2 de junho de 2013

Crónicas de Luanda (2) - O Inferno

O trânsito em Luanda pode ser infernal.

Nos dias normais já é muito complicado, principalmente para quem vem de fora da cidade para o centro mais nevrálgico. Estamos a falar de pessoas que entram às 8 horas da manhã mas preferem sair de casa às 5:30 e dormir à porta do trabalho do que arriscarem sair mais tarde e apanharem 2 horas no trânsito... e isto num percurso entre 15 a 20 kms apenas.

E quando chove nem vale a pena falar... muitas vezes nem vale a pena sair de casa... para demorar 4h a chegar ao trabalho e mais 4 para regressar... 

Como é que pessoas que se levantam às 4 da manhã para saírem para o trabalho conseguem depois ser minimamente produtivas? Depois quando damos formação já aconteceu ver pessoas a adormecer ... e no período da manhã, porque à tarde, depois do almoço, já nem vale a pena, seria uma preciosa perda de tempo.

As regras do trânsito em Luanda assemelham-se às que vemos nalguns chico-espertos em Portugal (meterem-se a meio das filas, procurar atalhos, mudar de faixa a toda a hora, etc). Só que aqui isso acontece com todas as pessoas e a toda a hora. Conta quem tem o carro maior, mas principalmente quem tem mais cojones...

Nas passadeiras já vão começando a parar. Mas aqui não dá fazer o truque de meter o pé na passadeira para tentar intimidar os condutores. Aqui tentar issi deve resultar provavelmente na perda de um pé. Não que os peões angolanos se preocupem muito com as passadeiras, já que eles atravessam-se em frente aos carros como se não fosse nada com eles.

Sem comentários: