8 de fevereiro de 2012

Oh Ângela!!

Quando factos são aparentemente explicados mas utilizando os motivos errados perdem qualquer força.
 
Vem isto a propósito da Fuhrer Merkel ter dado como um mau exemplo da aplicação dos fundos estruturais europeus a região da Madeira, nomeadamente em relação às verbas que "serviram para construir túneis e auto-estradas, mas não para aumentar a competitividade".
 
Ora, a estrunfina alemã tomou como exemplo provavelmente um dos poucos motivos de alguma satisfação que podemos ver na aplicação desses fundos naquela região. Bastaria conhecer a Madeira antes e agora. O que os tais túneis e estradas vieram fazer pela economia local, permitindo o acesso hoje em dia a zonas do arquipélago que antes se faziam em 3 ou 4 horas e hoje se conseguem fazer em menos de 1 hora.
 
Em relação a não aumentar a competitividade, não consigo compreender onde quer chegar, principalmente quando assistimos durante anos a fio a entrarem em Portugal verbas de fundos estruturais com vista a acabarem com as pescas, a agricultura, as indústrias têxteis, etc. Em que é que isto supostamente terá aumentado a competitividade da economia portuguesa?
 
Infelizmente os dirigentes alemães parecem ter memória curta, esquecendo-se de quem reconstruiu o País, física e economicamente, no pós-guera. Ou quem amparou economicamente a Alemanha quando se deu a reintegração da Alemanha de Leste. A mesma Alemanha de Leste, aquele famoso gueto na Europa, donde curiosamente veio a Angelita...
Como diz a música de Lennon "Angela, you're one of the millions of political prisoners in the world"... Provavelmente era o que aconteceria se ainda estivesses do outro lado do muro...

Sem comentários: