20 de fevereiro de 2008

Aviso


Fiquei deliciado com este pequeno aviso atrás da porta do meu quarto de hotel, no Funchal: "Sendo da responsabilidade das Empregadas de Quartos todo o recheio deste aposento, a Direcção agradece aos Exmos. Hóspedes o favor de se informarem na Recepção sobre os preços e disponibilidade de qualquer peça do equipamento que possa porventura interessar-lhes."
...
É uma mensagem simpática da parte da Gerência. Podiam ser brutos e dizer simplemente: "Nada de roubar toalhas, ó seu mandrião!" Mas não, são queridos e fofinhos... e avisam logo que se for roubado alguma coisa, quem sofre vão ser as empregadas... Deste modo estão a puxar-nos ao coração, a um sentimento de culpa com o qual não queremos obviamente passar o resto das nossas vidas...
...
Engraçado também é que a mensagem em inglês não traduz tanta cortesia... Não há cá Exmos. Hóspedes, é logo um "you" e vão logo directos ao assunto mencionando "souvenir" em vez de "peça do equipamento que possa porventura interessar-lhes".
...
É o que dá contratar um tradutor fraquinho... ou então é o problema do tuga não ir lá com avisos sérios e frontais... só com falinhas mansas...
...

9 comentários:

Cátia disse...

Ora aí está algo que nunca tinha visto. Bem, digamos que com estrangeiros temos de ser mais directos pra perceberem como deve ser!

Anuska disse...

e achas mesmo que vai dar resultado???? hummm não me parece lol

Rita. disse...

É realmente peculiar o aviso... mas eu gosto é das traduções, no outro dia numa das portas da faculdd d direito de coimbra dizia (em pt): "Proibida a entrada a pessoas estranhas ao serviço", tradução (inglês): "staff only", lol

seni disse...

São tão 'fofinhos' os senhores. lol

Daniela Sousa Photography disse...

ui interessante... no mínimo...

Angelo disse...

Viste como sao uns simpaticos? Bem ao estilo japones!

Angelo disse...

Alias, devias ver as traducoes com que me deparo aqui! De morrer a rir! Mas estou a ver que tenho que ir ao Funchal tambem!

Sadeek disse...

Pá...ó Miguel...vê-me lá então a como é que está o kilo do roupão, ok? E com debruado a ouro, se possivel...

Obrigadinho

Abraço

Heidi disse...

desconhecia que vendessem o material de unidades hoteleiras para quem esteja "interessado"...antes isso que ser apanhado com a toalhinha na malinha de mão...
diabólico!