28 de novembro de 2011

O nosso Fado...

Em primeiro lugar devo dizer que fiquei satisfeito com a classificação do fado como património imaterial da Unesco porque é mais uma forma de salvaguardar as tradições e costumes da cultura nacional.
 
Mas faz-me confusão que, de repente, todos os Portugueses parecem adorar fado desde pequeninos e levam nos mp3's centenas e centenas de músicas de fado que ouvem alegremente quando vão nos comboios, nos automóveis, nos autocarros, durante as telenovelas como música de fundo, enquanto estão a aspirar, and so on, and so on...
 
Proponho agora outra candidatura bem lusitana (não a dieta mediterrânica porque isso já não é novidade já que os espanhóis e italianos já conseguiram), mas sim a técnica do desenrascanço ("desenrascate technique") ou o fazer as coisas em cima do joelho ("on the knees work style")... Isto sim também tipicamente português!
 
PS: tenho as minhas dúvidas que isto sirva para promover o fado internacionalmente, quanto muito vai fazer com que se venda e se dê mais a conhecer em Portugal, o que acaba por ser um contra-senso. Agora, lá fora, a maior parte das pessoas nem vão ter conhecimento desta classificação (da mesma forma que eu não vou a correr a comprar discos de Mariachis ou de música e dança tsiattista do Chipre, outros dos 'galardoados')

Sem comentários: