24 de dezembro de 2012

Feliz Natal

 

Fraudes jornalísticas

A confirmar-se o caso do suposto funcionário das Nações Unidas que afinal parece não ser nada do que diz, isto é revelador do tipo de jornalismo que se faz em Portugal.
 
E não estamos a falar de pasquins mas sim da SIC, Expresso, Público e TSF que foram alegadamente aldrabados por este senhor.
 
Mas revela também que actualmente o tipo de jornalismo que se faz em Portugal não tem qualquer credibilidade já que nem sequer se investigam as fontes assumindo-se tudo o que algumas pessoas digam desde que isso possa provocar alguma polémica.
 
O trabalho de casa dos jornalistas - investigar se os dados correspondem à verdade - já nem sequer é feito por órgãos de comunicação social que ainda tinham algum idoneidade na nossa praça.
 
Parece que o senhor no passado tinha estado preso por fraude e até tinha feito parte da lista do Sr. Jorge Gonçalves na presidência do Sporting, salvo erro no Conselho Fiscal (ou seja, um mini-Vale e Azevedo).

22 de dezembro de 2012

Continuo a preferir de longe as tuas crónicas no Record...

 

As pensões de Coelho

Eu não suporto este Governo e quando o primeiro-ministro abre a boca normalmente a minha reacção é de riso irónico misturado com um qualquer palavrão que a escola da vida e a literatura moderna me têm ensinado.
 
Esta semana, quando Passos Coelho afirmou que existem pensionistas a ganhar mais do descontaram a 1ª reacção também foi essa. Mas, e colocando de lado que o objectivo é também criar uma divisão entre trabalhadores/pensionistas públicos e privados, em parte o primeiro-ministro terá razão.
 
A lei referente às pensões de reforma, até há pouco tempo, fazia o cálculo baseando-se nos 10 melhores anos dos últimos 15 de descontos para Estado.

Ora, é lógico que o sector público sempre saiu mais beneficiado com isto do que os privados, já o emprego no sector público é feito de carreiras (por analogia, é andar numa escada rolante, vai-se ali parado sempre a subir, ou quanto muito às vezes para-se). Isto é, na grande maioria dos casos, os funcionários públicos passam à reforma praticamente no topo das suas carreiras. Os 10 melhores anos dos últimos 15 eram esses.
 
Para além disso, não há despedimentos na função pública. Ao contrário dos privados, onde se podia estar a ter uma carreira ascendente espectacular e de repente ia tudo por água abaixo, começando tudo do zero (uma pessoa até podia ganhar 3000 euros até aos 50 anos e partir dessa altura ser despedido, voltar à estaca zero, e nos 15 anos seguintes passar a receber só 500 euros - quando passasse à reforma o cálculo seria feito com base nesses 500 euros).
 
E mais, nos privados existe um encargo da entidade empregadora (normalmente 23,75% a acrescer aos 11% desconto dos trabalhadores), o qual há bem pouco tempo não existia nos institutos ou empresas ou organismos públicos.

E já nem falo naquelas pessoas que nunca descontaram nada na vida (muitas vezes por opção) e que hojem têm pensões (ainda que miseráveis).
 
 

O "meu" centro comercial também tem um Pai Natal

Todos os centros comerciais têm agora um Pai Natal, ao colo do qual as crianças podem tirar fotos.
 
Eu não quero levantar suspeitas infundadas mas ter crianças ao colo durante o dia inteiro parece-me um trabalho deveras aliciante para todos os pedófilos que grassam por aí (e parecem ser, segundo se vê no Correio da Manhã, em número suficiente para ter uma página de grupo no Facebook).
 
 

20 de dezembro de 2012

A tua cruz espera por ti...

A capa da última edição do jornal Sporting é uma espécie de Última Ceia.
 
E em que Godinho Lopes aparece no centro como uma espécie de Jesus Cristo. Premonitório...
 
Uma vez que sou ateu agnóstico é-me indiferente, não me choca nada, que imitem uma imagem religiosa. A minha questão é somente esta, uma vez que sou pouco dado a temas religiosos: a Última Ceia não está relacionada com a Páscoa??!!

Godinho sempre em grande !!!

17 de dezembro de 2012

O (des)Governo

Este Governo está completamente a marimbar-se para a taxa de desemprego em Portugal.
 
Para eles tanto faz que a taxa de desenmprego seja de 15, 20 ou 25 por cento. Que sejam 800 mil ou 1.5 milhões.

As contas que lhes interessam são outras: é saber quantos desses é que ainda recebem subsídio de desemprego e por quanto tempo. Porque isso é que lhes representa um custo.

Este Governo vai destruir o país todo e quando essa destruição acabar, simplesmente vão perder eleições e quem vier que se amanhe porque eles vão para os seus lugares nas empresas privadas com todas as regalias e mordomias.
 
E assiste-se impávida e serenamente a tudo isto sem esboçarmos o mínimo de reacção. Hoje em dia Portugal é um país anestesiado pela austeridade, mas sobretudo pelo medo. O medo de perder a reforma, o medo de perder o trabalho, o medo de perder a dignidade. E quando se chega a este terrorismo psicológico é porque chegámos ao fundo.

O Fantasma de Belém

Não se trata de um conto de Natal, mas sim do fantasma que parece habitar o Palácio de Belém.
 
A confirmar-se a promulgação do Orçamento de Estado e apenas o posterior envio para fiscalização da constitucionalidade de algum conteúdo do mesmo chegámos a um estado em que até o Presidente da República se está já a borrifar para o que quer que seja.
 
Entramos no espírito do "Promulga-se e depois logo se vê o que dá". Que foi exactamente o que foi feito no ano passado com os resultados que conhecemos (inconstitucionalidades permitidas pelo Tribunal Constitucional pelo carácter excepcional da conjuntura).
 
Vivemos num atropela completo da lei fundamental do país, promovida por aquele que deveria ser o maior garante da aplicação em conformidade da mesma.
 
Neste momento já não somos a Grécia... também já não somos Portugal... somos uma espécie de Serra Leoa...

EUA

Cada vez que há um massacre nos EUA, logo vêm os governantes e as pessoas em geral perguntarem-se como é que é possível estas coisas continuarem a acontecer sucessivamente.
 
E a resposta é sempre a mesma: num país onde adquirir bebidas alcoólicas é mais difícil do que comprar armas de guerra estas coisas continuarão a acontecer periodicamente.
 
E de todas as vezes que ouvem esta resposta, os norte-americanos fingem não estar a ouvir. E há-de ser sempre assim enquanto o lobby das armas tiver um poder impressionante e os norte-americanos continuarem agarrados a certas normas da Constituição que hoje em dia não fazem qualquer sentido.
 
Em vez de resolverem o problema pela raiz (limite à compra e uso de armas), os americanos vão continuar a resolver as situações pela forma mais complicada, tornando as escolas autênticos fortes ou prisões de alta segurança.

E quando um país chega a este ponto, diz-me muito do que é a liberdade numa sociedade.

PS: um pequeno apontamento em relação ao tratamento que as televisões, em especial as portuguesas que são às quais acabamos por ter mais acesso, têm dado a este tema. Aqui se vê claramente que uma vida de uma criança norte-americana vale muito mais que uma criança asiática, africana ou sul-americana.

3 de dezembro de 2012

Popota

Eu vejo esta imagens da Popota (ou Hipopota para alguns) e confesso que o meu primeiro pensamento é que vou ser assaltado com alguma violência.
 
A animal assumiu este ano uma "slut fashion image" que tem tudo a ver com a criançada !! Então não tem !!!

29 de novembro de 2012

A Passo(s) de Caracol

Confesso que não vi a entrevista do primeiro-ministro.
 
Da mesma forma que prefiro ver o resumo dos melhores momentos de um desinteressante Feirense - Estarreja (em vez do jogo completo), também as entrevistas de qualquer membro deste Governo prefiro ver devidamente compactadas com os melhores/piores momentos.
 
Daquilo que vi,  mais uma vez o primeiro-ministro não nos disse nada de novo: o caminho será este mesmo que os números contradigam tudo o que o Governo prevê, mesmo que estejamos a caminhar para o abismo.
 
Parecemos um comboio desgovernado em que somos meros passageiros que sabem perfeitamente que o comboio vai descarrilar, gritamos para o maquinista parar ou abrandar e este responde-nos ainda com maior velocidade enclausurado na sua sala. O problema é que quando o comboio descarrilar completamente por uma ribanceira numa curva mais apertada, o único que vai conseguir saltar a tempo será o maquinista...
 
"Gosto" sobretudo das justificações do Governo: este é o nosso plano mas não conseguimos prever o que vai acontecer.
 
É mais ou menos do tipo "eu vou fazer um bolo com o forno a 1000 graus durante 10 horas - este é o meu plano - mas não posso prever o que vai acontecer... eu quero acreditar que vai ficar um bolo bem bonito". Não car****!!!! Vai ficar um bolo incinerado !!!!

28 de novembro de 2012

Despertai a Sentinela !!!

Na revista Sábado da passada semana vinha um artigo acerca do universo das Testemunhas de Jeová.
 
Não diria que fiquei chocado (é difícil chocarem-me a partir do momento em que já vi Nelo, Tavares, King ou Steve Harkness jogarem na equipa principal do Glorioso), mas fiquei surpreendido com algumas coisas. Ao pé das Testemunhas, os Manás e as IURD's parecem seitas quase sérias.
 
O que mais me surpreendeu foi o discurso de segregação que emana daquela gente. Na realidade eu sempre desconfiei de senhoras de meia idade que nos batem à porta à hora do jantar e a primeira coisa que nos dizem é que o Mundo vai acabar não tarda nada mas elas são a nossa Salvação (aliás, as Testemunhas de Jeová têm uma obsessão quase macabra com o fim do mundo, que já não parece um medo mas sim um desejo ardente!!).

Outra coisa curiosa foi serem contra a prática do desporto porque isso cria competição entre as pessoas. Pode estar aqui a génese do problema actual do Sporting. Terão sido eles "OPAdos" pelas Testemunhas de Jeová?
 
Provavelmente vou receber muitos comentários de Testemunhas iradas com estas apreciações. Aviso já que não aceito insultos menores que coisas do tipo "Você é filho do Diabo".

26 de novembro de 2012

Feliz Natal

Com a crise que grassa por este País, parece que os presentes / prendas de Natal para este ano, segundo um estudo, vão ser chocolates e roupa.
 
Eu já decidi que não vou entrar nesta onda e vou tentar ser original:

- para a minha Mãe vou-lhe fazer um desenho com uma casa a deitar fumo pela chaminé, uma árvore de fruto e um sol com muitos raios (vou evitar desenhar pessoas porque tenho sempre o problemas de fazê-las parecer ET's);
 
- para o meu vou-lhe fazer um cinzeiro em barro (mas como ele não fuma vou fazer um bocadinho maior para servir para colocar as canetas); 
 
Mas tudo com papel reciclado e com barro orgânico sem componentes artificiais.

Diminutivos

Em Portugal temos a mania dos diminutivos para tudo.
 
Já nem falo do bifinho, no cafezinho ou na continha...
 
O que realmente me irrita são diminutivos dos nomes. Existem na realidade 3 tipos distintos:
 
a) os diminutivos verdadeiros, em que o nome fica realmente diminuído, tipo Tó (António), São (Conceição), etc;

b) os diminutivos falsos, em que a única coisa que fica realmente diminuída é a auto-estima da pessoa: Migas (Miguel), Becas (Bernardo), Quico (Henrique);
 
c) e os não diminutivos como Joãozinho (João), Zézinho (José), etc, cujo nome não fica na realidade diminuído (antes pelo contrário!!!), mas também aqui provavelmente o que diminui é a auto-estima, na medida em que aquela tia que só nos vê nas festas de Natal vai continuar a chamar-nos assim mesmo que já tenhamos mais de 50 anos ("Zézinho, estás tão bonito! Já acabaste o curso?" - "Tia, eu tenho 56 anos, 3 filhos e um neto, o ano passado fui à festa dos 30 anos da licenciatura";

24 de novembro de 2012

As mulheres são de Vénus, os homens são do Planeta dos Macacos

As mulheres têm aquela singular capacidade de desarmar os homens (e não estou a falar de mulheres do corpo da PSP, nem daquelas que leêm aqueles livros das sombras).
 
Basta chegarem ao pé de nós e perguntarem:

"Isto não fica muito bem com estas calças, pois não?"
 
Há aqui tanta coisa por onde pegar:
 
a) a pergunta vem pela negativa, portanto já nos está a tentar convencer;
 
b) se a nossa resposta for "Pois não", a reacção pode ser "mas fica assim tão mal?" - e aí somos encostados novamente à parede e recomeça tudo de novo como se tivéssemos direito a viagens gratuitas atá ao fim da vida numa montanha russa.
 
c) também podemos responder "Pois não" e a reacção do outro lado ser "tu não percebes nada disto" (mas não invalida que nos continuem a pedir a nossa opinião no futuro, apesar de sermos uns leigos na matéria);
 
d) também há quem responda "não fica mal, mas porque é não levas antes aquela saia plissada de cor de amêndoa que te faz realçar as maçãs do rosto e projecta toda a tua sensualidade de uma mulher que sabe o que quer da vida e vai lutar por isso" - mas nesse caso, desculpem estragar a surpresa, vocês são gays; 
 
Quando elas voltam para o quarto com a cama espalhada de opções de roupa tirada do armário, o nosso primeiro pensamento é "Ela tinha dito que era para ir ao supermercado, não era? Ou eu percebi mal e era ao reveillon do Casino do Estoril?"
 
Mas depois voltamos aos nossos pensamentos normais: "Porra! O Aimar ainda está lesionado? E logo uma contractura muscular no gémeo interior da perna direita" (sim, o Record e A Bola faz mais pelos nossos conhecimentos de medicina que a Anatomia de Grey, com a vantagem de também nos fazer chorar muito menos, excepto se formos sportinguistas)

21 de novembro de 2012

O que anda por aí...

Depois da chuva de emails e telefonemas a perguntarem-me o que é que se passa com o blog, a resposta é esta:

São os tempos de crise !!! E a falta de inspiração que este País me está a dar!!
 
Mas não posso deixar de comentar os últimos grandes acontecimentos:
 
1 - Greve Geral / Apedrejamento

Sobre a greve geral há pouco a dizer... os funcionários públicos fizeram em massa... os privados não podem arriscar fazer... o trânsito estava uma maravilha!!

Já o apedrejamento, por um lado revela a incompetências das autoridades superiores da Polícia e do Ministro da Administração Interna. Uma hora a levar com pedras até reagirem???
 
Em relação ao novo tipo de calceteiros: a violência pela violência é uma coisa estúpida. Há 2 tipos de violência: a gerada pela estupidez e a gerada pelo desespero. Neste momento ainda estamos na primeira.

2 - Angela Merkel

5 horas de estadia que mais parecia ter vindo cá um ser alienígena tal o grau de excitação que grassava nos jornalistas (muita cueca se terá mudado naquele dia).

Um almoço no Forte diz muito sobre o que foi esta visita. Não me lembro de nenhum primeiro-ministro receber outra figura de Estado de um país estrangeiro no Forte. Para não falar das restantes medidas de segurança. A vassalagem foi ridícula, como rídiculo está a ser este Governo e este País.

Portugal não é a Grécia !! Portugal não é Grécia !! Ufanam eles, os servos da gleba, para que os nobres da Europa os oiçam...

Pois não, Portugal não é a Grécia...

Mas Portugal também já não é sequer Portugal...

Quem avisa...

O Gonçalo M. Tavares já tinha tido essa premonição...

28 de outubro de 2012

Hora de Inverno

Hoje atrasamos uma hora.
 
Mas quando o Orçamento for aprovado, vamos atrasar 20 anos...

26 de outubro de 2012

Eleiçoes 2012

O Mundo da Verdade votou eram hoje 10:10.

Quando as eleições foram convocadas, o nosso voto pendia para o voto branco.

Quando surgiu a 1ª candidatura, do actual presidente, a tendência continuava a ser o voto branco.

Quando surgiu a 2ª candidatura, a 2 ou 3 semanas do plebiscito e sem qualquer projecto que se veja, tivemos de ponderar para decidir a tendência de voto.

Quando a alternativa que se apresenta não é melhor que o que existe na actualidade (e isto pode extrapolar-se para a politica, por exemplo), o melhor é garantir a continuidade.

A lista de Rui Rangel começa logo com um slogan preguiçoso: "Benfica aos Benfiquistas". Pior que isto penso que só se fosse "Benfica é Benfica". Depois, não existiu qualquer projecto, juntaram uns indivíduos com a esperança remota de ganharem assim umas eleições com uma preparação feita em cima do joelho. Se ele é assim como candidato não se pode esperar muito mais como presidente. O seu discurso eleitoral resume-se a meia dúzia de "ideias": passivo, numero de jogadores, acabar com o ecletismo das modalidades do Clube, com excepção do futsal e o regresso do ciclismo (essa modalidade que está hoje tão popularizada, especialmente no mundo da droga). Ora isto obviamente não é nada !!!

E tem de se castigar o nada !! O nosso voto é um voto consciente no candidato Vieira mas é também um voto de protesto contra as não campanhas e os não candidatos.

PS: e não me venham dizer que as eleições no SL Benfica são democráticas quando um tipo pode ter 1 voto e outro pode ter 50. Um homem = Um voto, isso sim são eleições democráticas.

21 de outubro de 2012

Bandeira Nacional

A dobragem da Bandeira Nacional, especialmente em cerimónias, deverá ser efectuada de modo a que, no final, resulte um rectângulo com a largura e comprimento do Escudo Nacional. A dobragem deverá ser feita por, normalmente, quatro pessoas, seguindo os seguintes passos:


1. Coloca-se a Bandeira na horizontal, segura pelas bordas da tralha e do batente;


 

2.  Dobra-se o terço superior para trás;

3.  Dobra-se o terço inferior para trás;

4.  Dobra-se o lado do batente (encarnado) para trás;

5. Finaliza-se, dobrando-se o lado da tralha (verde) para trás.


 

O resultado


 


 

Assim se trata a Bandeira Nacional com respeito e se dobra de forma a se poder ver exactamente qual a sua posição evitando equívocos (no mínimo) embaraçosos. Não se dobra a Bandeira Nacional como se fosse um lençol ou uma toalha!

19 de outubro de 2012

O quê?

eu quero lá saber do enfermeiro que escreveu uma carta ao Aníbal a dizer que tem de sair do país... e que agora odeia o país (então ainda bem que se vai embora)... e que pede para não aumentar os impostos sobre as lágrimas e a saudade, ó lá que raio é aquilo... e as televisões no aeroporto a ver o menino partir como se fosse o D. Sebastião....

eu preocupo-me é com aqueles que não conseguem mesmo sair porque não têm alternativa, os velhos reformados que já não conseguem voltar a trabalhar mesmo que quisessem...

isso é que me chateia... agora putos novos que fazem greves de fome para arranjar emprego, putos que fazem a volta a Portugal a pé à procura de emprego com as tv's atrás, putos que vão a choramingar para o estrangeiro mesmo sabendo que quando escolheram o curso era isso que lhes iria acontecer... tipas a mostrar mamas porque sim "yé, é a cena da liberdade"
...

é pá não me fecundem com essas mariquices !!!

se é para deitar isto abaixo é a sério... não me venham com cartas e greves e passeatas na avenida e concertos e merdas dessas que só servem para encher chouriços e ocupar o tempo enquanto não se metem nos shoppings para as compras de Natal....

13 de outubro de 2012

Este Governo que nos desgoverna...

Cada vez me convenço mais, para mudar qualquer coisa na política portuguesa, a solução não passará em primeiro lugar por derrubar o Governo, remodelar o Governo, criar um Governo de iniciativa presidencial.
 
Não !! O que precisamos urgentemente é de remodelar o PS !!!
 
Quando se diz que neste momento não existe alternativa a esta coligação isso é mentira ! Claro que existe alternativa, mas ninguém de bom senso quer ser governado por um cacho de bananas vindas do Largo do Rato.
 
É urgente que o PS olhe para dentro e diga claramente aos Portugueses se quer ser alternativa. E se sim, faça por isso internamente, em vez de continuar a ser dirigido por indíviduos, digamos, pouco cerebrais.
 
Vejam lá isso e depois digam.nos alguma coisa, ok?

5 de outubro de 2012

Madeira - Dengue

"Mosquito gosta muito de picar humanos", diz uma responsável de um centro de estudos de vectores e doenças infecciosas do Instituto Ricardo Jorge.
 
E assim ficamos todos elucidados sobre a temática do mosquito de Dengue.

30 de setembro de 2012

Questões fracturantes

Numa altura em que o País vive numa espécie de limbo entre um coma vegetativo e a morte lenta, muitas questões demasiado fracturantes estão a ser deixadas para trás.
 
