9 de dezembro de 2010

Aeroporto Elefante Branco


Espanha investiu há uns anos atrás num aeroporto fora das grandes cidades - em Ciudad Real -, com ligação ao AVE (uma espécie de TGV mas de habla española) cerca de 1100 milhões de euros. Hoje é um espaço completamente às moscas que serve para 3 voos semanais da Vueling ou da Ryannair.
...
Ao ouvir a notícia lembrei-me logo do nosso renovadíssimo aeroporto de Beja, que segundo o Tribunal de Contas já está em derrapagem financeira e ainda nem começou a funcionar. Quem é que se lembraria de apostar num entreposto deste tipo em Beja??!! Quem viabilizou este plano de investimento? (um aeroporto que não tem qualquer apoio ferroviário ou rodoviário para fora dali !! quem ali aterrar, arrisca-se a nunca mais sair dali, qual figura kafkiana)
...
Renovaram tudo menos a pista, que é suficiente para aviões militares mas tão sofrível para voos comerciais que só lá podem aterrar aviões de passageiros... que não tragam passageiros !!! Presumo que é um aeroporto que servirá sobretudo para trazer couves e batatas das terrinhas... e para low cost's de companhias romenas que possam trazer no futuro trabalhadores para a apanha da azeitona...
...
Mais um elefante branco em Portugal (daquele inspirado na história indiana, não aquele de alterne...)

3 comentários:

Sadeek disse...

Antes fosse inspirado no "paquiderme-Albino-casa-de-convívio".... ;)

Tinta Permanente disse...

Há elefantes que não correm bem; outros é uma questão de tempo, como foi o Terminal XXI do Porto de Sines, que na altura da inauguração foi considerado um disparate; afinal houve visão. Mas lá está - podia ter corrido mal.
Bjs

Anónimo disse...

A nossa mentalidade de aldeia têm que mudar. Estas infraestruturas vão ter muito rendimento futuro é preciso dar a conhecer. A maior pista do pais e a mais bem construída. Este aeroporto é melhor que o de Faro. Vai ter sucesso. Bem haja.