8 de janeiro de 2007

São… são… ESTÚPIDAS!!!!

Leio no Público deste domingo que numa aldeia do concelho transmontano de Mirandela, em Portugal – Vale Salgueiro – em nome da tradição da Festa dos Reis, durante os dias 5 e 6 de Janeiro, as crianças a partir dos 2 anos (sim, 2 anos, não é gralha!) são incentivadas a fumar pelo menos um maço de tabaco.
Não é por ser meu neto mas tem muito jeito para pegar no cigarro, nem imagina!”, orgulho com que uma avó fala do seu neto de 5 anos. Logo que o petiz entra em cena, a avó desafia-o: “Fuma lá, meu filho!” ordena a senhora. Não se conhecem as origens deste hábito mas os habitantes garantem ser centenário e inofensivo, mesmo que alguns reconheçam que o seu vício começou aí.
Eu quero que o meu neto siga as tradições da aldeia”, justifica a avó, a qual já tem gravações em vídeo destas proezas que revê sempre que sente ‘saudade’. Outra senhora, mãe de uma criança de 10 anos afirma: “Dei-lhe um maço e meio, fumou cinco, mas disse que ainda queria mais”.
Comentários para quê? Como diria o outro “São pessoas rudes do campo… são…. são…. estúpidas!!! Ou então são… estúpidas, é isso!!!
PS: Já tínhamos o maior bolo rei do mundo, a maior árvore de Natal do mundo, agora teremos também certamente a mais tonta e idiota tradição do mundo…

5 comentários:

Lu disse...

Não tive oportunidade de ler tal aberração!!! Então quer dizer que andam imensas pessoas a lutar para que se deixe de fumar e uns quantos parvos a dar um maço a crianças com 2 anos.... realemente isto é o cúmulo da anormalidade!!!! :|
E não há ninguém que ponha termo a esta estupidez???
Estou... indignada!!!

Heidi disse...

Não ouvi tal notícia, mas parece-me uma grande barbaridade...
mas com a mentalidade que os portugueses têm, nada me admira...

mtheman disse...

o meu pai deu-me a experimentar um cigarro quando eu andava na primária...

o resultado desse acto foi que nunca mais desejei experimentar um cigarro e nunca fumei...

Miguel F. Carvalho disse...

estas crianças experimentam todos os anos... aliás naquela aldeia são 15 dias de festa, euforia e ansiedade: Natal - Ano Novo - Tabaco... Durante o ano já devem ter o vinho e as aguardentes... Estas crianças não se queixam de certeza das aulas de substituição!!! Vale Salgueiro é a nossa Amesterdão!!!!

Pedro Almeida disse...

Tabaco é estúpido!!!
Ao menos que seja haxixe...ai ai este rurais!!!