28 de setembro de 2010

Novas Oportunidades

...
Isto a propósito do aluno que entrou na faculdade com a melhor nota final (20 valores), tendo feito apenas uma prova de ingresso (Inglês), e sem acabar o liceu, enquanto os outros tiveram de conta com a média de notas dos anos anteriores.
...
Confesso que no início acreditava que o Programa Novas Oportunidades seria realmente útil já que iria possibilitar a muita gente voltar à escola, pessoas que por diversos motivos tinham tido a necessidade de abandonar os estudos precocemente.
...
Hoje penso que o que me levou a pensar nisso terá sido uma certa ingenuidade e romantismo, esquecendo-me deste jeito tradicional que os portugueses têm para, e vou tentar utilizar a palavra mais adequada e erudita possíveis, a trafulhice.
...
Temos um sistema de habilitações completamente desequilibrado. Licenciados com 3 anos de faculdade contra outros que contam 5 anos no batente. Pessoas com o 12º ano feito em 12 anos (ou mais) e outros com o mesmo 12º ano feito em 7. As estatísticas são coisas muito bonitas (principalmente se vierem acompanhadas com gráficos coloridos!!), mas não garantem crescimento ou desenvolvimento económicos.
...
A não ser que estejamos na presença de verdadeiros génios, tipo Doogie Howser, o médico-adolescente!!! (mas até isso era ficção!!!)
...

1 comentário:

Heidi disse...

Não posso concordar mais contigo.
Vamos a ver as consequências a médio prazo. Já estou a prever algumas...