22 de janeiro de 2007

Balanço 2006

É um hábito de todos os jornais e televisões, quando se avizinha o final do ano, procederem a uma espécie de visão global do que foram os 365 dias anteriores. Momentos marcantes, positivos ou negativos, acontecimentos históricos, curiosidades, fait-divers, etc. No meu blog não poderia escapar a essa regra com a vantagem de ver o que os outros já assinalaram. Poderia falar aqui da crise nacional, do Médio Oriente, do Apito Dourado e tantas outras coisas que acabaram por influenciar o ano que passou. Mas houve uma que passou em claro aos mass media: a guerra aberta e fraticida na tranquilidade dos lares entre Noddy e Bob, O Construtor!!! Para mim, eles são indubitavelmente as grandes Figuras de 2006.
E quando penso nisso assusto-me. Aquilo que eles supostamente deveriam ser – um divertimento inocente para as crianças – é mascarado por aquilo que eles realmente representam. Senão façamos uma análise aos dois:


Noddy – um boneco de madeira com um guizo na cabeça!!! (poderia ficar-me obviamente por aqui…). Olhem bem para aqueles olhos, grandes, brilhantes e fixos que só o uso de psicotrópicos ou estupefacientes conseguem justificar. A indumentária que ele usa!!! Bolas, sejamos sinceros, alguém nos tempos da escola arriscaria ser amigo de um tipo que se veste assim??!! Só quem gostasse de ser espancado!!! É o único tipo que conduz lá no país e tem uma canção que diz “Abram alas ao Noddy!!!” Porquê? Se não abrirmos ele atropela-nos??! Existe um polícia – Senhor Lei – que anda de bicicleta (deve conseguir apanhá-lo, deve!!!). Tem como inimigos o Mafarrico (no mundo dos adultos mais conhecido como o Demo/Diabo/Lucifer – temos aqui de certeza o dedinho da Igreja a tentar glorificar o Noddy como Deus no célebre confronto Bem vs Mal). Como amigos tem a Ursa Teresa (coitadas das Teresa’s deste país…), o Turbulento e o Orelhas (não o Luís Filipe Vieira, mas supostamente um gnomo). E a cereja em cima do bolo: conduz um carro porque é taxista!!!! Fogareiro!!!

Bob, O Construtor - está entre o engenheiro e o encarregado de obras, ou como se diz em Portugal, o senhor que suborna fiscais camarários! Também tem uma canção: “Eu sou o Bob, o Construtor / eu sou o Bob, trabalhador” Bolas, tipos que andam sempre a gritar que são uns grandes trabalhadores geralmente são é uns valentes sornas!! Defende os seguintes valores: pensamento positivo, trabalho de equipa, acompanhamento de projectos até ao final e auto-confiança, ou seja, tudo o que não existe em Portugal!! (mas como é que este gajo tem tanto sucesso cá???). Tem como grandes amigos a equipa de máquinas (quem nunca sonhou ser amigo daquela retroescavadora da rua de trás?!). Não consegui investigar se tem como costume pendurar-se em andaimes e enviar bocas sexuais a mulheres… Ah, e também tem uma valente cara de parvo como o outro....
Conclusão: na nossa geração deram-nos as Heidi’s, os Marco’s, as Candy Candy’s, ou seja, pessoal órfão que procurava os familiares e que passava os episódios a chorar. Resultado: criou uma geração de deprimidos. Agora andamos a criar os nossos filhos para eles se tornarem taxistas/fogareiros ou tipos das obras. Depois admirem-se, quando forem com o vosso filho na rua e ele gritar “Olha mamã, o Bob!!” e vocês responderem: “Não, meu amor, aquele é o Tchimano, um imigrante ilegal guineense que trabalha nas obras e que é pago quando o patrão se lembra…”

25 comentários:

Pedro Almeida disse...

Tchimano é muitáfrente, estavas inspirado ;-)

Lu disse...

Isto é que foi um balanço!! lol
Foi preciso muita imaginação para chegares a estas conclusões todas!! :)

Miguel F. Carvalho disse...

tchimano foi obviamente inventado... :)

FuckItAll disse...

Ah ganda Miguel!

Nós tivemos uma personagem nada deprimente, o Vickie.

(eu devo ter sido a única pessoa da minha geração que leu o Noddy em pequena - na versão original da Enid Blyton, bem menos politicamente correcta)

Shyznogud disse...

Por falar em persobagens pouco deprimentes. Alguém é do tempo de uns livros de um "Guilherme"? a acção decorria em Londres durante os bombardeamentos na 2ª guerra mundial e ele dava muuuuuuitos erros ortográficos?

Miguel F. Carvalho disse...

shyznogud: não me lembro desse... estaremos a falar de que geração?
fuckitall: confesso que só encontrei recentemente... se não de certeza que me lembrava daquela cara...

FuckItAll disse...

Onde foi isso?

FuckItAll disse...

e acerca do q?

Miguel F. Carvalho disse...

o Noody!!

Shyznogud disse...

a pergunta não era para ti, miguel, q deves ter menos uns 10 anos q eu, era para a fuckit (nã, demasiado tenra tb) ou de qqr outro adulto (pois tá claro) q por aqui andasse.

Miguel F. Carvalho disse...

tenho 30...

Shyznogud disse...

acertei na mouche, então ;-)

FuckItAll disse...

Oh homem, não posso ter dito isso do Noddy, foi o meu primeiro herói, aprendi a ler com aqueles livritos, que sabia d cor! Vê lá melhor... ou diz-me onde é, grrr!

FuckItAll disse...

duas adendas:

shyza, estou bem mais pró teu lado (etário) que pró dele.

miguel, não te esqueças do Ruca! (não tem piada, mas é o favorito da infanta cá de casa)

Miguel F. Carvalho disse...

o Ruca pareceu-me muito certinho... não tinha nada por onde pegar... tem o registo limpo...

FuckItAll disse...

Eu sei, é um chato, mas eu ouço vinte vezes por dia "eu gosto mais do Ruca", dito com voz de corneta.

FuckItAll disse...

Anda, descose-te lá, que a curiosidade é uma das poucas coisas em que sou muito "menina": onde é que está aquele diálogo com a shyza?

FuckItAll disse...

Acrescentar à lista dos consumos televisivos da minha geração o Espaço 1999. Muitas dezenas de Águias desenhei eu!

Miguel F. Carvalho disse...

Mas qual diálogo?? Em relação ao Espaço 1999 também fui um fã...

Mazinha disse...

E o Verão Azul???? ahhh.... cais murangus, cais floribellas....
ps - o q é q a Vickie fazia??? o nome n me é estranho...

FuckItAll disse...

GRUMPF, e não me vai dizer!

O Verão Azul era fixe, embora eu não devesse falar com alguém que me fala "na" Vickie! Desgraçada, o Vickie, o viking, era um rapazito. Se calhar os dois anitos a menos já chegam pra não te lembrares, eu era muito pequena. Foi a minha primeira colecção de cromos (a segunda foi o Espaço), havia reuniões de pais com miúdos na rua para trocar cromos, enfim, à escala da época, um fenómeno tipo floribela ou morangos.

Miguel F. Carvalho disse...

nem percebi ainda do que falas... Verão Azul era muito bom...

Mazinha disse...

aora que vi as fuças do tal do viking, já me lembro dele. Mas tu vê lá se te lembras que o gajo tinha cabelo comprido à chavala e usava uma saia a dar pó dúbio....

Anónimo disse...

tu desculpa, lá, mas relamente os portugas andam todos atrasados, em 2002 ja Bob de Builder era famoso em Inglaterra. eu tive o prazer de o conhecer lá....eeheheheh

Miguel F. Carvalho disse...

mas acho que o Bob em Inglaterra se chamava Zé Manel, The Tuga Man... :)