1 de agosto de 2011

A Economia Invertida

No dia em que os aumentos brutais nos transportes públicos tiveram lugar, a linha de comboios de Sintra assistiu logo a atrasos consideráveis nos seus horários.

O que prova que, em Portugal, os preços tendem a ser inversamente proporcionais à qualidade do serviço.

Curioso, no mínimo... ou será que é apenas já uma pequena amostra do que será a aplicação de modelos que (certamente Álvaro) terão excelentes efeitos no Canadá mas que em Portugal nunca funcionarão.

Todas as empresas públicas cuja solução passa, segundo este Governo, por vender a privados verão os preços dos seus serviços, nos próximos tempos, crescerem em flecha.
Isto permitirá duas coisas:
a) tornar as empresas mais atractivas aos privados (maiores receitas = maiores lucros, se com uma boa política de despesa, e mesmo que o serviço seja mau, a verdade é que não há alternativa aos utilizadores);
b) quando passar para os privados estes já não terão de aumentar preços, tendo ficado o ónus dessa responsabilidade no Governo (ou seja a capa de lobo mau ficará sempre no Governo, salvando assim os privados dessa má imagem).

Um Governo que governa de costas para o seu povo é um governo que está a pedir um pontapé no traseiro (tenho a esperança que esta frase inventada mesmo agora se torne uma grande citação ao estilo de Sun Tzu, ou, no mínimo, que apareça em pacotes de açucar)

Sem comentários: