22 de junho de 2010

Mundial - A mão de um deus menor


Não tenho escrito aqui muito sobre o Mundial, mas a verdade é que se torna difícil com a quantidade de informação que recebemos todos os dias dos milhares de jornalistas portugueses que estão lá (não são milhares? mas parecem!!).
A menos que eu saiba a marca do corta-unhas que os jogadores portugueses usam ou a hora em que cada um usa os lavabos, tudo o resto é dissecado diariamente pela nossa comunicação social.

Também não vou entrar no discurso eufórico da goleada... nunca fomos a pior equipa do mundo, mas também não somos agora a melhor... passar a 1ª fase já me parece muito bom para as expectativas que quase todos tínhamos.

O que me fascinou mais até agora foi a carreira da França (hoje terminada), a fazer lembrar o Saltillo português de 1986. Mas sobretudo todos os comentários que se fazem acerca da sua eliminação. É certo que só foram apurados para o Mundial porque marcaram um golo com a ajuda da mão nas eliminatórias contra a Irlanda (país que hoje deve ter aumentado os níveis de consumo de cerveja), mas ter de ouvir, como ontem da boca do Dias Ferreira, que esta eliminação se deve ao facto de Deus não dormir já me parece uma profunda heresia.

Eu confesso que não percebo, mas também se calhar é por ser ateu, certas ligações ao divino. Ou seja, segundo Dias Ferreira neste assunto concreto, Deus castigou agora os franceses pelo golo com a mão há uns meses atrás. Ou seja, deixa ver se eu percebi, Deus deixou que os irlandeses fossem castigados, para agora poder castigar os franceses por algo que há uns tempos atrás nem sequer tentou evitar... Confesso que não percebo este conceito de divindade castigadora... parece-me algo pecaminoso... mas eu sou ateu, não percebo nada destas coisas...

No outro dia, uma freira daquelas que vivem em conventos encerradas anos a fio não se sabe muito bem para que propósito e com que contributo para a sociedade, dizia que não ia rezar para Portugal ganhar porque Deus não se mete nessas coisas... Outra dúvida (mas eu sou ateu, não se esqueçam), então Deus mete-se em quê afinal? Eu vejo o Ruanda, a Etiópia, o Bangladesh... ali não parece estar a meter-se também... Deus ocupa-se com o quê? (podia ser uma pergunta para o Fórum da TSF!)

2 comentários:

Olelas disse...

Realmente também sou ateu... e a única crença que tenho é acreditar em.... Jesus... o Jorge, claro! :p

Sadeek disse...

Foi o Dias Ferreira a falar Miguel...pelo amor da santa... :D