São questões que, dada a sua natureza própria e as implicações daí advindas, geram um silêncio ensurdecedor entre os nossos governantes. Nós sabemos que o Passos tem uma opinião, nós sabemos que o Seguro tem uma opinão, nós sabemos que o Borges tem... uma coisa...
 
A grande questão que serve de debate nas escolas mais importantes ligadas ao tema é?
 
- Na lida da casa o que é que se deve fazer primeiro: aspirar ou limpar o pó?
 
A escola dos aspiradores defende que, obviamente deverá ser o acto de aspirar, na medida em que é o método que suga mais pó, ficando o residual para os míseros panos de pó e o Pronto cheiro a alfazema. Mas esta escola anda de peito feito desde que a Depuralina colocou um aspirador a dormir com uma miúda jeitosa.
 
Já a escola dos panos do pó defende obviamente para a si a primazia, na medida em que é o acto mais nobre entre os dois. Se aspirar não é mais do que empurrar para a frente e para trás um cano, enquanto uma caixa barulhenta nos segue para todo o lado como um cão, já limpar o pó, segundo esta escola, é um acto de grande nobreza na medida em que é uma tarefa que nos obriga, invarialmente, a levantar todos os Pierrot's de porcelana, miniaturas da Torre Eiffel e pequenos pianos em latão das estantes (o que quer que isso tenha de nobre!!!!).
 
Isto sim deveria preocupar e agitar as mentes dos think tank nacionais. 
 
PS: olhando para a fotografia nós sabemos muito bem o que é que se deveria fazer primeiro!!!

29 de setembro de 2012

Manifestações

Antigamente era comum ouvir as pessoas dizerem que participavam nas manifestações pelo futuro dos seus filhos e netos.
 
Hoje em dia, com a tentativa de destruição total do país por um bando de alucinados (eleitos por grande de nós, é preciso nunca esquecer isso!), esse paradigma alterou-se completamente.
 
Hoje em dia, as manifestações são pelo futuro de todos, avós, pais, filhos e netos. Um país que rouba aqueles que muito pouco podem já fazer (pensionistas e reformados) é um país que não se dá ao respeito.
 
Lutamos por um futuro, mas um futuro que é hoje!!

20 de setembro de 2012

Dr Jekyll and Mr Hyde afinal são madeirenses

Alberto João Jardim, aproveitando a vinda ao Conselho de Estado, acabou por dar uma entrevista à RTP onde revela mais uma vez todo o seu bipolarismo ou múltipla personalidade.
Curioso como aquilo que Alberto João Jardim defende para o país é sempre o oposto do que defende para a Madeira. Na entrevista ouvimos coisa como:

- "remodelação no Governo" (algo que ele faz muito na Madeira);
- "novas caras e formas de comunicar" (ui, novas caras é o que se vê mais!! e novas formas de comunicar então!! já nos contentávamos se ele soubesse no mínimo comunicar);
- "seria um erro a Assembleia da República ser dissolvida" (algo que ameaça fazer na Assembleia Regional caso perca as eleições internas do PSD/Madeira);
- "sem lançar o país num caos que seriam novas eleições" (na Madeira pelos vistos não lança qualquer caos)
- "é uma questão de cada partido, inteligentemente, fazer a sua autocrítica e procurar novas soluções" (algo muito habitual no PDS Madeira, onde a solução tem sido sempre a mesma);
- "quando vejo neste Governo o CDS em Lisboa dizer uma coisa, aqui na Madeira diz uma coisa diferente" (exactamente o que ele acabou de fazer)

Alberto João Jardim é Dr Jekyll and Mr Hyde, versão madeirense.

17 de setembro de 2012

Rotunda


Para aqueles que têm de ir pela rotunda do Marquês, mas estão a ter algumas dificuldades, disseram-me que o período mesmo bom para ir é entre as 2 e 5 da manhã... quase que não se apanha trânsito nenhum... agora adaptem os vossos horários !!! Vocês são donos das vossas vidas !!! Deixem os autarcas gastar 700 mil euros (embora a Cãmara esteja falida) para estes experimentalismos...

O desenho em cima explica (em pormenor e uma forma bastante simples) a nova forma de circular na rotunda.

Outra alternativa para não apanhar trânsito é ir pela rotunda interior porque, com medo de não conseguirem sair, a maior parte das pessoas estão apenas a circular pela rotunda exterior (independentemente do sítio para onde queiram sair). Isto obviamente tem um risco: o de efectivamente não conseguirem sair da rotunda !!!

Existe um senhor que está desde as 8 da manhã à volta da rotunda interior, sem conseguir sair. A Protecção Civil já avançou com uma operação de resgate constituída por 10 corporações de bombeiros, 200 bombeiros, uma brigada de trânsito inteira (incluindo 250 grades de cerveja), 25 cães especializados em encontrar automobilistas perdidos em rotundas, 4 helicópteros (mais os 15 das televisões), 1500 mirones e palpiteiros e um Canadair (tem de haver sempre um Canadair!!). Foi também chamado ao local o maior especialista mundial em rotundas, Isaltino Morais.

António Costa afirmou já, ao final da manhã: "Podemos ter perdido uma rotunda, mas ganhámos finalmente um carrossel em Lisboa. Para quem anda sempre a pedir uma Feira Popular em Lisboa, está aqui!! Agora larguem-me porque eu vou comer uma chamuça..."

No Secret Story

Não sei se têm acompanhado a Casa dos Segredos...

O Paulo está lixado com o Pedro e já descobriu o seu segredo ("Não tenho perfil para 1º Ministro")... mas não vai revelá-lo porque o Pedro também já sabe o dele ("Não tenho tomates para abandonar a coligação")

E agora apareceu o Marcelo a desancar nos 2, embora toda a gente saiba qual o seu segredo ("Sou a porteira do regime"). Quem também está à rasca e um pouco inseguro é o Tozé porque também já toda a gente sabe qual o seu segredo da treta ("Sou um banana").

E agora a Manuela também se quer destacar dizendo que afinal o Pedro só quer ir para a cama com todos os Portugueses, mas à bruta, não é para lhes fazer cafuné... ou como disse o Jerónimo no confessionário "Isto é a política do quero, posso e mando"
O Aníbal (porra! que esta Casa só tem gajos!!!) é que não se tem destacado na Casa, passando a maior parte do tempo no jardim a assobiar para o ar... dificilmente alguém irá descobrir o seu segredo ("Mal consigo viver com 10.000 euros de pensão")

Who the f*** is this guy ??!! *

De repente este senhor aparece em todo o lado, como baratas em climas húmidos.

Só o ouvimos dizer banalidades e frases feitas... parece-me o sósia de Miguel Relvas enquanto este andar no estrangeiro...

Senhores do PSD, parem por favor !!! Ao pé deste Governo, o do Santana Lopes até pareceu um Governo sério.

* expressão anglo-saxónica que poderá ser traduzida da seguinte forma:

Português literário: Quem é este senhor que se nos apresenta?
Português do tradutor do Google: Quem diabo é esse cara?
Português corrente: Quem é este caral**?

12 de setembro de 2012

Cavacanana

É isto que temos...
 
É isto que merecemos? Provavelmente sim...

Ecce Homo à la PPD/PSD/CDS/PP

Há umas semanas atrás descobriu-se que uma velhota de 80 anos, em Espanha,  tentou de uma forma bastante inocente e diligente diga-se de passagem, restaurar um quadro antigo (Ecce Homo) na localidade de Borja em Espanha. O resultado foi, literalmente, uma verdadeira borrada.

Louve-se o espírito de iniciativa da senhora. Perdoe-se a sua inocência.

Em Portugal, um bando de indivíduos vindos das madrassas políticas dos partidos, e eleitos com maioria absoluta pelos Portugueses (é necessário também nunca esquecer isso!!!), pegaram no seu Ecce Homo (a governação do Estado português) e resolveram destruí-lo completamente.

Quais são as diferenças fundamentais?

Em Borja, apesar da perda cultural, não existe um prejuízo directo para as pessoas (se calhar até pelo contrário: hoje conhecemos a localidade de Borja). Além disso, a avançada idade da senhora pode justificar a confusão entre aquilo que desejaria fazer e aquilo que efectivamente sabe fazer.

No caso português a situação é, incomparavelmente mais grave. Não só a tentativa de restauração do Estado irá custar (e muito!) a quase todos os Portugueses, como todas estas medidas não só não saíram de cabeças senis (ou então sim!!) como parecem resultar de todo um plano já previamente delineado não se sabendo bem qual o objectivo final (e aproveitando-se de um conjuntura económica favorável ao mesmo).

E isto sim é preocupante. A ideia que se tem de que um bando de indivíduos tomou agora de assalto o Estado não se sabendo efectivamente muito bem qual o plano final. E isto com agravante do silêncio, não só de um dos membros da coligação (Paulo Portas remeteu-se estranhamente ao silêncio nos últimos tempos, coincidindo curiosamente com o momento em que surgiram as notícias dos submarinos e das comissões geradas), mas sobretudo de um Presidente da República que mais não veio do que confirmar a sua falta de carisma (vamos chamar-lhe assim) para o cargo que ocupa.

Neste momento torna-se também imperioso perguntar à oposição (neste caso sobretudo ao PS), na situação actual, se fosse Governo, que estratégia efectivamente teria (olhos nos olhos, sem falinhas mansas, para termos a noção exacta do que é que nos espera num futuro imediato).


Ah pois é !!

Portugal não é a Grécia !!!

Neste momento não restam dúvidas algumas... este Governo transformou Portugal na Grécia... só faltam os tumultos na rua (mas também devem estar para breve).

Desta vez, Gaspar resolveu atacar os pensionistas e reformados (onde é que anda nos últimos tempos Paulo Portas, sempre tão defensor dos reformados e pensionistas? se não sabia, já se devia ter demitido porque lhe passaram a perna; e se sabia, devia ter vergonha na cara)

E agora como não bastassem todas as reduções directas nos rendimentos, aumentam também as taxas de imposto sobre os depósitos/poupanças (já não têm a lata de roubar ainda mais directamente pelos rendimentos auferidos, vão às poupanças das pessoas... é por todo o lado a roubar)


9 de setembro de 2012

Se qualquer abécula vai à TV dar opiniões, o Mundo não ficará para trás...

Deixa-me ver se eu percebi a lógica do aumento de 7 pontos percentuais nas contribuições para a Segurança Social:
 
Sonho do Governo: diminuindo o valor do encargo da entidade patronal, as empresas terão menos custos e desta forma, segundo o Governo, vão logo a correr contratar novos trabalhadores (em vez de aproveitarem é para fazer mais lucro com menos pessoas);
 
Realidade: com o aumento das contribuições da Segurança Social, os rendimentos das pessoas vão diminuir, o consumo vai continuar a diminuir originando assim a diminuição de receitas às empresas e, consequentemente, a novos despedimentos (a não ser que o Governo acredite que as empresas, com diminuição de receitas, corram a contratar pessoas, naquilo que seria a invenção de um novo conceito de gestão mundial).
 
Exceptuando pessoas ligadas ao PSD e ao CDS/PP (e até aqui há divisões!), ainda não ouvi ninguém dizer que as medidas vão beneficiar o que quer que seja ao nível do fomento do emprego. Mas eles é que são os gurus da economia portuguesa, eles é que conhecem o País como as palmas das mãos, eles é que fizeram cursos em 8 meses...
 
E tenho muitas dúvidas que a suspensão de 1 subsídio, ou dos 2 no caso dos pensionistas e reformados, não continue a ser inconstitucional, o que servirá para vermos o que é que estes governantes realmente pensam do que é o cumprimento estrito da lei (aonde é que anda aquele Paulo Portas que defendia tantos os reformados e pensionistas??!!).
 
E onde é que anda Cavaco?

O 1º Ministro pede para não baixarmos os braços....

... porque enquanto estiverem no ar podem roubar-nos à vontade !!!!

7 de setembro de 2012

Pensamento do Dia

 

E o prémio de "E que tal mais uma medida de austeridade?" vai para...

Exacto !!! Novamente para os contribuintes portugueses !!!
 
Já começa a ser monótono os contribuintes portugueses serem brindados com estes 'prémios'.
 
Se eu não soubesse que és formado em Economia na mesma faculdade que eu perguntava-te "Onde é que aprendeste a fazer esta economia/gestão?".
 
Assim sendo, a pergunta é "Isto é a economia moderna?" Chupar-nos até ao tutano?
 
O pior é que, mesmo que para o ano ganhe o PS as eleições (sim, porque não acredito que este Governo aguente o próximo ano), dificilmente os socialistas vão andar com estas coisas para trás.
 
Há uns tempos atrás um gajo olhava para o Seguro e diria "Que totó!". Agora olhamos para ele e começamos a dizer "Que totó! Mas este tipo faz-se". Mas não é por iniciativa do Seguro, simplesmente os outros já estão a descer tão baixo...

Fogos (ou Lume, para os madeirenses)

Já não consigo ler e ouvir, na TV, rádio e jornais, a expressão "O fogo continua a lavrar..."

Saber que são os incêndios que mais lavram terrenos e terrenos por esse país fora deve ser humilhante para aqueles agricultores que investem numa actividade que os governantes (portugueses e europeus) repetidamente desprezam, como se a comida que aparece nos seus pratos caísse do céu de forma miraculosa.

Também já não consigo ver as reportagens dos incêndios na televisão. Entre entrevistar populares, bombeiros, autarcas, etc só deve faltar mesmo entrevistar o próprio fogo, algo que creio que alguns jornalistas (vamos chamar-lhes assim para perceber a ideia) já devem ter proposto aos seus directores editoriais. Para não falar daquelas reportagens em que o jornalista (ou tipo com um microfone na mão que tem de dizer umas coisas, para sermos mais exactos) tem mesmo o fogo a queimar-lhe já o cabelo... ou em que simplesmente metem-se pelo meio do mato só para atrapalhar o trabalho dos bombeiros e dos populares.

PS: sem que tenha nada a ver (é apenas para não fazer outro post sobre isto), ainda no rescaldo do caso Tristeza vs Ronaldo, no estágio da Selecção em Óbidos vi uma reportagem da Sic em que o jornalista daquela estação entrevista um jornalista de um canal ou jornal espanhóis. Quando jornalistas se começam a entrevistar uns aos outros já percebemos o quão baixo desceu o jornalismo no mundo...


6 de setembro de 2012

Saturday 'All Day' Fever

Parece que a troika 'sugeriu' (está entre aspas e itálico porque não sei efectivamente qual o poder da troika actualmente nos países ajudados: muita ou bastante?) à Grécia que as semanas de trabalho passassem a ser de 6 dias, em vez dos habituais 5 dias. Isto para além da 'sugestão' de outras medidas englobadas nessa recente figura que é a flexibilização laboral, que mais não é do que encostar os trabalhadores à parede e violá-los à bruta (nunca percebi esta expressão, o que é uma violação sem ser à bruta?).

Parece que o problema da produtividade na Grécia são o número de horas/dias que as pessoas passam a trabalhar e não o que realmente fazem nessas horas. Se um trabalhador é improdutivo 5 dias por semana, alguém acredita seriamente que no sexto é que será incrivelmente produtivo?

A não ser que o argumento da troika seja mais religioso do tipo "Deus também só descansou ao 7º dia", mas segundo o pouco que sei de religião, não me parece que se referissem aos deuses gregos.

A Europa caminha claramente para um cenário bastante negro. Todas estas medidas de austeridade e atropelos a princípios básicos da vida em sociedade vão gerar obviamente um desagrado generalizado, os países vão-se debater cada vez mais entre eles (pobres contra ricos, fronteiras, etc) e o cenário final passará por uma nova guerra na Europa... pode não ser agora, nem daqui a 5 anos, mas daqui a 20 ou 30 provavelmente será o cenário mais provável (a História tende sempre a repetir-se).

E pronto, era só para vos animar !!! (acho que é por isso que o Ronaldo anda triste... ele também olha para actual conjuntura económico-social e fica, obviamente, desiludido)

3 de setembro de 2012

Tristeza Profissional

"Estou triste por motivos profissionais"

Um senhor que cuja entidade patronal foi contratá-lo a outra empresa pela módica quantia de 90.000.000 € (noventa milhões).

Um senhor que recebe de vencimento/ordenado/salário a quantia de 1.000.000 € (um milhão) por mês.

Um senhor que, graças à sua profissão, consegue receber mais 10.000.000 € (10 milhões) por ano só em publicidade (nalgumas das quais em que tem de proferir a palavra "comichão").

Um senhor que tem de trabalhar entre 2 a 4 horas por dia na sua profissão, a qual consiste em jogar a bola, algo que muitos de nós fazemos fora do horário de trabalho com amigos e colegas para nos divertirmos.

Se eu fosse um homem rude do campo ou um daqueles energúmenos que vão ao futebol apenas para insultar as mães dos árbitros diria qualquer coisa como: "Ó Ronaldo, vai pró c******!!! Tem juízo !!!"

Como sou uma pessoa minimamente educada e bastante ponderada nas minhas considerações, o meu conselho é: "Ó Ronaldo, vai pró c******!!! Tem juízo !!!"

31 de agosto de 2012

A blogosfera está a morrer muito lentamente...

... desde que inventaram a porra do Facebook !!!

Antigamente escreviam-se coisas muito interessantes nos mundo imenso de blogues que andavam por aí. Hoje em dia isso tudo foi absorvido pelo imediatismo do Facebook. As pessoas já não querem saber de grandes textos ou considerações em blogues mas sim frases curtas e simples no Facebook do tipo "Já estou na praia e isto está a bombar!! :) lol"

Até este blogue já está em sofrimento.Qual é o estado, doutor?. Vamos ver, o prognóstico é reservado. Teremos de fazer mais exames. Mas vai-se aguentar, doutor?. Vamos ver, temos de ter paciência.

Jogos Paraolímpicos 2012

(é Paraolímpicos ou Paralímpicos?)

Confesso que ver a entrada no estádio dos atletas paraolímpicos é um cenário um pouco perturbador (uma espécie de freak-show, com o devido respeito). Embora isso acabe por ser atenuado com a alegria estampada no rosto daqueles atletas.

Pena é (como diria o outro) que o destaque dado pelas televisões seja tão diminuto (louve-se a RTP, que vai ser doada como herança a um privado qualquer).

Esperemos é que não existam escândalos. como há umas edições atrás, em que se descobriu que numa equipa espanhola de basquetebol em cadeiras de rodas 10 dos 12 elementos não apresentavam qualquer deficiência mental/intelectual (no basquetebol em cadeira de rodas os atletas têm de ser deficientes mentais/intelectuais). Quer dizer, alguém que se lembra de fingir ser deficiente mental/intelectual para ganhar uma medalha é, neste caso e para todos os efeitos, assumidamente um atrasado mental, mas nos Jogos Paraolímpicos não há lugar para atrasados mentais porque não é uma deficiência mas sim um problema de carácter e personalidade.

Qual é a diferença entre um deficiente e um atrasado mental, perguntam vocês? Um exemplo bastante simples para aferirem é olharem para a empresa onde trabalham. Existe alguma pessoa com uma deficiência mental/intelectual registada? Provavelmente não. Mas quantos atrasados mentais é que lá trabalham? Provavelmente alguns... e que ainda por cima têm carro da empresa, cartão de crédito e são directores de qualquer coisa.

28 de agosto de 2012

Iogurtes... nham... nham

Uma conhecida marca de iogurtes resolveu lançar no mercado os apetitosos sabores a Caipirinha e a Baobá Cooler.

Mas calma !! São os 2 sem álcool... Uma caipirinha sem álcool é sumo de limão carregado de açucar... podiam ter-lhe chamado simplesmente Adagio Limão... (a não ser que tenham injectado o sabor artificial de cachaça sem álcool, mas nesse caso já me parecem demasiados químicos).

O Baobá, desculpem a ignorância, mas não faço puto ideia do que seja!! Admito que seja um dos milhares de frutos ou combinação de frutos que se façam no Brasil... olhando para a embalagem vejo melão, coco e um shaker (não confundir com sheik), o que pode traduzir-se simplesmente num sabor do tipo Restos de Fruta (embora eles teimem em chamar-lhes Tutti-Frutti porque em italiano as coisas soam sempre bem melhor).

Os slogans - "Começa o dia com uma caipirinha" e "Acaba o dia com uma bebida branca" - podem ser uns trocadilhos muito bons mas simplesmente parecem-me adequados para alcoólicos.

Proponho assim novos sabores:

Adagio Bock (sem álcool) ("Faz uma pausa com uma bejeca")
Adagio Amêndoa (Amarga) ("Festeja a Páscoa fora de época")
Adagio S.Gregório ("Para acabares bem a noite de folia")

Alturas houve em que os iogurtes sabiam a... sim!!! isso mesmo !! iogurte !! (e natural!! sem ser açucarado!!). Hoje em dia metem tudo o conseguirem lá para dentro, deixam no frigorífico e ficam à espera das nossas reacções de espanto (do tipo "como é que eu fui gastar dinheiro nesta bosta?!!").