17 de dezembro de 2012

EUA

Cada vez que há um massacre nos EUA, logo vêm os governantes e as pessoas em geral perguntarem-se como é que é possível estas coisas continuarem a acontecer sucessivamente.
 
E a resposta é sempre a mesma: num país onde adquirir bebidas alcoólicas é mais difícil do que comprar armas de guerra estas coisas continuarão a acontecer periodicamente.
 
E de todas as vezes que ouvem esta resposta, os norte-americanos fingem não estar a ouvir. E há-de ser sempre assim enquanto o lobby das armas tiver um poder impressionante e os norte-americanos continuarem agarrados a certas normas da Constituição que hoje em dia não fazem qualquer sentido.
 
Em vez de resolverem o problema pela raiz (limite à compra e uso de armas), os americanos vão continuar a resolver as situações pela forma mais complicada, tornando as escolas autênticos fortes ou prisões de alta segurança.

E quando um país chega a este ponto, diz-me muito do que é a liberdade numa sociedade.

PS: um pequeno apontamento em relação ao tratamento que as televisões, em especial as portuguesas que são às quais acabamos por ter mais acesso, têm dado a este tema. Aqui se vê claramente que uma vida de uma criança norte-americana vale muito mais que uma criança asiática, africana ou sul-americana.

Sem comentários: