6 de setembro de 2012

Saturday 'All Day' Fever

Parece que a troika 'sugeriu' (está entre aspas e itálico porque não sei efectivamente qual o poder da troika actualmente nos países ajudados: muita ou bastante?) à Grécia que as semanas de trabalho passassem a ser de 6 dias, em vez dos habituais 5 dias. Isto para além da 'sugestão' de outras medidas englobadas nessa recente figura que é a flexibilização laboral, que mais não é do que encostar os trabalhadores à parede e violá-los à bruta (nunca percebi esta expressão, o que é uma violação sem ser à bruta?).

Parece que o problema da produtividade na Grécia são o número de horas/dias que as pessoas passam a trabalhar e não o que realmente fazem nessas horas. Se um trabalhador é improdutivo 5 dias por semana, alguém acredita seriamente que no sexto é que será incrivelmente produtivo?

A não ser que o argumento da troika seja mais religioso do tipo "Deus também só descansou ao 7º dia", mas segundo o pouco que sei de religião, não me parece que se referissem aos deuses gregos.

A Europa caminha claramente para um cenário bastante negro. Todas estas medidas de austeridade e atropelos a princípios básicos da vida em sociedade vão gerar obviamente um desagrado generalizado, os países vão-se debater cada vez mais entre eles (pobres contra ricos, fronteiras, etc) e o cenário final passará por uma nova guerra na Europa... pode não ser agora, nem daqui a 5 anos, mas daqui a 20 ou 30 provavelmente será o cenário mais provável (a História tende sempre a repetir-se).

E pronto, era só para vos animar !!! (acho que é por isso que o Ronaldo anda triste... ele também olha para actual conjuntura económico-social e fica, obviamente, desiludido)

Sem comentários: