12 de agosto de 2010

Reguladores para quê?

Ainda não percebi, e acho que mais ninguém também, o papel dos reguladores nos diversos sectores da actividade económica...
...
O dos combustíveis nega a evidência de que existe um cartel no sector (tipo cartel de Medellin ou Bogotá, mas sem a parte dos assassinatos... vão-nos matando aos poucos com os aumentos... o preço do barril aumenta, aumentam os combustíveis... o preço do barril diminui, aumentam os combustíveis... como vinha no Inimigo Público do outro dia, as gasolineiras compram outro tipo de barris, não aqueles que temos acesso ao preço diário...).
...
Agora vem a peregrina conclusão da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR). Parece que existem disparidades por autarquias ao nível dos valores pagos (uns que pagam bastante menos que outros). Conclusão da entidade: aumentar os que pagam menos para chegar ao nível dos outros, entre 19 a 42%! (coisa pouca em tempos de austeridade! e para garantir "uma estrutura progressivamente uniforme"... baixando os mais altos também conseguiam isso!!!). E para além do aumento do tarifário, que é variável consoante o consumo, cada família teria ainda de pagar uma taxa base fixa de 2.4 €.
...
Então e se todas as famílias guardassem os seus resíduos em baldes e colocassem à porta da entidade? Será que nos fazem um preço para isso?

Sem comentários: