4 de agosto de 2012

Ronaldo vs Messi

José Mourinho tem feito uma grande campanha para ver Cristiano Ronaldo ganhar a próxima Bola de Ouro (um prémio para o desempenho individual). E compreende-se a sua demanda: Cristiano é seu pupilo, é português e Messi já ganha há 3 anos consecutivos.
 
Eu, como toda a gente, tenho a minha opinião. Mas em vez de grandes opiniões de duvidosa imparcialidade, às vezes é mais fácil olhar para os factos:
 
Messi
 
- Supertaça Europeia
- Mundial de Clubes
- Supertaça Espanhola
- Taça do Rei
- Melhor marcador da Liga dos Campeões
- Meias-finais da Liga dos Campeões
- Melhor marcador da Liga Espanhola
- Recorde de golos na Liga Espanhola numa só época (50 golos)
- Recorde de golos em jogos oficiais numa só época (superando Pelé)
 
Ronaldo
 
- Campeão da Liga Espanhola
- Meias-finais da Liga dos Campeões
- 2º marcador na Liga Espanhola
- Meias-finais do Europeu por países (ndr: para os mais distraídos, a Argentina não faz parte da Europa)
 
Se a decisão for pelos factos, estamos conversados.
 
Eu também acho que o Maradona foi o melhor jogador do mundo de todos os tempos (considerando todos os tempos aqueles que medeiam entre o tempo em que comecei a assistir a futebol até ao presente). E queria que isso fosse assim enquanto fosse vivo. E também me chateia que tenha agora aparecido outro anão argentino provavelmente melhor que ele e ter que assumi-lo.
 
E não me venham com a história de que Messi apanhou este Barcelona fabuloso, como se as equipas em que jogou o Ronaldo tenham sido o Carcavelinhos, o Arrentela ou o Sporting...

Sem comentários: