2 de fevereiro de 2010

Jornalismo

Mário Crespo, jornalista da SIC, veio ontem denunciar uma alegada conversa entre, alegadamente, José Sócrates, Pedro Silva Pereira, Jorge Lacão e um executivo da televisão (que não identifica) em que, alegadamente, o jornalista é alvo de várias críticas.
...
...
Pena é que o Sindicato, a ser provado que tudo isto não corresponda minimamente à verdade, também não ache, à partida, tudo isso condenável. É mais fácil tomar logo uma posição corporativa e muito pouco isenta, afinal isenção essa que deveria ser um princípio do jornalismo.
...
Nada tenho contra Mário Crespo (acho até que o jornal que apresenta é o melhor do nosso meio audiovisual, muito pela postura que ele sempre apresenta). Agora, custa-me um pouco ver estas manifestações de virgens ofendidas que os jornalistas em Portugal de vez em quando promovem. Um jornalismo que em Portugal, salvo algumas excepções, é um jornalismo sujo, carregado de mentiras que, de tanto que são ditas, se tornam quase verdades inverosímeis junto da opinião pública (e sem consequências para os ditos jornalistas), de truques do diz-que-disse ou do diz-se-por-aí ou de suspeições no ar sem qualquer credibilidade ou fundamento.
...
O actual jornalismo, em Portugal, vive muito da analfabetização literal da grande maioria dos portugueses que dão por verdadeiro tudo aquilo que ouvem ou lêem por aí, seja um processo judicial mais mediático ou uma qualquer história de vampiros...

4 comentários:

Sadeek disse...

Pois...olha lá os jornalistas da "Bola"...HAHAHAHA

ABRAÇOOOOOOOOOO

Pedro Almeida disse...

Já foi confirmado que isto passou-se com o Nuno Santos, director da SIC, que almoçava com a Barbara Guimarães, mais uma testemunha da coisa.
O grave aqui é termos um PM que se dirige a um director de um canal de televisão e diz que um dos jornalistas dessa televisão "é um problema e tem que ser resolvido".
A opinião que o Socrates tem do Crespo é indiferente, até o pode chamar de filho da puta todos os dias, agora grave mesmo é usar o seu cargo politico para pressionar o chefe desse jornalista para o pôr a andar.
Das duas uma, ou o Sócrates é um cristo ou então é mesmo um traste sem idoneidade para governar este país.

Tinta Permanente disse...

Completamente de acordo!
Abraço,
T

Anónimo disse...

Só não percebo porque é o Sindicato dos Políticos não vem defender os políticos do Continente quando o Alberto João lhes chama "um problema que tem de ser resolvido"... dúvidas que se me colocam, pronto!
Ahahahahahah