31 de janeiro de 2011

As Múmias

Os egípcios estão confusos... E a prova disso é a foto acima... Hosni Mubarak, o presidente do Egipto (recuso-me a escrever Egito... bolas, já escrevi!) é visto das mais diversas formas: um drácula sanguinário, uma figura do Avatar, um judeu e um pirata (?? aquilo é uma pala vermelha, não é?).
...
As recentes manifestações de quase liberdade, tanto na Tunísia como agora no Egipto, vêm comprovar a importância da internet do mundo globalizado em que hoje vivemos. Não fosse o twitter, o facebook, o email e talvez isto não tivesse tomado o rumo que tomou (não por acaso, num dos dias mais quentes das manifestações no Cairo, o governo egípcio cortou logo a internet).
...
Curioso também é facto dos governos totalitários, quando sucedem este tipo de conflitos, anunciem imediatamente reformas, quando não aumentos salariais (o presidente Mubarak está no poder há 29 anos !! provavelmente tinha-se esquecido de fazer reformas... alguém o devia ter avisado, dirá ele... alguém terá de ser punido obviamente). Este pensamento é um pouco surreal e cómico mas não andará certamente longe da realidade.
...
A comunidade ocidental, como habitualmente, demonstra toda a sua hipocrisia. Enquanto estes lideres totalitários servem para negócios e afins, não se lhes ouve uma palavra crítica a este tipo de regimes. Quando existem tumultos e manifestações populares mais fortes, vêm logo defender o povo e declarar que está na hora da mudança (de preferência com um novo regime totalitário que lhes abra ainda mais portas para negociatas).
...
Mais uma revolução com mortos... foi o que nos terá faltado em 1974... talvez se assim fosse, hoje em dia não seríamos um povo tão atadinho...

Sem comentários: