23 de novembro de 2007

Vai um copo?

O mundo do sobrenatural sempre cativou a maioria das pessoas, seja pela atracção pelo desconhecido, seja pela busca de novas realidades que façam face à letargia dominante muitas vezes nessas mesmas pessoas.
...
Quem é que não se lembra do entusiamo que gerou o célebre filme (real ou não) da operação a um ser alienígena? A tenacidade com que certas pessoas defendiam que o filme seria verdadeiro foi absolutamente impressionante (mesmo que fosse perfeitamente visível que era um boneco de borracha! ...e mal feito). Mas quem acreditou naquilo também deve acreditar que o Cláudio Ramos é heterossexual ou que o Mário Lino é mesmo ministro.
...
Estava aqui a ver um filme e surge uma passagem em que as personagens resolvem fazer o chamado ‘jogo do copo’, em que num ambiento sombrio cheio de velas, se colocam à volta de uma mesa papelinhos com todas as letras do alfabeto, os algarismos, um Sim e um Não e a peça principal – o copo – que servirá para um suposto espírito invocado poder movimentar entre as diversas letras a fim de criar palavras que respondam às perguntas de quem está à volta da mesa. Giro, não?
...
Este é o típico jogo feito na infância ou adolescência (à falta da colaboração feminina no 'bate-pé'). Eu próprio cheguei a fazer isto numas férias de Verão no Algarve nos meus já idos 15 ou 16 anos. E lembro-me perfeitamente do que aconteceu. O copo não se chegou a mexer, mas uma amiga minha começou a sentir-se mal e a vomitar. Concluí de imediato que tínhamos acabado de invocar o espírito de Gregório (também denominado de Grégo)...
...
Acho que toda a gente já deve ter tentado isto, mas só conheço uma pessoa que tenha visto o copo mexer-se (e não tenho grande confiança no seu testemunho). Eu se fosse espírito ficaria um bocado aborrecido com este jogo... escrever frases, seleccionando letra a letra, parece-me um bocado patético, além de fazer perder muito tempo ao espírito (“um F, agora tenho de ir ao O, depois um D, agora onde é que puseram o A?, isto leva um hífen, depois um S e finalmente um E”)
...
Este jogo é também percursor do Messenger, mIRC e afins. Os inventores dos chats inspiraram-se no jogo do copo, senão basta ver o tipo de perguntas que se fazem aos espíritos: “Olá! Tudo bem?” “Quem és?” “Donde teclas?”. Depois os nerds dos chats começaram a inventar outras (“Tens fotos em lingerie?”, “Estás sozinha em casa?”, "Vamos encontrar-nos?"), permitindo assim a massificação da pedofilia no mundo (eu sei... esta relação causa efeito dos chats com a pedofilia fazem parecer as teorias dos cataclismos, mais habituais em João César das Neves).
...

4 comentários:

Anónimo disse...

Na minha adolescência (praticamente agora, portanto :X) lembro-me de fazer diversas vezes o tal "jogo do copo", resultando numas peripécias agora engraçadas mas, que na altura, me faziam acender as luzes todas por onde quer que passasse lol

Como se costuma dizer "não acredito em bruxas mas, que as há, há" porque, coicidência ou não, a nota da minha Prova Global de CFQ foi dita certinha, em percentagem e tudo lol


Beijo*

Daniela Sousa Photography disse...

Digo-te que uma vez comecei a fazer e mesmo andes de alguma coisa começar a mexer já estava todo borradinha, salvo seja!

Já o César da Neves... antes esse e as suas questões que o outro que não paga almoços!

Heidi disse...

Nunca joguei esse jogo...temos pena...

Anyone disse...

Eu também joguei durante os tempos idos da minha alma de grunge... LOOL. Joguei, o copo mexeu, e só disse coisas que nunca aconteceram... As cortinas moveram-se, mas até que ponto não é uma sugestão psicológica e derivada da nossa expectativa em ver qualquer coisa? E até que ponto o copo não mexe porque o nosso corpo é também ele energia? Se há pessoas que sozinhas conseguem dobrar talheres, porque não um conjunto delas conseguir mover um copo??

Aqui ficam as dúvidas que me coloco, desde esses tempos idos...:(

Bjs.