"Rir de tudo é coisa de tontos. Não rir de nada é coisa de estúpidos." (Erasmo de Roterdão)
30 de junho de 2012
O que vê nesta imagem?
29 de junho de 2012
Adeus Euro !!! (calma, é o da bola, não o da moeda !!!)
Este blog foi bastante claro no que um Europeu de bola pode fazer no que toca a desviar as atenções. Durante este período nem um post sobre o Governo !! Nada !!
Final do Europeu entre Espanha e Itália com uma arbitragem portuguesa. Só falta o 4ª árbitro ser irlandês e o delegado ao jogo grego.
A confirmar-se a presença de Pedro Proença na final (isto depois de já ter também arbitrado a final da Champions) é mais uma confirmação do surrealismo que é a arbitragem em Portugal. E também, e isto já se tem verificado noutras áreas profissionais, que os Portugueses quando trabalham no estrangeiro conseguem ser extremamente mais produtivos e eficientes. A solução é assim vender o País a estrangeiros mas mantendo os cidadãos a nacionalidade portuguesa. Este rectângulo ia cá aumentar a sua produtividade!!!
A partir da próxima semana voltamos aos temas habituais:
- crise;
- austeridade;
- governo;
- passos e gaspar;
- técnicas de suícidio;
Ou então não !!! Já viram que falta tão pouco para os Jogos Olímpicos ?? Embora o problema dos Jogos Olímpicos seja ter aquelas modalidades que na tv são tão estimulantes como ver koalas a dormir... tiro com arco... tiro de pistola... hipismo (ou dressing ou como é que eles chamam aquilo)... badminton... esgrima... luta greco-romana (ou lutas gay tal as posições adoptadas)... lançamento de anões (o quê? este ainda não é?).
E a seguir há as férias...
E depois está aí o Natal !!! Já começaram a comprar as prendas?
28 de junho de 2012
Portugal vs Espanha
Depois disto a análise ao jogo de ontem. Não se pode afirmar que fomos superiores aos espanhóis, na medida em que o futebol não é apenas defender. É preciso recordar que a primeira defesa que o Casillas fez (e única!) foi ao remate do Moutinho nos penalties.
Penso que Paulo Bento foi muito conservador e fez as substituições muito tarde, ao contrário de Del Bosque que soube sempre ler o jogo e colocou extremos rápidos quando os nossos laterais já estavam cansados e amarelados (nós deixamos Nani em campo 120 minutos quando ele foi uma completa nulidade).
As equipas que perdem nos penalties têm sempre a tendência a dizer que este tipo de decisão é uma lotaria. O que não é verdade, já que os penalties são um facto do jogo que tem de ser trabalhado como os cantos, os livres, etc. Além disso, deixar aquele que é o marcador habitual de penalties na Selecção para o fim parece-me completamente absurdo (só se fosse na esperança de ser ele o marcador decisivo, o que me parece colocar interesses individuais acima dos colectivos).
Relativamente à prestação de Ronaldo, não podemos estar sempre a dizer que a Selecção não depende dele. Quando temos o 2º melhor jogador do mundo, seria muito triste não dependermos dele. Ronaldo fez 5 jogos no campeonato. Um muito bom (Holanda), um bom (República Checa) e três maus (Alemanha, Dinamarca e Espanha). Pode ser considerado um bom campeonato para quem se intitula o melhor jogador do mundo? Não me parece. Ontem então foi uma exibição paupérrima. 3 livres à sua medida em que não acertou sequer na baliza, a primeira finta nunca funcionou e na recepção de bola em movimento esteve sempre desastrado.
Claro que olhando para tudo isto, ficar em 3º lugar é quase um milagre !!!
27 de junho de 2012
Hoje somos todos Portugueses... até o Pepe, o Rolando, o Nani, o Varela, o Ruben Micael
De repente parece que somos Portugueses desde pequeninos (na realidade até somos), que temos um orgulho imenso no nosso País. Infelizmente este tipo de sentimento aplica-se somente em questões futebolísticas. Não sei se será falta de cultura, culpa dos governantes, não é este o espaço para conclusões desse tipo (deixo isso para o Boaventura Sousa Santos e o José Gil... quem? jogam onde?).
