Deve ser isso...
Mas mais injusto me parece ser o critério que depois adoptam para corrigir o erro. Na minha opinião deveria ser atribuído o valor total da resposta a todos os alunos, numa lógica de igualdade. No entanto, o Ministério decidiu introduzir a fórmula do ponderador (1.0306). Neste caso da prova de Biologia a resposta valia 6 pontos. Para um aluno que tivesse toda a prova correcta (194 pontos) com o ponderador fica com 199.9 (naturalmente arredondado para 200), ou seja, ganha a pontuação máxima da resposta (6 pontos). Para um aluno que tenha tido apenas 100 pontos, ao utilizar o ponderador ficará com 103 pontos, isto é, a resposta acaba por valer apenas 3 pontos.
Deviam fazer a prova de matemática estes tipos do Ministério...Conclusão, para a mesma resposta são atribuídas classificações diferentes, num pressuposto de que os alunos com notas mais baixas poderiam errar e aqueles mais sabichões certamente acertariam... Parece-me um pressuposto extremamente perigoso e provavelmente violador do princípio de igualdade que se deseja nestas situações (o qual o Tribunal certamente reiterá).
Enfim...
3 comentários:
eu não me admirei nada com esta solução engenhosa...
afinal, porque é que será que o nosso país tem os resultados maravilhosos a matemática que todos conhecemos...
vi os últimos resultados do exame de matemática, creio que do 9º ano, e eram absolutamente assustadores!!! quase 70% de negativas!!! e 20% de notas 1!!!
e depois ainda se admiram que existam derrapagens nas contas públicas!!!
Continua a ser uma vergonha! Isso dá cabo das médias dos miúdos e tudo por erros dos professores que ao invés de terem atenção ao que fazem devem estar a namoriscar o vizinho do lado! :p
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