19 de maio de 2012

Luanda faz-se !

Isto parece um slogan do governo angolana, eu sei...
 
A verdade é que já não vinha a Angola há 2 anos e era natural que fosse encontrar algumas diferenças.
 
Não estava era à espera que não fossem apenas arquitectónicas (sim, isto crescem edifícios que nem cogumelos, vai tornar-se um mini Dubai à escala africana no que concerne a paisagem urbana).
 
Claro que o problema do trânsito se mantém, é algo congénito em África (numa cidade em que toda a gente tem de andar de carro porque os transportes públicos são sofríveis e em que os automóveis pessoais se resumem na maior parte dos casos a jipes, suv's e pick-up's que ocupam grande parte das faixas de rodagem, estranho seria que não houvesse congestionamentos).
 
O que me surpreende é que já existem mudanças culturais: em duas semanas já consegui atravessar passadeiras com os carros a pararem sem ter de me mandar para a estrada como se faz em Portugal (isso aqui ainda seria suicídio), já consegui atravessar estradas, em sítios sem passadeira, com carros a parar gentilmente em vez de darem uma porrada que me faria parecer um atleta olímpico de ginástica desportiva (na vertente salto de cavalo ou solo). E já vejo semáforos a funcionar...
 
Tudo isto parece coisa pouca, mas quem conhece sabe que não é... é desenvolvimento... Claro que há muitas outras coisas que continuam na mesma, a não funcionar... Mas bolas, isto é África !! A Amadora também não se fez num único dia !!!
 
 

Sem comentários: