5 de dezembro de 2007

Os Escuteiros

...
Quero aqui deixar claro que acho que o Estado deveria dar a cada família um escuteiro. Existem diversas situações na vida em que necessitamos de um verdadeiro escuta:
...
- temos uma cimeira com o Kadhafi. Quem melhor para armar a tenda do governante líbio sem criar um incidente diplomático?? Os escuteiros!!!
...
- quem nunca se deparou com a situação de ir ter que pôr o lixo à rua mas não saber o nó correcto a dar no saco? (nó de cirurgião? nó de pescador? laço cruzado? nó de encapeladura?) Eu sei que os senhores que fazem a recolha reparam nestes pormenores!!! ("Estes gajos não sabem dar nós nos sacos!!!" oiço eu bastante)
...
- Domingo. Inverno. Dia frio. Vamos tomar um banho quente para relaxar. Bolas, não temos fósforos, nem isqueiro e não comprámos ainda um esquentador inteligente. O jeito que dava um escuteiro para nos ligar o esquentador a partir de 2 ou 3 palitos e da página 4 da Dica da Semana!!
...
- Estamos com a nossa miúda/mulher/senhora/babe no carro junto ao mar a apreciar o luar. O que dava mesmo jeito era uma boa musiquinha... Ligamos o rádio e só apanhamos o relato do Estrela da Amadora - Naval ou um programa de trash metal (no leitor de Cd's só temos o disco das Chiquititas deixado pela nossa sobrinha). Bolas! Que jeito dava ir buscar à bagageira um escuteiro com a sua viola para nos tocar qualquer coisa!! (mas atenção! um escuteiro da A.E.P., porque os da C.N.E. só sabem músicas do Padre Borga!)
...
Como veêm eu até acho os escuteiros bastante úteis... tão úteis como os frigoríficos no Polo Norte...
...

24 comentários:

Cristina disse...

Outra vez, Miguel?? Catano, pá!! Muito gostas tu de malhar nos scouts, homem :D

Ahhhh... e a malta do CNE abomina o Padre Luís Borga - só mesmo os do Entroncamento é que o curtem!

(para que conste não fui eu que enviei comentários de indignação)

Miguel F. Carvalho disse...

não há problema em enviar comentários de indignação... cada um deve defender os seus pares! lol

até já estava a achar estranho... mas depois percebi que nos acampamentos não devem ter net!!! lol lol lol

Cristina disse...

Conforme... naqueles acampamentos regulares de grupo (ou agrupamento) por norma não há... mas nos grandes acampamentos de região, nacionais ou internacionais, há. E há também actividades dedicadas exclusivamente às comunicações (chamadas de JOTI)... mas já me estou a alongar demasiado.

Se quiseres faço um post a contrapôr o teu... heheheh

mtheman disse...

conta lá aqui ao pessoal o que é que os escuteiros te fizeram eheeheheheh

tu no fundo no fundo querias era ter andado naqueles jamborees internacionais com as escutas estrangeiras e tás aí a fazer-te de esquisito...

Heidi disse...

Miguel, sem dúvida o teu melhor post de sempre :D devias ser condecorado na carta do mês do correio da manhã :P

Miguel F. Carvalho disse...

cristina, faz o teu post!!! lol

mtheman, essa imagem das escutas estrangeiras é interessante...

heidi, achas que tenho hipóteses? e será que recebo o faqueiro de prémio? lol

Anónimo disse...

Esses escuteirinhos fazem tanta coisa que chegam a ser melhores que os "Rainbow", as "bimbis" e todos esses electrodomésticos maravilhosos!

Eu quero um para mim!
S

Cristina disse...

Epahh... agora começo a ficar ofendida.

Digam-me honestamente o que é preferível: os miúdos passarem o dia inteiro em aulas e depois ao fim-de-semana ficarem fechadinhos em casa a encharcar-se em TV, PSP's e afins, em comidinhas altamente ricas em gorduras e açúcares? OU... inscreverem-se nos escuteiros... onde podem fazer acampamentos de 2 em 2 meses, conviver com outros miúdos da mesma idade, aprender a desenrascar-se, a montar uma tenda, a cozinhar mesmo que a refeição seja intragável? Os momentos passados nos escuteiros são inesquecíveis, quer gostem do conceito "scout" ou não.

Miguel F. Carvalho disse...

tudo bem, mas é possível fazer todas essas coisas sem ser escuteiro!!! lol

os escuteiros não são os donos das actividades ao ar livre ou dos nós cruzados!!! lol

Daniela Sousa Photography disse...

...escuteirinhos a armar a tenda...??? oh miguel, não entendo???
:)

Cristina disse...

Claro que os escuteiros não são os únicos a armar a tenda nem a fazer nós todos XPTO... mas são a 1.ª associação em que os paizinhos pensam mal se fala em actividades ao ar livre.
Os pais confiam nos escuteiros. É mais fácil irem a correr meter os meninos nos escuteiros, onde têm regras, do que numa associação qualquer de tempos livres em que deixam os miúdos ao "Deus dará"!
O CNE tem uma história de mais de 80 anos em Portugal... não é uma moda de meia-dúzia de anos.

Anónimo disse...

Acredito que nos escuteiros se façam e aprendam coisas úteis para além de que os miúdos ganham responsabilidade e aprendem a desenvencilhar-se.
Acredita que há muito boa gente que se tivesse andado nos escuteiros não era tão atadinha como é! lool
Claro que a soulução não são os escuteiros, mas sempre davam uma mãozinha.
Atenção, nunca frequentei os escuteiros mas com uma mãe como a minha ninguém precisa! loool

Beijos

Anyone disse...

Miguel, qualquer dia tens a CNE em peso à tua porta...Arranja mas é um corpo de seguranças feminino, género amazonas... eheheheh

Miguel F. Carvalho disse...

eu acho que os escuteiros são um bocado atados... com a quantidade de nós que fazem... lol

já deve haver uma petição on-line para acabar com este blog...

Maariah_r disse...

LOL, tive o prazer de ler este e o outro post. Duma ex- escuteira (ou não, pois uma vez escuteiro, sempre escuteiro) e não levei nada a mal. Toda a gente é livre de dar a sua opinião e temos mais é que ter humor e aceitar as coisas.

Eu pertencia ao CNE mas também tenho amigos da AEP. Neste momento como católica que me assumo digo com toda a sinceridade que não sei se poria um filho meu num agrupamento do CNE. A obrigação da via religiosa incomoda-me, deverá ser uma escolha pessoal. Mas em relação ao convivio, aos amigos, aos acompamentos, à partilha, aos nós (!) sou a primeira a dizer que é uma experiência que merece ser vivida.

Miguel F. Carvalho disse...

também acho que o convívio deve ser bastante salutar... aliás, acho que nunca peguei por aí... lol

Anónimo disse...

boas!

acho que ja te deixaram ficar muito mal no passado, talvez por seres um falhado mal educado, para teres essas opinioes erradas e muito pouco fundamentadas sobre os escuteiros.
talvez se alguma vez tivesses sido escuteiro, irias encarar isso com um sorriso e ignoravas.
sai de casa e vai dar uma volta pela montanha, nao percas tempo ou o resto da tua inutil vida a falar mal de uma associaçao que tem mais de bem do que mal.
ate te explicava a funçao dos nós, mas nem quero perder tempo com isso, tu nunca irias perceber....parece que a unica utilidade seria para atar os sacos do lixo.

nao escrevas outro post a dizer "cada um defende os seus" ou com outras desculpas inuteis...ja destes provas da tu ignorancia e insignificancia.

p.s.: neste coment jamais tive como objectivo insultar-te, apenas desci ao teu nivel para conhecer o mundo da ignorancia.
A minha opiniao...nao gostei!

Miguel F. Carvalho disse...

Opiniões erradas é um conceito que não existe... podes é não concordar com as opiniões dos outros... era o mesmo que tu dissesses que os "Escuteiros são a melhor coisa do Mundo". Eu só podia dizer que não concordava, mas nunca seria uma opinião errada, seria apenas a tua opinião...

mas obeservardor (ou será observador?) gostei muito de teres dito no PS que não gostavas... é que tinha ficado com dúvidas... ah ah ah

Anónimo disse...

deves achar que tens imensa piada!! ahahahah

coitado, deixa cá ver, quando eras criança querias ser escuteiro e viver diversas aventuras, mas a tua maezinha não deixava e tiveste de ir para o coro da igreja!! kakaka

pah vai mas é escrever a história da tua vida, pode ser que tenha mais piada.
tu e como muitas outras pessoas ainda não repararam o porquê de saber fazer nós...dou-te a resposta para muitas coisas úteis e não apenas para atar o teu saco!


se soubesses o que é o escutismo...ou pelo menos o verdadeiro. é que parece que não sabes minimamente o que é! logo, faz um favor a muita gente não digas asneiras, ou entao se estás a referir a outra associação enganaste-te no nome!

não é à toa que o escutismo é a maior associação do mundo!


(atenção, não é para te desrespeitar, mas apenas para te dirigir da forma como te dirigiste a mim indirectamente)

Miguel F. Carvalho disse...

ruca, obrigado pela tua opinião.

tal como foste livre de te exprimir aqui, também eu sou livre de exprimir a minha opinião... é isso que define as sociedades livres e democratas...

mas continuo a achar que os escuteiros têm todos muita falta de humor... devem-no ter perdido por aí...

Anónimo disse...

tas a vontade em exprimir! como e da forma que quiseres!

nada disso...os escuteiros tem grande sentido de humor...se não sabes mas BP, o fundador, era grande humorista e era esta uma das suas grandes qualidades e era também reconhecido por isso!
o post que eu escrevi era em tom de humor!

Anónimo disse...

Começo a ficar farta com os teus isnultos aos escuteiros!! Arranja uma vida e se falas tanto nos escuteiros porque e que nao exprimentas?? de certeza que irias pedir desculpa! as musicas que cantamos nao sao so de igreja!! Ah ja sei porque adoras tanto gozar com os escuteiros. Tiveste uma namorada escuteira ela meteute os palitos com outro escuteiro! Se calhar nao es la muito desenrascado. No dia em que souberes fazer um nó direito atras das costas.... teras o direito de insultar sem que ninguem te diga nada!! AHH mas tu nao sabes o que e um no direito...

Mica disse...

ADOREI mano!! Lamento que os portugueses (não só os escuteiros) não tenham sentido de humor! (deve ser da situação económica nacional...). Enfim... Acho que nos escuteiros se aprende, de facto, muita coisa!É certo! Deve ser uma aprendizagem para a vida... Mas pergunto-me... E quem não andou lá...Será que está morto? Será que não viveu/não vive? Não aprendeu nada? Pelo menos, uma coisa é certa: sou uma "morta" que sabe escrever, sem erros, e tem...sentido de humor!!! Continua NANO!!! Fico à espera do "Para que servem os professores??..."

Anónimo disse...

Ta ai a falar mal dos escuteiros quando certamente nunca frequentou este movimento mundial. Só diga que nao gosta depois de experimentar.