É lógico que gostava que Portugal fosse campeão europeu de futebol, mas não vivo obcecado com isso.
Ontem perguntaram-me se, na eventualidade de Portugal ser campeão europeu, iria festejar para o Marquês. Mas se eu nem quando o Saramago ganhou o Nobel fui para lá!!!
25 de junho de 2012
Antevisão - Espanha
Sinceramente, dos jogos que tenho visto da Espanha, não foi uma equipa que me tenha deixado muito entusiasmado. Mantém aquele sistema de controlo de posse da bola em passes contínuos, mas apesar disso parece-me ainda uma equipa algo perra de movimentos. E os defesas laterais parecem-me muito permissivos a defender.Tiveram dificuldades contra Itália e Croácia e isso podem ser bons case studies para Portugal.
A técnica será defender num bloco 4 + 4 (penso até que deveríamos abdicar de ponta de lança e jogar com o Custódio, o que libertaria mais Meireles e Moutinho para acções atacantes sem comprometer o plano defensivo - além disso, sejamos sinceros, jogar o Hugo Almeida ou um poste de electricidade é quase o mesmo, sem desprimor para o poste).
A vantagem dos Europeus é que, perdendo as meias-finais, podemos sempre dizer que ficámos em 3º.
Uma palavra também para os jornalistas da Sic, canal que vai transmitir o jogo. No primeiro jogo que transmitiram da Espanha disseram que a equipa técnica e os jogadores não cantavam o hino, o que demonstrava a grande sensibilidade em matéria de autonomias que existe em Espanha. Eu quero alertar os jornalistas da Sic que eles não cantaram porque simplesmente a Marcha Real não tem letra !! É apenas música !!! E que o que os adeptos cantam é qualquer coisa como "la-la-la-la-la-lo-lo-la-la"
23 de junho de 2012
Vem aí mais do mesmo...
22 de junho de 2012
O que é que o Duarte tem?
Portugal vs República Checa
21 de junho de 2012
República Checa - Antevisão
Depois de termos ultrapassado uma fase de grupos com equipas tão complicadas, seria ridículo sermos eliminados pela República Checa.
É perfeitamente natural que os Portugueses só pensem num único resultado, a vitória, tanto mais que a equipa tem vindo a crescer exibicionalmente.
Mas também é estranho que, agora que estão a jogar melhor, pareça que isso tenha subido à cabeça de jogadores, dirigentes e treinadores, os quais passaram a fazer as declarações mais absurdas contra tudo e todos ("cachecóis checos", "facas afiadas", "ninguém acreditava em nós", blackouts informativos).
Parece que é o mundo contra eles… Os Portugueses, que pensavam ir ter uma selecção de jogadores, afinal descobriram que temos um agrupamento de Calimeros.
Uma nota final também para o pesar que sempre temos relativamente à Selecção quando se diz "Falta a Portugal um goleador". Tenham juízo, nós temos o jogador europeu que mais golos marcou esta época !!!
18 de junho de 2012
Portugal vs Holanda
17 de junho de 2012
Sporting Clube da PJ
Holanda - Antevisão
Allgarve
13 de junho de 2012
Somos os melhores do mundo !!! (e arredores!)
12 de junho de 2012
Antevisão - Dinamarca
11 de junho de 2012
Euro - Ainda o rescaldo...
9 de junho de 2012
Portugal vs Alemanha
Pré-Euro
Autos de Fé 2.0
8 de junho de 2012
Euro - Abertura
Euro 2012
Aí está !!! A partir de hoje e até ao fim do mês, este espaço vai ser exclusivamente dedicado ao Euro (a menos que o Relvas se demita, o Governo caia ou eu ganhe o Euromilhões... neste último caso, o blog obviamente acaba).
PS: uma palavra também para a resposta da Federação às críticas de Manuel José: dizer que os jogadores ficaram tristes e abatidos com as críticas é absurdo !! Tanto mais que não parece terem ficado nesse estado com o empate e derrota frente à Macedónia e Turquia... e isso sim é que justificava o abatimento !! não são as palavras de velhotes...