5 de maio de 2010

A Candidatura Alegre

Parece que Manuel Alegre, o que homem que ainda tem guardado numa gaveta cerca de 1 milhão de votos, apresentou a sua candidatura ao lugar de Presidente da República.
...
Confesso que pensava que ele já a tivesse apresentado um sem número de vezes nos últimos tempos... Agora percebi que esta é que é a oficial... Não gosto destes esquemas, muito utilizados na política portuguesa, do "eu amanhã vou candidatar-me", na medida em que quando chega esse dia não é dito nada de novo, é um completo vazio de ideias.
...
A figura de Alegre tem-se vindo a desgastar nos últimos tempos... aquela rebeldia contra o seu próprio partido é típica de um adolescente, algo que Alegre também já não é vai para muitos anos (eu diria mesmo muitíssimos). Ninguém quer um Presidente de 127 anos que está sempre contra tudo. A figura do Presidente tem de ser firme, mas racionalmente conciliatória.
...
Olhando para os candidatos que se apresentam, já vi que o melhor a fazer no dia das eleições é dormir até tarde, ir almoçar com a família, dar um passeio ou ir ao cinema e voltar para casa ainda a tempo de ver um qualquer filme, mesmo que seja no TCM (onde os filmes são do tempo de pelo menos 2 candidatos...)
...
Estas eleições presidenciais não vão ser entre figuras de Estado... vão ser mais entre um senhor de PVC que vai ficar mais 5 anos, um rebelde idoso que deve ser o único subscritor do canal Caça & Pesca e aquele outro senhor dos pobrezinhos coitadinhos...
...
Para um País que tem uma série de desafios pela frente, parece-me manifestamente algo muito fraquinho...

Sem comentários: