20 de março de 2007

O Boneco de Pau


No outro dia, antes do Telejornal deparei-me com um daqueles fantásticos momentos televisivos, neste caso chamado "Direito de Antena". E não estou a falar daqueles dos partidos com assento parlamentar, mas sim dos outros... sim, daquelas organizações minoritárias que nós nem sequer ouvimos falar mas que, uma vez por ano e como forma de gastarem os seus 20 segundos de direito de antena, nos fazem pensar que os anos 70 e 80 ainda não terminaram para alguns.
Todos sabemos que hoje em dia a imagem tem uma grande importância. Assim, o tratamento da mesma requere algum cuidado. E isto aplicar-se-á tanto a pessoas como a instituições. Não tendo nada contra os contabilistas, a verdade é que o símbolo/emblema da Associação Portuguesa de Técnicos de Contabilidade (APOTEC) não abonará muito a seu favor.
Quem será o contabilista que gostará de ser retratado como um boneco articulado de pau (como aqueles modelos dos estudantes de desenho), todo curvado (e servindo de péssimo exemplo para o bem-sentar) sobre uma secretária onde a única coisa que tem é uma esferográfica... Nem um computador?? Nem uma máquina de calcular?? Não!!! Uma simples caneta... a burocracia entediante no seu auge...
Devem conseguir muitos sócios assim!!! Vá lá, vamos lá a modernizar esses símbolos....

14 comentários:

Pedro Almeida disse...

Muito bem!!!
Abaixo a APOTEC, viva a CTOC !!!

Miguel F. Carvalho disse...

CTOC - Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas (para os menos familiarizados com estes nomes)... eu por acaso sou sócio...

mtheman disse...

eu sócio só sou do glorioso!!! da ctoc sou membro :)

Pedro Almeida disse...

Ora nem mais, era isto que ia responder mas o Mário adiantou-se !

Pedro Almeida disse...

Seremos quanto muito talvez camarários...

Anónimo disse...

Pois...mas já reparaste nos símbolos das associações que nasceram há mais de 20 anos??!?!?!?

Valente disse...

Este post vem mesmo a propósito...recentemente requeri ao Sr. Presidente da Comissão de Inscrição o meu cancelamento voluntário de inscrição na CTOC
Na verdade, já andava descontente à uns tempos (largos)....quando me inscrevi nesta Câmara, à 7 anos atrás, quando terminei a Licenciatura pagava-se de quota uma ninharia, e recebia-se a revista, que sempre foi para mim uma boa leitura de casa de banho.
Em meados de 2003, se não estou em erro, quando o actual presidente tomou posse, as quotas aumentaram para o dobro, e desde então que têm subido de forma exagerada. Ainda pedi a suspensão voluntária da minha inscrição, mas rapidamente cheguei à conclusão que pagar meia quota para o "boneco", sem direito a receber a revista não valia mesmo a pena, alem disso, a somar aos salários cada vez mais miseráveis auferidos pelos contabilistas, qualquer dia o ordenado de um assistente de contabilidade candidato a TOC não chega só para pagar quotas :))
Cada vez que me lembro que alguns dos participantes neste blog fizeram ( pagaram) cadeiras extra curriculares na Licenciatura só para se candidatarem a CTOC, até me dá arrepios….

Pedro Almeida disse...

Olhó Valente !!!!!
E sempre acutilante :-)

FuckItAll disse...

Ena... temos confraria... vou-me já embora.

Miguel F. Carvalho disse...

saudemos o aparecimento do Valente... e para quando um blog?

Heidi disse...

Vocês não entenderam o símbolo. Eu passo a explicar, o que vos pareceu a mão com uma caneta, não é!! É uma caixa de esmolas, e ele está a contar as moedas...contar=>contabilista...

Miguel F. Carvalho disse...

também não vamos depreciar quem trabalha em contabilidade... é um trabalho tão idóneo como outro qualquer... (excepção a políticos, futebolistas, advogados,...)

Olelas disse...

Bom, não conheço os métodos de trabalho da APOTEC... mas quanto à CTOC... que ate tem um simbolo engraçado e faz campanhas e tudo.... cada vez existe mais Tecnicos de Conta descontentes...

Acham que a imagem é a razão principal para escolher uma instituição??

Bom, se assim é... quem é que escolheria ser sócio do Porto ou Sporting?? Com simbolos como aqueles....

lol

Miguel F. Carvalho disse...

claro que o símbolo não será uma condição imprescindível mas representa a imagem da organização no exterior...

Valente, gostei muito do teu post nos comments... acho que o devias era reencaminhar para a Câmara... :-)