O bastonário da Ordem dos Médicos defende a criação de um imposto sobre a fast-food e "dezenas de variedades de outro lixo alimentar" como forma de financiamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Outro dos produtos também a taxar seria o sal !!
Em primeiro lugar acho difícil definir o que será lixo alimentar. Será de acordo com as calorias? Ou de acordo com o gosto alimentar do bastonário? (para mim tripas ou francesinhas são lixo alimentar, para outros serão grandes pitéus).
Será que o bastonário será uma espécie de guia Michelin, indo a todos os estabelecimentos comerciais que vendam comida para provar e atribuir o respectivo rating? ("Isto é lixo alimentar, Sr. Manuel !! Com este rating vai ter de pagar o imposto").
Não sei de onde vêm sempre estas ideias peregrinas. Se as pessoas pensam mesmo nisto seriamente ou se é quando estão no banho matinal e a cabeça é inundada, juntamente com shampoo, por este tipo de pensamentos absurdos.
Pela mesma ordem de ideias, por exemplo, as consultas e operações de cariz cardiológico deveriam ter taxas agravadas para pessoas obesas. O que me parece uma ideia manifestamente estúpida!
O que se poderia era taxar um bocadinho mais a indístria farmacêutica que ganha milhões e milhões anualmente...
Sem comentários:
Enviar um comentário