13 de janeiro de 2007

Justiça?



Há 2 dias atrás, de madrugada, um cidadão foi apanhado, numa operação stop da Brigada de Trânsito da GNR, com uma taxa de alcoolemia de 1.44, bem acima do limite máximo estabelecido por lei (0.5) e também acima do valor para a qual esta situação é considerada crime (1.2).

A decisão do Juiz relativamente a esta situação foram 40 dias de trabalho comunitário(!!!) baseando-se naquilo que parece ser uma excepção existente na lei para figuras públicas (o cidadão em causa é um proeminente jogador de futebol do Sport Lisboa e Benfica).

Nem vou comentar o facto de este cidadão nem sequer ter ficado detido a aguardar a audiência com o juiz (como aconteceria com qualquer cidadão comum), o que me assusta é a leveza da pena (não houve sequer a retenção temporária da carta de condução).

Diz-se que a Justiça é cega. Eu diria mais. É cega e, pelos vistos, também idiota.

9 comentários:

Pedro Almeida disse...

O trabalho é comunitário não voluntário e baseia-se num diploma que entrou em vigor no ínicio do ano.
Sinceramente não acredito que o Luisão tenha tido tratamento preferencial.
Sendo ele uma figura pública era usar as 40 horas em campanhas de prevenção rodoviária, principalmente para os mais novos.
Uma coisa é conduzir com excesso de alcool outra é conduzir bêbado, não me parece que tenha sido o segundo caso, não se vá agora cruxificar o homem só por ser o Luisão.
Tem que pagar pelo crime que cometeu, mas não exageremos.

Lu disse...

Oh Pedro, desculpa lá mas a pena que deram ao Luisão é ridicula!! Se fosse uma pessoa comum teria levado uma multa, retenção da carta e o trabalho voluntário. Isto sim.
Tenho um caso muito próximo, o meu pai, ia a conduzir a 55km/h numa localidade onde a lei diz que é 50km/h e adivinha o que lhe aconteceu.... não, não levou só um aviso. Ficou sem carta durante 2 meses, sim 60 dias!!! Por apenas 5km/h a mais que ia, e posso garantir que não pôs a vida de ninguém em perigo. Temos de ser imparciais no que diz respeito às "celebridades", essas são sempre ilibadas ou quase! É uma vergonha!

Pedro disse...

Tu disseste tudo... trata-se de um jogador do Sport Lisboa e Benfica! ;) Pedro, concordo plenamente!!

Miguel F. Carvalho disse...

Pedro, 1.44 parece-me excessivo!! E a lei deve ser igual para todos, só isso...

Olelas disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Olelas disse...

Boas, deixem já por de parte as minhas preferências clubisticas para debater esta situação:
Quanto ao Luisão, ao contraro do que se fala, ele até foi bem mal tratado, segundo o jornal "O crime" de ontem, na esquadra para onde foi levado abundavam sportinguistas e o jogador foi gozado "à força toda"...
Quanto à pena em si... eu até concordo!!
Passo a explicar: Uma figura publica como ele, não se importaria de ficar 6,7...12 meses sem carta! Pois facilmente contratava motorista(s) para o deslocar onde ele quisesse, enquanto que ao efectuar essas tais 40h comunitárias (dentro da lei Portuguesa) ele sentir-se-à mais humilhado do que pagar (monetáriamente) qualquer quantia que seja!
Isso está na nossa lei e abrange todas as figuras públicas, como o caso do Luisão. Tal e qual como em Dezembro o Maniche e o Quaresma, junto de Alvalade.....
Quanto ao ficar sem carta, é uma pena acessória NAO OBRIGATÓRIA, dependendo de cada caso, neste caso, segundo as autoridades, como o Luisão tem o "cadastro" livre, não é reincidente, não lhe aplicaram esse agravamento, mas sim as 40h comunitárias.
Quanto ao facto de jogar contra a Académica (que mta gente achou mal) é simples: Se eu for apanhado com alcool (o q será dificil, a roçar o impossivel lol) ou excesso de velocidade, isso não implicará que no dia seguinte deixe de trabalhar pois não? ;)
Abraço

Miguel F. Carvalho disse...

mas a justiça tem de ser igualitária, não podem existir tratamentos de excepção... eles é que têm o dinheiro e não pagam? que teoria é essa??? por essa ordem de razões, os pobres é que deveriam ter trabalho comunitário... e o que é ser uma figura pública???

Lu disse...

Discordo completamente Olelas.
O meu pai tem menos dinheiro que o Luisão, a carta de condução é o meio de trabalho dele. Ora vejamos, o meu pi tem pouco dinheiro e teve de pagar. O meu pai precisa da carta para TRABALHAR mas ficou sem ela. Quem tem dinheiro (Luisão) não paga e não precisa de carta para trabalhar não a tiraram!! O meu pai ia a 5km/h a mais do permitido (55km/h) mas o senhor que ia com um excesso quase de dobro do permitido tem simplesmente trabalho comunitário. Ora bem, se tem dinheiro que pague a multa e que fique sem carta, afinal a Lei não diz que as pessoas têm de se sentir humilhadas. O caso do Maniche ou do Quaresma, não me recordo muito bem qual dos dois foi, ficou sem carta!!! Acho uma injustiça.
Tenho quase certeza que a grande maioria prefere o trabalho comunitário a ter de pagar as multas e a ficar sem carta. 1,44 é considerado crime pela LEI!!

Olelas disse...

"O caso do Maniche ou do Quaresma, não me recordo..."
Pois não te recordas porque nem sequer foi falado... não interessa à sociedade, o Luisão é que faz vender jornais e não o Maniche ou o Quaresma... desculpem entrar o campo clubistico mas é a realidade... :(
Estes dois, presenciei eu pessoalmente porque pararam depois de mim, so que não tiveram a mesma "sorte" do Luisão.... tiveram mais... passaram "em branco"...
Quanto ao Lei.... é ela (ou quem a fez) q está errada!!! Nao eu, apenas estava a informar que está dentro da legalidade, apesar de considerar um absurdo, porque como costumo dizer "Ou ha moral... ou comem todos..." Seja ele o luisão ou o Luisinho... deveria aplicar-se a mesma lei!!!
;)