20 de outubro de 2010

A conversão dos bonecos animados

O Vaticano habituou-nos a uma coisa: não há tema no mundo que não seja comentado pela instituição, quer seja de viva voz pelos bispos, cardeais e afins, quer seja através do seu jornal, o "L'Obsservatore Romano" (temo até ver um dia uma crítica às contratações do SL Benfica ou sobre as melhores receitas para a Bimby).

Foi esta semana publicado, no citado jornal, um artigo com o título "Homer e Bart são católicos", que aborda o tema da religião na série criada por Matt Groening e considera que "poucas pessoas sabem disto, e ele faz de tudo para escondê-lo. Mas é verdade: Homer J. Simpson é católico." (ndr: e eu, quando estou num quarto escuro, sou o George Clooney!!!)

A prova, para o Vaticano, da crença do pai/marido/trabalhador irresponsável e apaixonado da cerveja Duff, é que a família amarela faz "orações quando estão à mesa e, à sua maneira peculiar, acreditam na vida depois da morte." (ndr: deve ser isto o catolicismo praticante!!!)

Parece no entanto esquecer que Homer Simpson adormece e ressona durante a missa do Reverendo Lovejoy, usa várias vezes o nome de Deus em vão (se por "em vão" entendermos "de forma divertida") e insulta, goza e humilha com a pessoa mais religiosa de sempre, o seu vizinho, Ned Flanders, comportamento imitado pelo seu filho, Bart Simpson, só que em vez do alvo ser Ned, Bart concentra as suas atenções em Rod e Tod, os filhos de Flanders.Mas não são apenas os homens Simpson que têm comportamentos desviantes dos padrões da igreja Católica. Lisa, filha de Homer e Marge, não acredita em Deus, apesar de todos os domingos pôr um vestido bonito e ir à missa com a família. (ndr: se ser um fiel é isto então eu sou um portento de fé!!!)

A igreja que os Simpsons frequentam também parece não ser propriamente um exemplo daquilo que o Vaticano institui como dogmas. É que o Reverendo Lovejoy é casado e tem filhos. O autor da série, Matt Groening explica a sua visão da igreja, como sendo um aglomerado de experiências da sua infância naquilo que é só uma série de animação. (ndr: mas que confusão!!! a Igreja Católica é muito confusa para mim... eu sou fiel a Jesus, mas o Jorge... embora comece também a ser menos... que equipa foi aquela ontem, homem??!)

Enfim, a Igreja Católica como já não consegue arranjar fiéis de carne e osso (pelo menos vivos!!), mas recrutá-los às figuras de animação. Vocês se calhar não sabem, e vou dizer-vos isto em primeiríssima mão!! O Rato Mickey é judeu e o Noddy é evangelista. E a Candy Candy era... deixa ver... era... não, essa não tinha religião... era apenas estúpida...

1 comentário:

Sadeek disse...

Tal como estúpida foi a observação do Vaticano, né? Deus ma livre...