6 de outubro de 2009

A saúde matemática

Só faltava mais esta...
...
O Coordenador da ONU para a gripe A, David Nabarro, (o que raio é um coordenador para a gripe A???) expressou a sua preocupação pela possibilidade de uma combinação da gripe aviária (H5N1) e da gripe A (H1N1), criando uma terceira com o potencial de provocar consequências muito graves para a humanidade (isso e a proliferação cada vez maior de Cláudio's Ramos e David's Mota...).
...
Seria de facto preocupante, mas o que mais me aflige realmente ao ler isto é saber que nomes vamos atrbuir a todas essas combinações possíveis... em termos matemáticos:
...
H5N1 + H1N1 = ?
...
Eu arriscaria um H6N2... mas será que os números servem de potência? Haverá algum teorema matemático previsto? E será que vamos conseguir decorar tantos números e letras? (como se já não bastassem os pin's do Multibanco, as passwords do PC, dos emails, and so on, and so on...)
...
E que nome popular lhe vamos dar? Gripe das aves somado com gripe suína dá o quê? O que é um porco com asas? (toucinho do céu? mas essa é muito velha e só funciona em Portugal).
...
É mais fácil começar a atribuir designações como fazem com os furacões... nomes próprios por ordem alfabética... Já estou a ver os técnicos da ONU em reuniões de alto nível só para inventarem um nome "Eu voto em Cresilda... uma ex-namorada que parecia uma galinha a falar e que me trocou pelo Cajó... a porca!"

5 comentários:

eu... disse...

Sendo literal é qualquer coisa deste género ;)
http://www.roche.pt/sites-tematicos/gripe/index.cfm/gripe/virus-da-gripe/ciclo-de-vida-do-virus/nomenclatura/

gosto tanto de ser humoristicamente obtusa...

Sofia disse...

E o Cajó que não tivesse metido na história! :)
Esse gajo está sempre em todas...

Angelo disse...

Questão pertinente. Como sempre, aliás!

Pedro Ferreira disse...

O cajó não era larilas?

Isa GT disse...

Essa é fácil...gripe suinave.