18 de março de 2010

Acordo Ortográfico

Parece que o Acordo Ortográfico ainda não entrou efectivamente em vigor... parece que andam a engonhar...
...
Pela parte que me toca é igual ao litro... vou continuar a escrever como sempre escrevi, como me ensinaram... (mesmo que fique com o Word cheio de sublinhados a vermelho).
...
Temo é duas coisas: que os livros escritos com a ortografia anterior possam tornar-se raros e assim mais caros no consumidor final (sim, porque me vai ser difícil comprar livros escritos praticamente em brasileiro... eu que fico indignado quando vejo os rodapés das notícias carregados de imbecilidades ortográficas...). E por outro lado, como ninguém percebe ainda muito bem as regras e critérios para as alterações, vá ser bastante difícil distinguir o que é um erro ortográfico e o que é a aplicação do novo acordo...

2 comentários:

Daniel C.da Silva disse...

eu nao gostei e teoricamente nao gosto eh eh, mas se virmos bem faz sentido. repara, Miguel: escreves ruptura mas nao lês o p. OU "acção" ou... AS consotantes que nao Lês, de facto nao faz sentido existirem. É como o "ph"ue antes se lia por "f". pharmacia, telephone. Se ha vantagens, se devia ter sido ha mais tempo, nao sei... mas que faz sentido, faz. Ja nos tiraram a moeda agora que filtrem a lingua,... oh well

hugs;)

Olelas disse...

Este novo acordo acho que é mesmo por causa da ultima coisa que referiste... a malta vai andar a enganar-se a escrever à grande... e vão dizer: "Ah isso é o acordo..."

P.s. Engonhar não tem acordo ortográfico, por isso poderás sempre escrever essa palavra mítica no teu blog, sempre que quiseres :p