15 de janeiro de 2010

A Língua...

Hoje de manhã vinha a ouvir rádio e eis que surge uma música de um grupo qualquer português que não percebi o nome, a qual tinha um refrão mais ou menos deste tipo:
...
"(...) eu vou amar-te"
"(...) quando quiseres eu vou amar-te"
...
Mas que também pode obviamente ser:
...
"(...) eu vou a Marte"
"(...) quando quiseres eu vou a Marte"
...
Eu não percebo nada de música (para além de ouvir e dizer se gosto ou não), nem obviamente de métricas... mas percebo alguma coisa da língua portuguesa... e confusões destas são muito habituais na nossa língua... não percebo é como é que ainda caiem nestes erros...
...
A 1ª versão pode ser uma canção de amor. Agora a 2ª é claramente uma canção de ficção científica, género pouco habitual entre nós... E ainda por cima a Marte!! Que deve ter tanto interesse como ver carros a passar na 2ª Circular... Ainda se fosse ir a Saturno, para comprar anéis... Ou a Vénus, para adquirir camisas... Agora a Marte??!!!
...
Adenda: hoje ouvi novamente esta canção e fala mesmo em marcianos!! eu já não digo nada!!!

5 comentários:

eu... disse...

Bem, eu diria que pelo resto da música deverias perceber se estão a falar de amor ou de homens verdes.
A alternativa, vou-te amar, soa-me muito abrasileirada...

Pedro Ferreira disse...

Marte é a Ucrania em versão galáctica, o planeta da emigração. Por isso é que marciano já é sinónimo de extraterrestre.
Devia escrever uma balada sobre isto...

Angelo disse...

Caro Pedro, o que me ri!

Vivam as canções galáticas!

Sadeek disse...

Bom ano antes de mais grande "vermelho"... (cuidado que o meu Sporting, agora com um defesa direito das escolas do Benfas, vem aí qual locomotiva desenfreada...HAHAHAHA)!!!

E permite-me discordar da tua interpretação sobre a 2ª versão. Eu tenho para mim que ambas falam do amor e de relacionamentos. A primeira na fase pré-casamento...a segunda, claramente, uns anos depois. Diz ele "eu vou a marte" como quem dizia aqui há uns anos "vou ali comprar cigarros" e nunca mais aparecia...HAHAHA

São os novos tempos!!!

ABRAÇOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Pedro Ferreira disse...

Adenda: tens de dessintonizar essa rádio. Um pequeno esforço fisico, um grande passo em direcção à tua sanidade mental.