13 de fevereiro de 2013

Papa

E de repente Franquelim Alves ganha descanso com a notícia da resignação do Papa.
 
A notícia da renúncia do Papa ao pontificado é tanto mais surpreendente como estranha.
 
Na realidade, é muito bonito ouvir todos os padres falarem desta renúncia como um acto generoso de Ratzinger, mas mais interessante seria saber exactamente o que esteve por detrás desta decisão, tanto mais que a última vez que ocorreu qualquer coisa deste género foi praticamente na Idade Média.
 
Para mim a justificação pura e dura do cansaço físico a mim não colhe, tanto mais quando vimos o que se passou  com o Papa antecessor, que se arrastou penosamente durante os últimos anos do pontificado.
 
Não gosto muito de teorias conspirativas (bem, se calhar até aprecio), mas com o passado de Ratzinger na juventude hitleriana e com as todas as histórias da Igreja associadas à pedofilia, bem como o recente caso do mordomo, não me admiraria nada que estivesse aí um novo escândalo ligado ao Vaticano.
 
Mas agora é hora de escolher um novo Sumo Pontífice, que espero seja capaz de renovar a Igreja, por pouco que seja... Um rapaz novo, assim de 70 anos...
 
Curiosamente eu cheguei a ver o Papa ao vivo em Luanda/Angola (em Lisboa fui daqueles que trabalharam nesse dia em prol do país em vez de ir abanar lenços de papel como fazem em Alvalade semana sim semana não). E posso assim dizer que vi um Papa ao vivo conseguindo sobreviver sem ser molestado sexualmente.

Sem comentários: