janeiro de 2008
Eu Show Nico!
...
3 filmes que qualquer gajo quer ir ver (eu não vi nem um só, o que não faz de mim um verdadeiro gajo... sou um gajito... vamos lá um gajinho... ok, um verdadeiro rabeta...).
...
Como é que se convence a mulher, a namorada, a amiga imaginária (no meu caso), a ir assistir a qualquer uma destas películas da treta (gosto do termo película, filme já está um bocado gasto e assim até pareço um conhecedor da matéria), em que o único verdadeiro momento interessante é saber o exacto instante em que as miúdas se despem? (em DVD é muito mais fácil: Stop – Rewind – Very Slow Forward – Stop – Limpar Baba e Meter a Língua para Dentro – Rewind.... e assim sucessivamente até acabarem os Kleanex – um pequeno à parte: depois dos Killers e Klaxons, os Kleanex dariam um grande nome de banda rock, limpavam os prémios todos...)
...
Se para o Crime do Padre Amaro ainda tínhamos o argumento da inspiração queiroziana (apesar de não conseguirmos dizer mais um nome que seja de uma obra do Eça e do único Queirós que conhecemos seja o Carlos Queiroz – que nem é bem um Queirós – ou o Sr. Queirós da papelaria que tem sempre o Record e a Maxmen guardadinhos para nós), já os outros dois, com os seus temas tão encantadores como visitar Bagdad em dia de fogo de artifício, – futebol e prostituição –seria bem mais difícil.
...
É por isso que os realizadores e produtores criaram um estratagema que poucos ainda notaram, mas que não passou incólume aos meus olhos de falcão e inteligência de golfinho (os mais inteligentes até são contratados para estarem em parques aquáticos a saltarem por arcos e a baterem palmas com as barbatanas, o que é revelador da grande inteligência que têm, em vez de a utilizarem para saírem dali para fora, antes que os comecem a utilizar também para dar beijinhos em crianças!!!).
...
Um nome: Nicolau Breyner (aliás, são dois nomes). O homem participa em todos os filmes onde há míudas fixes (o agente do gajo é um espectáculo!!! será que também agencia consultores?) Por isso, só têm de dizer isto às vossas mulheres/namoradas/amigas coloridas/bonecas insufláveis/secretárias/amantes (riscar as opções que não interessam): “Eu sou fã do Nicolau Breyner vai para mais de 20 anos, desde o Vila Faia. E o que eu me divertia a vê-lo no Jogo de Cartas e no Preço Certo!!” e rematam com a frase assassina “É o meu actor preferido, juntamente com o Anthony Hopkins” (esta frase é só para pessoal já batido, que consegue dizer as coisas mais espatafúrdias sem se rir, estilo Sócrates, Santana Lopes ou Filipe Soares Franco).
...
Só mais um aviso/conselho: antes de irem leiam a sinopse... (é o resumo do filme, pá!!). Como vão estar apenas concentrados no momento em que a Margarida Vila-Nova ou a Soraia Chaves se despem, vão acabar por não apanhar nada do resto do filme, e lendo a sinopse ainda podem discutir o filme com as mulheres/namoradas/amigas coloridas/bonecas insufláveis/secretárias/amantes (riscar novamente as opções que não interessam, mas ficando pelo menos com uma!!!), durante a viagem de carro até casa onde vos esperam os resumos dos jogos da Liga na Sportv.
…
PS: cuidado é com o dia em que for o Nicolau a despir-se… mas são os riscos que corremos…
7 de janeiro de 2008
Mas o que é isto??!!!
6 de janeiro de 2008
"Cosas Que Contar" - Eduardo Cruz
5 de janeiro de 2008
O meu Dakar...
Desconfio sempre de hóteis com slogans do tipo "Five star confort at a three star price", mas este está muito bem (já o conhecia da outra vez que cá estive).
Este deve ter sido o voo em que passei melhor (apesar das 11 horas)... bendito comprimido para dormir (mãe, aquilo faz mesmo efeito!!!)... ah! e atravessei a Mauritânia, ao contrário daqueles choninhas do Dakar...
Amanhã voo novamente, desta vez para Tete e depois, já de carro, chegada ao Songo, a última estação.
Depois de 1 mês e meio em Angola e do período das festas, a minha vontade de regressar ao fim do mundo tão cedo não será assim muito grande... mas é o planeamento e a gestão de recursos humanos que se faz em Portugal...
O mundo da bola
4 de janeiro de 2008
Lisboa - Dakar
...
Last Call Mr. Miguel Carvalho - Flight Nr 245 - Gate 4
...
Espero conseguir manter este blog o mais actualizado possível...