31 de agosto de 2012

Jogos Paraolímpicos 2012

(é Paraolímpicos ou Paralímpicos?)

Confesso que ver a entrada no estádio dos atletas paraolímpicos é um cenário um pouco perturbador (uma espécie de freak-show, com o devido respeito). Embora isso acabe por ser atenuado com a alegria estampada no rosto daqueles atletas.

Pena é (como diria o outro) que o destaque dado pelas televisões seja tão diminuto (louve-se a RTP, que vai ser doada como herança a um privado qualquer).

Esperemos é que não existam escândalos. como há umas edições atrás, em que se descobriu que numa equipa espanhola de basquetebol em cadeiras de rodas 10 dos 12 elementos não apresentavam qualquer deficiência mental/intelectual (no basquetebol em cadeira de rodas os atletas têm de ser deficientes mentais/intelectuais). Quer dizer, alguém que se lembra de fingir ser deficiente mental/intelectual para ganhar uma medalha é, neste caso e para todos os efeitos, assumidamente um atrasado mental, mas nos Jogos Paraolímpicos não há lugar para atrasados mentais porque não é uma deficiência mas sim um problema de carácter e personalidade.

Qual é a diferença entre um deficiente e um atrasado mental, perguntam vocês? Um exemplo bastante simples para aferirem é olharem para a empresa onde trabalham. Existe alguma pessoa com uma deficiência mental/intelectual registada? Provavelmente não. Mas quantos atrasados mentais é que lá trabalham? Provavelmente alguns... e que ainda por cima têm carro da empresa, cartão de crédito e são directores de qualquer coisa.

Sem comentários: