13 de janeiro de 2016

Presidenciais 2016 - Maria de Belém




Maria de Belém perdeu a possibilidade de ser Presidente da República no dia em que anunciou a sua candidatura, o que, convenhamos, é sempre uma altura aborrecida para isso acontecer.


No momento em que Manuel Alegre disse que estava na altura de Portugal ter uma mulher como presidente passou um atestado de menoridade a todas as mulheres portuguesas, na medida em que tenho alguma dificuldade em acreditar que as mulheres queiram ser valorizadas no seu trabalho, não por aquilo que desempenham mas simplesmente pelo seu género.


Quando pensamos em Maria de Belém lembramo-nos vagamente que foi ministra da Saúde, que a laca que usava no cabelo deve ter contribuído bastante para esgotar as emissões de CO2 que Portugal tinha direito via Tratado de Quioto e que era muito pequenina (destas 3 a última ainda se mantém). Ah, e que estava sempre a sorrir, o que não acontece actualmente, seja pela idade ou pela pressão da campanha, mas a verdade é que se tornou uma pessoa rezingona e antipática aos olhos das pessoas.


Eu quando a vejo lembra-me sempre a personagem da "Beauty and Beast" que passou em Portugal nos anos 80 (?) ou 90 (?) (é a boca ou o nariz, não sei explicar). E não estou a falar da personagem interpretada pela Linda Hamilton.


Sem comentários: