27 de janeiro de 2007

O Século Chinês

O Primeiro-Ministro português, José Sócrates, parte 3º feira para uma visita oficial à China, levando na sua comitiva 4 ministros e 71 empresários. Apesar de não se ir encontrar com o Presidente chinês, mais preocupado em visitar países comercialmente mais atractivos para as pretensões chinesas, como a África do Sul, Sudão ou Moçambique, o âmbito desta deslocação centrar-se-á no crescimento das exportações portuguesas e na captação de investimento estrangeiro.
Penso que já estaremos a chegar atrasados, no entanto, é de enaltecer este esforço junto do país que será dentro de muito pouco a maior potência económica e industrial do mundo. Não se encontra previsto, no entanto, a abordagem da temática dos direitos humanos. Há coisas que, em confronto com o interesse económico, passam automaticamente para 2º plano.
Deixo-vos aqui uma sugestão de leitura, "O Século Chinês", do correspondente italiano do jornal La Repubblica em Pequim, onde é feita uma abordagem, num estilo bastante solto, do que é a China actual e, principalmente, do que irá ser num futuro muito próximo.

1 comentário:

Heidi disse...

cada vez estamos mais ultrapassados....é como se costuma dizer:" é ver o comboio passar". Penso que toda a Europa está a ficar para trás da potência Chinesa, mas Portugal lidera o grupo da cauda da Europa...infelizmente.