31 de maio de 2017

Autárquicas 2017 - Oeiras (Renascer Oeiras)



Respeito bastante os movimentos independentes nas autárquicas, acho que foram uma grande vitória da democracia, principalmente quando são efectivos movimentos de cidadãos que querem fazer algo da sua terra ou da terra onde vivem (infelizmente a maior parte dos movimentos independentes que ganham eleições ainda são apenas candidatos que foram excluídos pelos seus partidos em detrimento de outras pessoas).

Não me vou pronunciar muito sobre este movimento porque não conheço para além destes slogans que nunca dizem verdadeiramente nada, servem apenas para preencher cartazes:

- "Reafirmar a política com valores", é difícil alguém ganhar a dizer que vai fazer política sem valores (mesmo que efectivamente depois isso se concretize na realidade);

- "Connosco todas as pessoas contam", é difícil no mundo dito ocidental alguém dizer que não conta com os coxos ou os zarolhos ou os vegans e ganhar eleições (talvez apenas Trump já tenha conseguido isso);



Agora uma coisa salta à vista nesta candidatura que é uma possibilidade real de joint-venture com a candidatura de Paulo Vistas. Se este tem um slogan "Olhar em Frente", a candidatura Renascer aposta num singelo "É por aqui, Oeiras".


Mais do que candidaturas, com estes slogans, mais parecem indicações rodoviárias. Ficamos assim à espera do slogan das candidaturas do PSD (talvez um "Onde estás, Oeiras?") e a independente de Isaltino Morais (proponho um "Já cheguei, Oeiras")


26 de maio de 2017

Autárquicas 2017 - Oeiras (Joaquim Raposo)

Depois de um candidato independente a Oeiras temos agora um candidato do aparelho partidário do PS.


Já foi presidente da Câmara Municipal da Amadora, devendo-lhe ter ficado o gosto de vir à praia em Oeiras para agora ser candidato a esta edilidade.


Tem um sistema de cartazes muito interessante na medida em que parece ter muitos projectos (sic)"para o que não foi feito". Seria mais difícil justificar ter projectos para coisas que já se encontrem feitas, o que nos leva sempre para a inutilidade deste tipo de slogans em eleições (imaginem que ele dizia "Tenho o projecto de fazer uma piscina já está feita" - não iria funcionar tão bem como slogan, não era?


A maioria dos projectos passam por utilizar betão e alcatrão para fazer túneis e rotundas. O projecto que eu mais gosto é indubitavelmente o do túnel rodoviário na Marginal junto à praia de Santo Amaro que vai permitir às pessoas, que actualmente passam por debaixo da estrada, comecem a passar por cima estrada e as viaturas obviamente ao contrário (viva o dinheiro dos outros para torrar!!!!). A única utilidade parece ser os consumidores ávidos de MacDonalds terem um acesso directo em linha recta a esse produtor de colesterol.


Nas fotos dos cartazes, para além de irradiar uma simpatia semelhante a uma porta basculante de um shopping e um penteado que me remete para o sul de Itália, Raposo parece estar sempre a avaliar a qualidade da mesa sobre a qual gere os projectos (ou então parece apenas um projecto humano de taxidermia).


Viva as autárquicas!!!










Autárquicas 2017 - Oeiras (Paulo Vistas)

Quanto temos o Vistas a "Olhar em Frente", só falta o patrocínio do Alberto Oculista para isto ser perfeito... tudo isto para o movimento independente Oeiras Mais à Frente.


Ou a onda de slogans que são apenas frases sem qualquer conteúdo mas parecem ficar bem em cartazes.


Quando penso no mais à frente e o no olhar em frente só imagino pessoas a correr muito rapidamente, aos gritos e cheios de medo, sem olhar para trás.


Bem-vindos às autárquicas!!