6 de agosto de 2007

06.Agosto.1945


"Tinha 8 anos e frequentava a 2ª classe. O dia tinha começado com uma linda manhã de Verão. Jogávamos às escondidas no pátio. Era a minha vez de contar, por isso estava apoiado contra o muro, com os olhos fechados e as mãos a cobrir o rosto... O clarão, uma claridade branca pura, foi de tal maneira forte que me lembro de ter visto os ossos das minhas mãos, transparentes, como nas radiografias... Silêncio total, logo seguido de um ruído ensurdecedor, uma sensação sufocante, falta de ar, tudo escuro, tudo ardia. Sentia o cheiro a queimado e os meus companheiros gritavam:"Queima!!"
...
Takashi Tanemori é um sobrevivente, um hibakusha (expressão japonesa para "pessoa afectada por explosão"), da 1ª arma nuclear utilizada contra alvos humanos, a bomba nuclear Little Boy lançada a 06 Agosto 1945 pelo bombardeiro norte-americano Enola Gay sobre o céu de Hiroxima... 140.000 mortos.... A 09 Agosto 1945, 2ª bomba sobre Nagasaki... 90.000 mortos...
...
Kenzaburo Oe, escritor japonês, define os hibakusha como "aqueles que não se suicidaram embora tivessem todas as razões para o fazer, que salvaram a dignidade humana entre as mais horrendas condições sofridas pela Humanidade". Sofreram o efeito da arma mais terrível jamais produzida, numa época em que se ignoravam os efeitos da radioactividade (tanto imediatos como as sequelas nas gerações futuras).
...
Entretanto o clube das potências bélicas nucleares continua a acolher novos membros: EUA, Rússia, China, Grã-Bretanha, França, Índia, Paquistão, Israel, Coreia do Norte, Irão,... (até que ponto grupos como a Al-Qaeda não terão já tido acesso a esse tipo de engenhos nucleares?). Actualmente EUA e Rússia estão preparados para lançar em 2 minutos mais de 2000 ogivas nucleares com uma potência total 100.000 vezes superior à de Hiroxima... Dá que pensar...
...
Diz Takashi Tanemori que "Hiroxima faz parte de mim, o meu corpo traz consigo todas as feridas, a minha memória viverá até eu morrer. Quando desaparecer, não deixais cair no esquecimento a minha agonia destes anos..."
...
Torna-se necessário não esquecer o passado, para evitar que se repita no futuro...
...
PS: este post tem como única finalidade não esquecer a História e alertar para perigos que hoje em dia continuam a ser bem reais... não serve obviamente para branquear o Japão e os seus actos hediondos que cometeu na China e na Coreia antes e durante a 2ª Guerra Mundial.

...

5 comentários:

Pedro Almeida disse...

Os americanos estavam fartos da guerra que já durava ia para cinco anos, tinham perdido milhares e milhares de homens na frente europeia e a única hipótese de derrotar os japoneses seria uma batalha sangrenta até à morte de todos os japoneses, ilha por ilha!
Arriscavam-se a ter mais baixas ainda do que na europa e por outro lado consideravam que o ataque surpresa a Pearl Harbour não tinha sido ainda convenientemente vingado.
Apesar de todos os apesares, o uso de armas nucleares foi inaceitavel.
Os USA foram o único país do mundo a efectivamente usar o poderio nuclear contra outra nação.
Um dos pais das bombas, o Prof. Hopenheimer, nunca recuperou do seu feito, até ao fim da sua vida viveu sempre amargurado com os remorsos.
Por outro lado, felizmente foram os americanos os primeiros a conseguir a bomba, se tivessem sido os nazis...e conseguiram-na graças aos cientistas judeus expulsos da alemanha...ironias da história.

Miguel F. Carvalho disse...

faz o post no teu blog!!!! agora metes-me aqui um livro em vez de um comentário!!!! lol lol lol

Essa é um visão até certo ponto verdadeira... os japoneses, pela seu orgulho, resistiriam até morrer...

essa dos judeus já me parece quase xenófobo... lol tem de ir dar sempre a eles a explicação para tudo no mundo?? ou serão mesmo o Povo Escolhido?

Cristina disse...

O que me deixa arrepiada é que anos passaram e os efeitos continuam a fazer-se sentir.

Pedro Almeida disse...

Ó jovem é um facto!!!
Projecto Manhattan, quem foram os 2 principais cientistas ? Einstein e Oppenheimer, ambos judeus, ambos alemães, ambos fugiram para os EUA.
Se o Hitler não tivesse corrido com os judeus......

Miguel F. Carvalho disse...

se bem me lembro da História, não correu com eles... eles tiveram de fugir para evitar as câmaras de gás e a humilhação dos guetos...