19 de maio de 2011

As Eleições

No dia 5 de Junho não vou votar... Por razões de índole puramente profissional (direito ao gozo de férias !!!!), vou estar ausente da minha secção de voto.

 

Quem lê este blog ocasionalmente já deve ter percebido há muito em quem costumo votar. Não faço por ser muito imparcial naquilo que aqui escrevo. As opiniões nunca são comentários imparciais, por isso é que se chamam opiniões e não verdades absolutas.

 

Confesso que se fosse votar, teria algumas dificuldades. Não no sentido do voto, mas na convicção com que o faria. E isso é o que se passa provavelmente na cabeça de muitos Portugueses actualmente (e essa indecisão é que pode ser decisiva na hora de apurar o vencedor, se é que se pode chamar vencedor a quem for tomar as rédeas do País).

 

Olhando para os partidos que têm assento parlamentar o que é que temos? (vou excluir o partido d' Os Verdes na medida em que nunca foram democraticamente eleitos, são apenas um porta-chaves do PCP, uma espécie de apendice...)

 

PS - à primeira vista é difícil de acreditar que alguém possa votar no Partido Socialista... olhamos para estes últimos 6 anos, olhamos para a derrapagem financeira e perguntamo-nos sobre quem será que vai votar em Sócrates.

 

PSD - um espelho do PS mas sem ter tido (felizmente!) a oportunidade de governar. À primeira vista, e tendo em conta o descalabro do PS, bastar-lhes-ia manterem-se em silêncio para garantirem a vitória. Infelizmente gostam de dar as suas opiniões e isso tem sido catastrófico. Se não ganharem, será a derrota mais idiota de sempre! (mais assustador ainda é ver um governo coligado do tipo PS/PSD)

 

PP - é um partido que vive do descontentamento daqueles que costumam votar PSD. Este ano poderão angariar ainda dos descontentes com o PS e que não acreditam neste PSD. Ou seja, é o chamado voto voador, hoje está aqui e amanhã noutro lado qualquer. Vive da figura de um presidente que tomou conta do partido há 10 anos e que apostou unicamente em 3 coisas: pensionistas, agricultores e PME's (e também submarinos em horas de governação... e fotocópias!!)

 

PCP - é o partido da cassete que tem o seu núcleo de eleitores muito fiéis. Foi prejudicado pelo facto de não ter querido negociar com a troika. Tem um discurso e uma imagem completamente obsoletas.

 

BE - uma espécie de PCP mas mais avançado na forma de apresentar o discurso e a imagem. Por incrível que pareça está a perder votos para o PS, naquilo que, ao nível da ciência política, é designado por "está tudo doido??!?". Prejudicado também pelo facto de não ter querido negociar com a troika...

 

Olhamos e não sabemos o que fazer….

 

1 comentário:

Tinta Permanente disse...

De férias, nem podes votar por antecipação...acho.