27 de junho de 2014

Mundial 2014 - Balanço

Isto de fazer balanços do Mundial quando o mesmo ainda vai a meio tem muito que se lhe diga. Mas aqui vai:

Guarda-redes
Rui Patrício - parece que já vinha lesionado. No jogo com a Alemanha fez passes de morte que os avançados alemães nunca souberam aproveitar. Veio de barriga cheia desse jogo.
Beto - sofreu um golo em que ficou a olhar para olhar para bola, outro com a barriga e ainda ia partindo a bacia. Era a arma secreta para as decisões por penalties fora do lugar. Saiu a chorar não se sabe ainda muito bem porquê.
Eduardo - o único guarda redes que não sofreu golos no Brasil (mas continua com aquela maneira estranha de correr com os joelhos para dentro)

Defesas 
Fábio Coentrão - o melhor defesa português do Mundial, lesionando-se estupidamente numa jogada tonta. Nas entrevistas pós-lesão e regresso, pareceu-me sempre que estava aliviado por ter vindo embora
Pepe - na sua terra natal, prescindiu do futebol para apostar na modalidade do vale tudo
Bruno Alves - igual a si mesmo, sempre nervoso, deixando-nos sempre na expectativa de saber se iria matar alguém (até nas flash interview é agressivo a falar!!).
João Pereira - a prova de que o nanismo não pode tirar os sonhos às pessoas. Representou Chelas com grande dignidade, apostando como sempre no vocabulário bairrista.
Ricardo Costa - Nunca joga mal... mas também nunca joga bem. 
André Almeida - Passou de 'jogador que veio passar férias ao Brasil' para 'possível títular em 3 posições diferentes' (defesa direito, defesa esquerdo ou médio). Com tanta coisa acabou por se lesionar
Neto - quem? é um russo, não é?

Médios
João Moutinho - outro representante do nanismo, houve jogos em que nem me apercebi que ele estava em campo. Óptimo para calço de mesas!
Miguel Veloso - fez duas assistências para golo. Dois péssimos centros em que os defesas contrários se desorientaram tanto com a falta de qualidade do passe que acabaram por dar golo. Acabou a defesa esquerdo demonstrando que a velocidade afinal não é uma coisa de somenos no futebol (tem aquele jeito característico em que parece que está sempre em grande esforço em tudo o que faz);
Raul Meireles - ai a barba tão gira!! ai as tatuagens tão peculiares!! ai que ele é o DJ da selecção !! ai que ele é o mais engraçado !! Futebol apresentado: Zero!
William Carvalho - opção de último recurso do treinador quando já nada funcionva. É enorme!! Mas também lentíssimo!
Rúben Amorim - parecia esgotado fisicamente ainda o hino estava a tocar...

Avançados
Cristiano Ronaldo - o principal culpado da debacle (tivesse estado quieto nos jogos com a Suécia e nada disto tinha acontecido, para além do seleccionador já ser outro por esta altura!!!). 1 golo e 3 penteados.
Éder (Sp. Braga) - quando alguém se chama Ederzito está tudo dito. É o futuro da selecção (!?!?!?!)
Hélder Postiga - 15 minutos em campo (talvez dos melhores de sempre na selecção)
Hugo Almeida - há quem aplauda quando ele se lesiona e tem de sair. Eu choro de alegria! Um dos 50 melhores jogadores de bigode deste Mundial
Nani - muito provavelmente o melhor jogador desta campanha (infelizmente quem ser Ronaldo quando deveria tentar ser Nani)
Rafa - quem?
Varela - quando Varela é uma espécie de arma secreta do seleccionador, muito está dito sobre esta equipa.
Vieirinha - o nosso número 10 (?!?!?!?!)

Equipa Técnica

Paulo Bento - teimoso e conservador como sempre, só mudou a equipa para substituir os lesionados. Até 2016 vão ser 2 anos muito penosos.

Médico - quando um médico aparece nas conferências de imprensa a explicar lesões está tudo dito (10 em 23 jogadores não foi?)

Sem comentários: