23 de março de 2012

Dá-me música...

Numa escola na Ericeira, parece que a popular canção infantil "Atirei o pau ao gato" tem uma adaptação por uma educadora para "vai-te embora pulga maldita / batata frita / viva o Benfica".



Em primeiro lugar, e a título meramente pessoal, devo dizer que os versos da cantilena original ("atirei o pau ao gato / mas o gato não morreu") parecem esses sim atrozes e merecedores de reparos (e nem percebo como é que durante tantos anos as pessoas cantaram isto alegremente).



Agora a questão essencial é que a adaptação da educadora de infância foi alvo de queixa por parte do pai de um(a) aluno(a), o qual apresentou queixa formal no Ministério da Educação, o qual se terá indignado com esta adaptação da letra porque punha em causa o "pluralismo de gostos e escolhas".



Um clube do Norte, alegadamente associado a corromper árbitros com envelopes de dinheiro, viagens e serviços de prostituição, veio também logo a terreiro com um comunicado no seu site, intitulado "A Madrassa da Ericeira" (título lindo diga-se de passagem!!) onde vomitam frases do tipo:



1 - "(...) saúda o civismo do pai e condena este proselitismo feito em escolas públicas, que em vez de ensinarem os valores da liberdade de escolha, ou de opinião, preferem ser uma espécie de "ayatollahs" das suas próprias preferências" - se calhar, para ensinar os valores da liberdade, deveria ter uma letra do tipo "atirei o pau a um animal escolhido por mim porque tenho liberdade de escolha e opinião", mas creio que em termos de métrica não funciona tão bem... ou então "atirei o pau ao dragrão / mas ele não morreu", mas seria complicado explicar a uma criança o que é um animal que nunca existiu...



2 - "Mais grave é entretanto o FC Porto ter tido conhecimento que a adulteração da letra é prática diária e repetida três vezes ao dia não só no jardim-infância da Ericiera, mas também em todas as escolas do pré-escolar do agrupamento e também noutras dos concelhos de Lisboa e Cascais." - ui que medo !!! 3 vezes ao dia !!! pior só se fosse a música do Teló ou Totó ou lá qual é o nome daquele brasileiro do vou-te pegar e fazer-te num oito!! Tu queres ver que todas as crianças de Lisboa e Cascais vão rumar ao norte e destruir tudo com Bayblades, Barbies e fraldas descartáveis?



3 - "Urge, por isso, que o Ministério da Educação se pronuncie sobre estes fascistas do gosto e dê instruções para que em todas as escolas do país se acabem de uma vez por todas com práticas que fazem lembrar os tempos da outra senhora." - a leveza com que se utiliza a palavra "fascistas" hoje em dia para qualquer coisa é absolutamente extraordinário. Quando dizem que "fazem lembrar os tempos da outra senhora", fico sem saber se é ao Estado Novo (presumo que sim pela expressão anterior de "fascistas") ou se será outro tipo de senhora qualquer, talvez meretrizes que de forma tão abundante alegadamente contratavam para satisfazer os homens do apito.



Se o ridículo e a estupidez matassem, este comunicado seria mais letal que um ataque de Antrax ou de gás Sarin...



Com tantas vitórias, com tantas conquistas, continuam os mesmos provincianos e bimbos de sempre...

Sem comentários: