15 de novembro de 2011

Fotos obrigatórias já !!

Devia haver uma lei qualquer nacional (e também para a Madeira e Açores) que obrigasse todas as pessoas a tirar fotos anualmente (tipo obrigação anual de entregar o IRS).
 
Podiam utilizar as Lojas do Cidadão para isso... criavam o gabinete da Foto do Cidadão... ou então havia acordos do Estado com fotógrafos profissionais que depois reenviavam as fotos para o back-up das Fotos do Cidadão (a economia ganhava bastante porque estaríamos a defender um sector que tem vindo a definhar ao longo dos tempos, ora porque com as máquinas digitais ninguém revela fotos, ora porque para qualquer cartão oficial as fotos são tiradas no momento... o conceito de foto tipo-passe está praticamente a morrer).
 
Alguns de vocês estarão a perguntar-se onde raio eu vou buscar estas ideias (outros estarão a pensar porque vieram parar a esta página só porque escreveram no Google "fotos tipo passe tem a ver com futebol?").
 
Basta folhear diariamente o Correio da Manhã, nas páginas dedicadas aos homícidios (mais ou menos as primeiras 20 !!), para perceber que esta medida carece de urgência e obrigatoriedade !!!
 
Ao lado do texto relativo à senhora que foi morta à sacholada pelo marido, lá vem uma foto da vítima com a legenda "Maria de Lurdes tinha 81 anos e estava reformada". Mas o que vemos na imagem não é uma senhora de 81 anos, mas sim um retrato ainda no original a preto e branco de uma senhora claramente com menos de 60... E isto porque num determinado momento das vidas, as pessoas simplesmente deixam de tirar fotos... (provavelmente porque não precisam já que todos os cartões se tornam vitalícios, como quem diz "vá velhote, este é o seu último cartão já que é vitalício, não me ponha cá mais os pés que isto dos cartões agora é para a gente nova que tem tempo e corpinho para ficar 4 horas à espera de ter um cartão do cidadão, vá morrer longe") 
 
Com esta medida governamental - a Foto do Cidadão - isto deixaria de acontecer, já que este acervo permitiria ao Correio da Manhã ter fotos actuais das vítimas que promove diariamente sem que pareça que estamos nos anos 60 ou que estamos a ler o Correio da Manhã da série Conta-me Como Foi (ou achar que todas as pessoas que morrem em Portugal estão sempre fantásticas já que aparentam sempre ter em média menos 20 anos e nós é que estamos acabados apesar andarmos na casa dos trinta).
 
E isto sim seria serviço público !!!

2 comentários:

Inês disse...

O que me preocupa verdadeiramente nisto tudo é tu andares a ler o Correio da Manhã.

Miguel F. Carvalho disse...

ah ah ah

O local onde invariavelmente almoço tem sempre disponível uma série de publicações, entre as quais esta.

Gosto sempre de folhear, além de que tem títulos às vezes espectaculares (mas não tão bons como o extinto 24H!)