17 de agosto de 2011

Tabaco

Parece que os Estados Unidos vão obrigar, já a partir de 2012, as tabaqueiras a publicarem nos seus maços de cigarro imagens ditas chocantes (embora o nível de choque seja sempre algo muito pessoal), como forma de promover uma mensagem antitabágica.
 
Eu confesso que tenho sempre bastantes dúvidas acerca deste tipo de medidas (as mensagens que constam actualmente nos maços, sejamos sinceros, não tiveram qualquer efeito, exceptuando aqueles totós que no início decidiram comprar bolsinhas para tapar os maços e fizeram outros ganhar dinheiro de forma fácil).
 
Parece que os maços vão ter imagens mais explícitas, nomeadamente cadáveres (algo que vemos diariamente nos jornais diários e noticiários da tv), dentes podres (vistos já em qualquer consultório de um estomatologista) e pulmões doentes (na realidade, não existe um hábito de passarmos a vida a ver sequer pulmões saudáveis, portanto nunca perceberemos a diferença).
 
E isto abre um precedente que se pode tornar complicado. Será que os produtores de junk food também terão de passar a ter nas suas embalagens obesos mórbidos a rebentar pelas costuras com as aortas a esguichar sangue qual Kill Bill ? Ou os dealers vão ter de passar a colocar nas suas embalagens imagens da Amy Winehouse ? Ou a Liga Portuguesa de Futebol terá de passar a colocar nos bilhetes dos jogos do Porto imagens de árbitros isentos e não corruptos ? (só para assustar !)
 
Se querem que as pessoas realmente deixem de fumar (que parece ser o caso!), não era bem mais fácil proibir simplesmente a venda e consumo de tabaco?!?!! (dahh !! não é preciso ser um génio !!!)

Sem comentários: