9 de abril de 2012

E agora vai a água...

"A ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território assumiu que o preço da água vai subir, após a privatização da gestão do sector".
 
Mais uma privatização que vai beneficiar os contribuintes...
 
Segundo a Ministra parece que o problema é termos "populações e autarquias habituadas a pagar a água abaixo do seu custo". Vá lá, não é por causa da falta de chuva. O trabalho também qualquer dia estará a ser pago abaixo do seu custo real, mas aí não haverá qualquer problema.
 
"A opção do Governo não é privatizar, mas sim manter toda a propriedade sobre a água e apenas concessionando a sua gestão". Ou seja, a parte que dá dinheiro vai para o domínio privado.
 
"(...) podem existir ganhos de eficiência na gestão por privados" - claro que sim!! Ganhos nos bolsos dos privados que aproveitam para aumentar logo preços, enquanto o Estado fica com o dinheiro da venda para fazer os investimentos necessários na rede de água.
 
Ou seja, o Estado vende a parte boa, com esse dinheiro investe na parte má, para que os privados possam melhorar a parte boa.
 
Parece que isto é a chamada gestão moderna (e não envolve gurus, apenas génios nacionais que consideram que os sectores estratégicos em Portugal - água, electricidade, transportes - devem ser todos privados, ficando o Estado com bancos e empresas falidas que depois venderá por tuta e meia ao primeiro desgraçado que apareça).

Sem comentários: