9 de março de 2013

Conclave !!! Vou já meter férias para ver os directos na tv e net!!!

É já na próxima terça-feira que se reúnem no Vaticano, no âmbito do Conclave, uma série de cardeais, muitos já de provecta idade, para decidirem ''apenas'' a escolha do representante de deus/Deus na Terra.

 

Curioso, como deus/Deus, sendo omnipresente e todo poderoso/Todo Poderoso, não consiga iluminar o escolhido/Escolhido, tendo de convencer uma maioria (já nem falo em unanimidade), e provavelmente nem à primeira.

 

Mas isto sou eu a falar, uma espécie de ateu agnóstico próximo do herege. Será que um ateu pode ter opinião sobre o mundo religioso, uma vez que não é possuidor da chamada fé religiosa? (quer dizer, eu sou crente em Jesus há quase 4 anos, mas acho que na quinta-feira passada poderia ter sido mais ousado na táctica).

 

Claro que um ateu pode ter opinião, na exacta medida e a partir do momento em que a Igreja e/ou Religião insistem interruptamente em querer entrar na vida das pessoas.

 

Aquilo em que eu não tenho opinião formada é sobre quem seria o Papa ideal para os tempos que correm. Não entro naquela demagogia parola de que deveria ser um preto ou um chinoca só porque sim, Ou um chinoca preto. Ou até um mulher chinoca preta.

 

Faz-me lembrar a primeira eleição de Obama nos EUA, a qual teve também este exotismo ideológico. Era giro ter um presidente preto. Ou então até poderia ser a Hillary Clinton, uma gaja!
De repente, os defensores do "exotismo porque sim", nomeadamente os democratas norte-americanos, andavam constantemente molhados tal o seu entusiasmo com os seus candidatos às Primárias: um preto e uma gaja! Só faltou um leão da rodésia para o exotismo ser perfeito.

 

A Igreja Católica dos nossos tempos divide-se entre um conservadorismo primário, um fundamentalismo atroz e uma modernidade camuflada. Veremos se, no meio termo, se encontra alguma pessoa de jeito. Seja preto ou branco. Italiano ou filipino.

Sem comentários: