28 de junho de 2012

Portugal vs Espanha

Declaração de princípios: Portugal fez um campeonato muito acima de qualquer expectativa mais optimista.

Depois disto a análise ao jogo de ontem. Não se pode afirmar que fomos superiores aos espanhóis, na medida em que o futebol não é apenas defender. É preciso recordar que a primeira defesa que o Casillas fez (e única!) foi ao remate do Moutinho nos penalties.

Penso que Paulo Bento foi muito conservador e fez as substituições muito tarde, ao contrário de Del Bosque que soube sempre ler o jogo e colocou extremos rápidos quando os nossos laterais já estavam cansados e amarelados (nós deixamos Nani em campo 120 minutos quando ele foi uma completa nulidade).

As equipas que perdem nos penalties têm sempre a tendência a dizer que este tipo de decisão é uma lotaria. O que não é verdade, já que os penalties são um facto do jogo que tem de ser trabalhado como os cantos, os livres, etc. Além disso, deixar aquele que é o marcador habitual de penalties na Selecção para o fim parece-me completamente absurdo (só se fosse na esperança de ser ele o marcador decisivo, o que me parece colocar interesses individuais acima dos colectivos).

Relativamente à prestação de Ronaldo, não podemos estar sempre a dizer que a Selecção não depende dele. Quando temos o 2º melhor jogador do mundo, seria muito triste não dependermos dele. Ronaldo fez 5 jogos no campeonato. Um muito bom (Holanda), um bom (República Checa) e três maus (Alemanha, Dinamarca e Espanha). Pode ser considerado um bom campeonato para quem se intitula o melhor jogador do mundo? Não me parece. Ontem então foi uma exibição paupérrima. 3 livres à sua medida em que não acertou sequer na baliza, a primeira finta nunca funcionou e na recepção de bola em movimento esteve sempre desastrado.

Claro que olhando para tudo isto, ficar em 3º lugar é quase um milagre !!!

Sem comentários: